É importante ter presente que apetite e fome são duas coisas distintas. A fome é algo que nunca deve sentir num caminho para o emagrecimento ou alimentação saudável. Eu sei que para muita gente isto não faz muito sentido mas é um dos fortes aspetos a ter em conta quando queremos emagrecer e, principalmente, nos mantermos bem fisicamente. Quando alguém passa fome para emagrecer está a criar no seu corpo mecanismos que o vão levar novamente a engordar. Eu explico.
Quando a fome se instala, ela domina-nos por completo, a partir desse momento, e destrói a nossa racionalidade, a nossa tranquilidade ou, de uma forma mais simples, o nosso “sangue-frio”. A partir deste instante tomar o controlo das decisões é custoso. O cérebro perde a capacidade de distinguir o certo do errado assim como perde a noção das consequências das nossas ações a curto e longo prazo. A excelente capacidade de discriminação e discernimento do nosso cérebro fica neutralizada, como se deixasse de funcionar. A fome mergulha-nos num estado de desordem interna que destrói o raciocínio e como consequência a capacidade de tomar decisões acertadas sobre o que comer. Daí o comer-se compulsivamente e ficar com aquela sensação de culpa depois.
Já o apetite é totalmente diferente. Assim como o ciúme, a frustração ou o êxtase, o apetite não é algo objetivo. É um sentimento criado por imagens mentais, sons, sensações, experiências próprias e que pode ser controlado por si.
O apetite está muitas vezes associado a estados emocionais específicos, e isto acontece porque quando se está em baixo emocionalmente (porque alguma coisa no trabalho correu mal ou porque se chateou com alguém da família ou porque está preocupado com as notas da escola do filho, …) o corpo sente a necessidade de usar algo para voltar a um estado emocional positivo. E normalmente as pessoas usam a comida para compensar esse mau estar emocional. Usam a comida como compensação.
Como é um comportamento inconsciente, não se controla. Para evitar comer tudo o que lhe aparece à frente saia de casa e dê uma pequena volta ou comece a fazer outra coisa que a distraia mentalmente para deixar de ter a comida como foco. Acima de tudo não tenha comida à sua frente porque não vai conseguir resistir à tentação.
Felicidades,
Bruno Reis
Nutricionista nas Clínicas BodyScience
Saiba também como pode emagrecer ou eliminar a gordura localizada de uma forma rápida, saudável e sem esforço, clique aqui.
Discussion about this post