Existem diferentes tipos de rugas, mas a verdade é que ninguém lhes pode escapar. Com o passar dos anos, a nossa pele de bebé dará lugar a uma pele madura e, mais tarde, a uma pele envelhecida. As linhas de expressão passarão, inevitavelmente, a rugas mais marcadas ou sulcos profundos.
[pub title=”Clínicas BodyScience” subtitle=”A beleza de um corpo saudável”]
Mas não comece já a deprimir. Perante a iminência do aparecimento de rugas, especialmente no rosto, ou rugas já instaladas, há várias coisas que pode fazer. Vamos contar-lhe tudo.
Quais são os diferentes tipos de rugas?
Rugas finas
Também designadas como linhas dinâmicas, as rugas finas, localizam-se ao redor de zonas como os olhos e os lábios. São pequenas linhas, que antecedem a formação de outros tipos de rugas e que desaparecem quando a expressão do rosto se altera ou a pele fica esticada.
Rugas de expressão
As rugas de expressão estão associadas à postura do nosso rosto e aparecem quando fazemos determinada expressão repetidamente. As mais conhecidas são os pés de galinha, que se formam junto dos cantos externos dos olhos.
Rugas instaladas
As rugas instaladas são aquelas que, ainda que a expressão do nosso rosto se altere, não desaparecem. São linhas já profundas marcadas na pele de forma indisfarçável. Além do rosto, aparecem em grande número no pescoço e nas mãos.
Rugas por ação da gravidade
Independentemente dos cuidados preventivos que possamos ter ao longo da vida para combater as rugas, a força da gravidade tem o seu efeito também na pele. Com a idade e a perda do colagénio, a pele torna-se flácida e menos resistente, formando rugas.
O que fazer quando aparecem as primeiras rugas?
Independentemente dos tipos de rugas, o segredo é combatê-las por antecipação e de forma preventiva. Desde sempre, faça chuva ou sol, deve utilizar proteção solar. O sol é o maior amigo do envelhecimento precoce da pele. Deve ainda beber muita água, juntamente com uma alimentação equilibrada, rica em antioxidantes e vitaminas. Cosméticos adequados ao seu tipo de pele, e que privilegiem a hidratação e antioxidação, são outros gestos que só trarão benefícios.
Numa fase inicial, em que apenas se manifestam como rugas de expressão, devemos observá-las e perceber se podemos modificar a postura do nosso rosto. Evitar certas expressões que marcam o rosto, pode ajudar. Na mesma linha, por vezes, a forma como posicionamos o rosto na almofada durante a noite, favorece a formação de rugas. Dormir com a cara virada para cima, pode atenuar o aparecimento destas marcas.
Numa fase em que todos os tipos de rugas se começam a instalar, e em que já não é possível disfarçá-las, devemos continuar a atuar de forma a prevenir que se agravem. Isto acontece, normalmente, por volta dos 30/40 anos e, nesta fase, há que agir com recurso a cosméticos específicos. Deverá consultar o seu dermatologista e pedir aconselhamento em relação aos produtos a administrar, mas saiba que, no combate às rugas, alguns dos ingredientes chave deverão passar pela vitamina C, os retinóides e o ácido hialurónico.
A partir dos 50 anos toda a fisionomia do rosto já reflete, de forma mais acentuada, o efeito da gravidade, a perda de colagénio e os anos vividos. Os cremes já terão um efeito menos marcado.. Mas ainda há soluções a que pode recorrer. Nestes casos, já falamos em tratamentos realizados clinicamente, com intervenções mais complexas, mas também com resultados mais visíveis.
Os tratamentos clínicos antirrugas, podem ser realizados independentemente dos tipos de rugas que tem. Não precisa esperar que a ruga se instale de forma profunda para recorrer a eles. Ainda que, numa fase ligeira, existam procedimentos que poderão ajudar a minimizar a sua aparência. Importa, sim, que ao optar por este caminho, procure um profissional que saiba adequar a intervenção ao tipo de ruga em questão.
Veja também: O que fazer para prevenir e tratar as primeiras rugas?
Tratamentos inovadores e não invasivos
Conquiste uma pele mais lisa, bonita e saudável
Marque Já a sua Consulta de Avaliação Gratuita
6 Tratamentos para eliminar os diferentes tipos de rugas
Conheça os tratamentos de rejuvenescimento e combate a rugas mais modernos no mercado.
Anti-aging BodySkin
O Anti-aging BodySkin é tratamento com ação revitalizante, que devolve a juventude da pele através de uma intervenção em três fases. No conjunto, remove as células de pele mortas, regenera os tecidos e confere uma maior elasticidade à pele, corrigindo a ruga.
Microdermoabrasão
Indicada para todos os tipos de pele, a Microdermoabrasão é um tratamento não invasivo, seguro e indolor, que tonifica e rejuvenesce a pele. Este procedimento combate a flacidez dos tecidos cutâneos e ajuda na correção e prevenção das rugas.
Peeling facial ultrassónico
Com resultado imediatamente visíveis, o Peeling facial ultrassónico utiliza os ultrassons para realizar um peeling profundo da pele. Esta ação não invasiva, tem como resultado uma pele de aspeto rejuvenescido e uma melhoria em diferentes tipos de rugas.
PowerSkin
O PowerSkin retrocede os efeitos da passagem do tempo na pele através da renovação das camadas epidérmicas externas e da hidratação profunda. Este tratamento apresenta excelentes resultados no combate às rugas do rosto e pescoço.
Radiofrequência Tripolar Cronus
Trabalhando ao nível das camadas mais profundas este, a Radiofrequência Tripolar Cronus é indicada para solucionar a flacidez e o envelhecimento da pele. Através de ação térmica, é um tratamento não invasivo e indolor com ótimos resultados.
Onde estão os melhores tratamentos para eliminar as rugas?
A BodyScience é composta por uma equipa especializada, capaz de o ajudar, se assim desejar, a melhorar a sua imagem. Diariamente, hidrate e proteja a sua pele das agressões do meio-ambiente mas lembre-se que o todos temos ou teremos rugas.
Aprenda a aceitar que o envelhecimento é um processo natural, expectável e democrático mas com a certeza de que pode contar com a equipa BodyScience para melhorar os aspectos que menos lhe agradem.
Marque já uma consulta de avaliação gratuita numa das Clínicas BodyScience mais perto de si.