Frases como “tem de beber mais água” ou “a água é muito importante para a sua saúde” são frases que já deve ter ouvido uma série de vezes. No entanto, a baixa ingestão deste líquido essencial continua a ser frequente na nossa população e, por essa razão, nunca é de mais falar desse alimento/nutriente tão importante que ocupa uma posição central na nova roda dos alimentos.
A água é vital para os seres humanos, sem ela apenas conseguiríamos sobreviver alguns dias. Mais de 60% do nosso organismo é constituído por água e as suas principais funções passam pela regulação da temperatura corporal, lubrificação das articulações, eliminação de impurezas através da urina, transporte de nutrientes e oxigénio para as células e ainda tem um papel muito importante na regulação do trânsito intestinal e na regulação do apetite e controlo de peso.
As recomendações gerais de ingestão de água são de 1,5 a 2 litros por dia. Alguns factores, como a prática de exercício físico e a exposição a temperaturas altas podem obrigar a um reforço na ingestão pelo aumento da sua perda no organismo.
A ausência ou fraca ingestão de líquidos ao longo do dia podem levar a um estado de desidratação, que pode levar a sintomas como dores de cabeça, cansaço, dificuldade de concentração, atenção e memória.
Como beber mais água?
Resumindo, sabemos que temos de beber água para termos um organismo saudável, sabemos as consequências caso não o façamos, então porque é tão difícil para algumas pessoas beber água suficiente ao longo do dia? Deixamos algumas dicas que poderão ajudar nesta missão:
- Quando sair de casa leve sempre consigo uma garrafa de água (se não levar mais dificilmente se vai lembrar de beber);
- Numa fase inicial coloque alarmes no telemóvel para o relembrar de beber;
- Existem também algumas App disponíveis que o poderão ajudar a lembrar e a registar a sua ingestão de água.
- Se for mais agradável para si pode aromatizá-la com limão, laranja, gengibre, canela ou optar por ervas frescas como a hortelã e o manjericão;
- Os chás, infusões e tisanas sem adição de açúcar (quentes ou frios) são também uma ótima forma de se hidratar.
Não há desculpas, hidrate-se pela sua saúde!
Diana Sintra
Nutricionista nas Clínicas BodyScience
Discussion about this post