As consequências do vício do açúcar

Falar mal do açúcar é um dos maiores riscos que podemos correr. Afinal, como é que se pode dizer mal de algo tão doce, tão apetitoso e apetecível e que agrada a quase toda a gente? A verdade é que as preocupações com a ingestão de açúcar começam a ser uma realidade, uma vez que as consequências do vício do açúcar, vão muito para além da simples obesidade. Conheça os perigos e saiba algumas dicas para diminuir o consumo de açúcar.

[pub title=”Clínicas BodyScience” subtitle=”A beleza de um corpo saudável”]

 

O vício do açúcar pode ter consequências perigosas

 

Obesidade

É a consequência mais conhecida e mais fácil de prever. Quem ingere muitos doces tende a ficar mais obeso, uma vez que o açúcar também é convertido em gordura após entrar no organismo. Mas os problemas não acabam aqui…

 

Diabetes

Ainda que a genética tenha alguma responsabilidade no que ao desenvolvimento da diabetes diz respeito, a obesidade surge como a segunda causa desta doença, a diabetes tipo II. Este é, na verdade, o tipo de diabetes mais comum e começa a ser registado cada vez em idades mais precoces.

 

Adeus nutrientes

O excesso de açúcar branco pode destruir a flora intestinal boa e diminuir a barreira protetora intestinal. Para além disso, pode ainda diminuir a capacidade de quebra das moléculas dos alimentos, a capacidade de absorver os nutrientes e os mecanismos de imunidade do corpo.

 

Cáries

A boca tem bactérias que se alimentam de açúcar e que produzem ácidos capazes de dissolver lentamente o esmalte dos dentes e causar cáries. Estes ácidos começam a agir sobre os dentes em aproximadamente 20 minutos após a ingestão de açúcar, portanto, quanto mais alimentos açucarados ingerir durante o dia, mais expostos os dentes estarão.

 

Doenças perigosas

Outra das consequências do vício do açúcar reside também na diminuição do sistema imunitário que pode levar ao aparecimento de doenças infeciosas. Para além destas doenças, há ainda espaço para o aumento dos triglicerídeos no sangue que são responsáveis por um maior risco de doenças cardiovasculares como o colesterol.

 

Dicas para acabar com o vício do açúcar

 

Não precisa de açúcar

O açúcar não tem valor nutricional, apenas energético, e pode ser encontrado em muitos alimentos. Ou seja, a ingestão em bolos, sobremesas ou doces pode e deve ser evitada… uma vez que o açúcar pode ser encontrado em alimentos ditos saudáveis como, por exemplo, fruta.

 

Refrigerantes? Longe

Evite o consumo de refrigerantes ou de bebidas açucaradas (até mesmo as light). Para além de serem consumidas em curtos espaços de tempo – podendo sobrecarregar o organismo – estas bebidas possuem elevadas quantidades de açúcar.

 

Beba mais água

Sabia que o cérebro tende a confundir a desidratação com fome? Beber água pode ser uma forma de evitar a ingestão de açúcar, uma vez que ele deixa de entrar no organismo através dos alimentos digeridos. Para além disso, prolongar a saciedade pode motivar-nos a dizer “não” no momento em que vemos aquele doce “tão sozinho”.

Oferecemos as soluções mais inovadoras, eficazes e seguras para si.
Descubra os tratamentos não invasivos.

Marque Já a sua Consulta de Avaliação Gratuita

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisar

Conhece o método Bodyscience?

Siga-nos no Instagram

Siga-nos nas redes sociais

Conquiste a beleza
de um corpo saudável

Marque já a sua consulta

e avaliação gratuita.

A mudança começa aqui.

Conhecimento Partilhado

Artigos
Relacionados

Mais de 50.000 pessoas confiam nas nossas Clínicas

Realização de uma Avaliação Corporal Completa;

Análise Perfil Clínico e Hábitos Alimentares;

Diagnóstico do Problema e Prescrição do tratamento;