As estrias são uma das maiores preocupações de muitas mulheres. No entanto, é ainda desconhecido de muitas pessoas que existem diferentes tipos de estrias. Estas são, na base, cicatrizes formadas quando as fibras elásticas e de colagénio se rompem, causando um rompimento na pele. São acompanhadas, normalmente, por um processo inflamatório e causadas, de forma geral, por uma mudança abrupta do organismo, como um ganho excessivo de peso. Ainda que seja possível encontrar estrias em todas as zonas da pele capazes de esticar, é mais provável encontrá-las onde o corpo vai armazenando gordura, como a barriga, as coxas, os seios e as nádegas.
Os diferentes tipos de estrias são facilmente identificados através da sua cor, ora avermelhadas ora esbranquiçadas.
[pub title=”Clínicas BodyScience” subtitle=”A beleza de um corpo saudável”]
Como surgem as estrias?
As estrias surgem quando ocorre uma sobrecarga na capacidade elástica da pele. Por isso mesmo, é comum que apareçam logo na adolescência, numa fase de crescimento. Contribuem para o seu aparecimento fatores como o aumento de peso excessivo, a gravidez, alterações hormonais ou até o uso prolongado de corticoides.
Conheça os vários tipos de estrias
Estrias avermelhadas
O aspeto avermelhado das estrias indica que o processo inflamatório ainda está instalado, o que significa que as estrias são recentes. A cor avermelhada é garantida pelo rompimento de capilares sanguíneos, pequenos vasos que se encontram na pele. Este é o tipo de estrias mais fácil de tratar. Uma vez que o processo é recente, são mais facilmente reversíveis, graças a uma maior capacidade de regeneração.
Estrias brancas
A falta de pigmentação nas estrias indica que estas lesões são mais antigas. Nestes casos, para que a eficácia de um tratamento seja garantida, serão necessárias mais sessões. A sua cor deve-se à diminuição de melanina visto que esta zona já não recebe a devida irrigação sanguínea, diminuindo a capacidade de regeneração quando comparadas ao tipo de estrias anterior.
Tratamentos para as estrias
Os últimos anos têm sido muito positivos para quem procura tratamentos estéticos eficazes para as estrias. Muitas têm sido as evoluções e, por isso mesmo, existem hoje tratamentos muito eficazes nesta luta. Sendo as estrias lesões cutâneas atróficas, o ideal é que o tratamento seja iniciado assim que os primeiros sintomas se instalam, quando as estrias são ainda recentes e reversíveis.
Existem várias opções no que ao tratamento dos vários tipos de estrias diz respeito.
Cuidados a ter com a pele depois da praia
Consulta de Nutrição e Reeducação Alimentar
Uma das principais razões para o aparecimento de estrias é uma alteração abrupta do corpo. Seja ela referente a um aumento de peso – como no caso de uma gravidez – ou a uma diminuição de peso. Por isso mesmo, a melhor forma de garantir que faz tudo ao seu alcance para evitar o aparecimento de estrias é começar qualquer processo por uma consulta de nutrição e reeducação alimentar, a base de qualquer vida saudável e equilibrada.
Radiofrequência Tripolar Cronus Corpo
Com resultados visíveis desde o primeiro tratamento, a Radiofrequência Tripolar Cronus Corpo é um tratamento não invasivo com muitos adeptos, pelo seu grau de eficácia. É ideal para reduzir as estrias (bem como a celulite e a flacidez), atuando nas mais diversas camadas da pele, tonificando-a e eliminando a gordura das camadas mais profundas. Na verdade, este tratamento é eficaz nas estrias pela sua eficácia na manutenção da tonificação da pele, combatendo a flacidez e dando à pele mais elasticidade, fundamental na luta contra os rompimentos dos tecidos. Ou seja, ajudando a pele a manter o mais possível as suas capacidades de resistência às diversas agressões.
Para ajudar a conquistar o corpo que deseja, a BodyScience oferece-lhe a primeira consulta de avaliação gratuita e sem qualquer compromisso, onde poderá descobrir mais sobre o nosso método que combina um Plano de Tratamentos com a Consulta de Nutrição e Reeducação Alimentar.
Oferecemos as soluções mais inovadoras, eficazes e seguras para si.
Descubra os tratamentos não invasivos.