Transpiração excessiva: o que fazer para diminuir o suor nas axilas

A transpiração excessiva traz muito desconforto e constrangimento, embora este seja um problema familiar a muitas pessoas.

Comumente conhecido como suor e tecnicamente como hiperidrose, a transpiração excessiva surge com mais frequência nas axilas e é um motivo de preocupação. 

Se quer acabar com o suor nas axilas e não sabe o que fazer, continue a ler.

Clínicas BodyScience
Especialistas em Nutrição e Medicina Estética

O que provoca o aumento da transpiração?

O corpo está coberto de glândulas sudoríparas porque o suor é uma função essencial que nos ajuda a esfriar.

Existem dois tipos principais de glândulas sudoríparas: écrinas e apócrinas.

As glândulas écrinas cobrem grande parte do corpo e abrem diretamente na superfície da pele.

As glândulas apócrinas, por sua vez, ocorrem em áreas que contêm muitos folículos capilares, como a virilha e a axila. Estas, em vez de se abrirem para a superfície da pele, esvaziam no folículo piloso e abrem para a superfície.

Quando o seu corpo aquece, as glândulas écrinas libertam o suor que faz com que o seu corpo esfrie. 

Certos alimentos e bebidas que consome, bem como alguns tipos de medicamentos, podem provocar muito suor nas axilas e causar mau cheiro.

As glândulas apócrinas trabalham principalmente sob stress, secretando um fluído inodoro. Este fluído começa a desenvolver um odor quando entra em contato com as bactérias que se encontram na sua pele.

Geralmente, estas glândulas não funcionam até chegarmos à puberdade e é por isso que só por esta altura começamos a notar o odor corporal.

Embora a transpiração seja algo normal, algumas pessoas transpiram mais do que o normal.

As pessoas que sofrem desta condição, chamada de hiperidrose, suam excessivamente, especialmente das mãos, pés e axilas. 

Se o seu médico achar que pode ter esta condição, existem testes que ele pode fazer para confirmar o diagnóstico, garantindo que seja tratado adequadamente.

Como prevenir a transpiração excessiva

Existem algumas coisas que pode fazer para evitar transpirar muito.

Tomar banho diariamente com sabonete, bem como depois de atividade física, elimina as bactérias e o cheiro forte de suor.

Use tecidos mais largos, leves e respiráveis, como algodão, linho ou misturas de tecidos que ajudam a absorver a humidade. Isso vai permitir que o seu corpo fique mais fresco, o que é mais difícil de acontecer se usar roupas apertadas feitas de tecidos não respiráveis.

Um estudo de 2020, conclui que fazer depilação a laser pode alterar a flora microbiana, melhorando o odor da transpiração. Seja com laser ou outro método, certifique-se que mantém as axilas depiladas pois o excesso de pilosidade, faz aumentar a transpiração.

Como a reação ao stress pode fazer com que as glândulas sudoríparas produzam suor, controlar o stress e de reduzir a ansiedade pode ajudar a minimizar a sua resposta fisiológica ao suor.

Dado que a ansiedade traz inúmeros malefícios à nossa saúde física e psicológica, o retorno sobre este investimento, vai muito além da diminuição da transpiração.

Outras formas de prevenir o suor nas axilas

Existem vários “tratamentos naturais” que podem reduzir ou eliminar o excesso de suor nas axilas. Alguns deles incluem:

  • Evite alimentos que potenciam a transpiração, como: alimentos processados, licores e cerveja, alho e cebola, alimentos com alto teor de gordura, cafeína, pratos quentes e picantes ou gelados.
  • Coma mais alimentos que reduzem o suor, como: água, alimentos com alto teor de cálcio (como laticínios e queijo), amêndoas, bananas, soro de leite, vegetais e frutas com alto teor de água, azeite, aveia, chá verde e batata doce.
  • Hidrate-se. Beber muita água e comer alimentos com alto teor de água pode manter o seu corpo fresco e prevenir a transpiração excessiva nas axilas.
  • Evite a cafeína. A cafeína estimula o sistema nervoso e aumenta a transpiração. Também faz com que a pressão arterial suba, aumenta a frequência cardíaca e acelera as glândulas sudoríparas.
  • Pare de fumar. A nicotina que ingere quando fuma aumenta a temperatura do corpo, faz com que os batimentos cardíacos aumentem e com que as glândulas sudoríparas trabalhem horas extras. 

Como tratar o suor excessivo nas axilas

Se quer acabar com a hiperidrose, as injeções com toxina botulínica são a sua melhor opção.

O Botox funciona bloqueando os nervos responsáveis pela ativação das glândulas sudoríparas o que diminui automaticamente a transpiração.

Quando recebe injeções de Botox diretamente na área do corpo que costuma suar, os seus nervos hiperativos ficam paralisados. No entanto, o Botox apenas evita a transpiração na área específica onde é injetado.

Atualmente, as injeções de toxina botulínica para tratamento da hiperidrose tem-se mostrado muito eficaz na diminuição da transpiração nas axilas. 

Aplicação de botox nas axilas: como funciona

As injeções de botox ou toxina botulínica funcionam melhor quando administradas por um médico experiente.

As injeções não demoram muito e podem ser concluídas durante uma única sessão.
Poderá voltar ao trabalho e à sua vida normal assim que terminar as injeções de botox.

O seu médico pode pedir-lhe para agendar uma consulta de acompanhamento para verificar e retocar quaisquer pontos perdidos.

É normal que o seu corpo liberte odores. A sua genética, as bactérias que sua pele atrai, a sua saúde geral e a higiene pessoal têm um grande impacto no seu cheiro. Por isso, não se sinta mal. Além disso, existe solução.

Aproveite para pedir ao seu médico um check-up e, para acabar já com a transpiração excessiva, converse connosco sem compromisso e agende a sua primeira consulta médica.

MARQUE JÁ A SUA CONSULTA MÉDICA

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisar

Conhece o método Bodyscience?

Siga-nos no Instagram

Siga-nos nas redes sociais

Conquiste a beleza
de um corpo saudável

Marque já a sua consulta

e avaliação gratuita.

A mudança começa aqui.

Conhecimento Partilhado

Artigos
Relacionados

Mais de 50.000 pessoas confiam nas nossas Clínicas

Realização de uma Avaliação Corporal Completa;

Análise Perfil Clínico e Hábitos Alimentares;

Diagnóstico do Problema e Prescrição do tratamento;