Há diferentes tipos de peeling, para diferentes tipos de pele e patologias, mas se pensa que só perto da idade da reforma, precisa de se preocupar com este cuidado da pele, pense de novo. A partir dos 30 anos, o peeling pode ser o melhor amigo do seu rosto. Estes tratamentos destroem a camada superficial da pele e, reforçam a renovação celular, oferecendo ao seu rosto uma pele nova, com menos rugas, manchas e cicatrizes. A pele renova a cada 28 dias mas, à medida que os anos passam, a renovação celular demora mais tempo e o processo de envelhecimento evidencia-se. É boa ideia dar uma ajuda ao organismo.
Quais são e como atuam os diferentes tipos de peeling?
Cada um dos tipos de peeling que indicamos abaixo atua em diferentes tipos de profundidade e patologias. Um peeling superficial é indicado para tratar manchas leves, poros dilatados e sardas. Um peeling com uma profundidade média, pode tratar cicatrizes, hiperpigmentação, rugas mais profundas e a pele foto envelhecida. Já um peeling profundo, é indicado para tratar cicatrizes e peles muito envelhecidas
Peeling físico
É a chamada exfoliação, um cuidado de beleza muito importante que deve fazer uma vez por semana. Este peeling atua por abrasão, removendo as células do estrato córneo, a camada mais externa de pele, com recurso a um creme ou gel, com ativos como pó de caroço de damasco, cristais de quartzo, exfoliante de bambu ou exfoliante de arroz.
Peeling químico
É um dos tipos de peeling mais versátil porque a sua ação pode ser superficial, média ou profunda. Como o nome indica, este tratamento recorre a substâncias químicas que, pela aplicação de uma camada fina de ácidos na pele, têm um efeito exfoliante e rejuvenescedor. Eis alguns dos ácidos mais usados em peelings químicos:
- Peeling químico por ácido glicólico: suaviza as rugas, as manchas na pele e a acne. Também pode ser aplicado nas mãos e no pescoço.
- Peeling químico por ácido retinoico: indicado para remover estrias, promove uma escamação na pele, melhorando rapidamente a sua textura.
- Peeling químico por ácido salicílico: indicado para aclarar a pele, tratar as rugas e a acne.
Peeling mecânico
O peeling mecânico é feito com aparelhos de microdermoabrasão ou ponta de diamante, com recurso a diversos instrumentos, como rolos ou pincéis, com microcristais ou pedras incorporadas. Este tratamento é especialmente indicado para peles mais espessas, para reparar cicatrizes de acne muito profundas, queloides e cicatrizes. É um tratamento muito eficaz, não invasivo, que deixa a pele lisa e luminosa.
Peeling laser
A ação da luz atua na epiderme e na derme, promove a produção de colagénio e elastina, melhora a textura da pele e deixa o rosto firme e sem manchas. Pode ser intercalado com peelings mais superficiais para resultados mais rápidos.
Peelings biológicos ou enzimáticos
As enzimas, como as proteases, as óxido-redutases, as amilases, as lispases, a fosfatase alcalina, a hialuronidase e a lisozima, promovem a esfoliação e a renovação celular. Este peeling atua na camada externa da pele, o estrato córneo.
Veja também: Benefícios do peeling facial
Tipos de peeling: cuidados e contraindicações
Há diferentes tipos de peeling, pelo que as consequências são diferentes de acordo com a profundidade de cada um. Em princípio, um peeling superficial, pode não provocar qualquer problema mas os níveis médio ou profundo podem resultar em cicatrizes ou infeções. Desta forma, os peelings são contraindicados nos seguintes casos:
- Gravidez
- Presença de infeções cutâneas
- Herpes ativo ou recidivante
- Doenças do tecido conjuntivo
- Stress físico ou mental
- Alergia às substâncias utilizadas
- Presença de cicatrizes ou queloides
Há também cuidados a ter. Evite comprar produtos para fazer peelings caseiros (exceto esfoliações semanais ligeiras). Este tipo de procedimentos devem ser sempre realizados por profissionais qualificados, como dermatologistas, fisioterapeutas ou esteticistas. O inverno é a estação mais indicada para este tratamento, porque a pele não está tão exposta à luz solar, contudo, o uso de protetor solar é obrigatório, a todas horas, dentro e fora de casa. É, também, recomendado cuidado na aplicação de maquilhagem porque pode provocar reações alérgicas.
As Clínicas BodyScience dispõem dos tratamentos mais inovadores para tratar as manchas e rugas.
Obtenha uma pele mais lisa e saudável
Marque Já a sua Consulta de Avaliação Gratuita
Mais vale prevenir do que remediar!
Ninguém poderá escapar ao envelhecimento, no entanto, é possível atrasar, com sucesso os seus avanços. Uma alimentação equilibrada, rica em água, vitaminas, sais e minerais, é o primeiro passo para uma pele lisa, firme, jovem e saudável por muitos e longos anos. Assim como a prática de exercício físico regular.
Hoje em dia, há diferentes produtos no mercado, com preços para todas carteiras, especialmente desenvolvidos para hidratar a pele em profundidade, esfoliar ou com um efeito de peeling, promovendo a renovação cutânea, melhorando a firmeza e textura da pele, atenuando rugas finas, manchas, cicatrizes e poros obstruídos.
Por fim, mas não menos importante, a medicina estética é uma solução para tratar mas, também, para prevenir os avanços da idade. Nas Clínicas BodyScience, uma equipa de fisioterapeutas, esteticistas e nutricionistas, equipada com os aparelhos e os produtos adequados para executar diferentes tipos de peeling, está preparada para acolher o seu caso e indicar-lhe qual o tratamento mais indicado para cuidar da sua pele. Marque já uma consulta de avaliação gratuita na Clínica BodyScience mais perto de si,
Discussion about this post