É muito frequente em consulta verificar que as pessoas fazem substituições “saudáveis” na sua alimentação que, na verdade, podem levar ao aumento de peso. Algumas destas substituições são tão frequentes que é fundamental desmistifica-las.
1-Alimentos sem glúten: Devido à ideia de que o glúten é um vilão na nossa dieta, uma proporção considerável da nossa população está a evitar alimentos com glúten ou até mesmo a eliminar completamente o glúten da sua alimentação. No entanto, não existe evidência de que o glúten seja responsável pelo aumento de peso nem que constitua um perigo para pessoas saudáveis que não apresentam doença celíaca. Para além disto, os alimentos sem glúten são geralmente mais ricos em açúcar e em gordura e, consequentemente mais calóricos.
2-Alimentos à base de soja: Devido à grande controvérsia que se gerou à volta dos lacticínios, que é altamente discutível, muitas pessoas optaram pelos produtos à base de soja. No entanto, estes nem sempre são a melhor opção. As bebidas à base de soja apresentam geralmente o açúcar como segundo ingrediente. Os iogurtes de soja, por sua vez, chegam a ter o equivalente a 2 pacotes de açúcar por copo. Desta forma, se preferir estes produtos aos lacticínios, certifique-se que escolhe as versões sem açúcar adicionado.
3-Bolachas integrais: É muito frequente a ingestão de bolachas/biscoitos integrais nas refeições intermédias, na tentativa de fazer lanches “saudáveis”. No entanto, as bolachas apresentam sempre os mesmos ingredientes de base: farinha, gordura e açúcar ou sal. Para além disso, como são alimentos muito práticos e de elevada palatibilidade, tendemos a ingeri-las demasiadas vezes e em quantidades superiores ao recomendado. Para quem deseja perder peso existem outras alternativas bastante mais equilibradas do ponto de vista nutricional, tais como, os frutos secos, que quando consumidos na quantidade certa constituem aliados perfeitos da perda de peso.
4-Sumos de fruta naturais: Devido ao ritmo de vida atual, muitas pessoas referem não ter tempo para ingerir fruta ao natural, optando por sumos de fruta. No entanto, é importante ter em consideração que os sumos de fruta são constituídos por várias peças de fruta, correndo-se o risco de ingerir mais calorias do que as necessárias. Acima de tudo, grande parte da fibra, vitaminas e minerais que estão presentes na fruta fresca acaba por se perder. A própria mastigação é fundamental para a sensação de saciedade, tão importante para quem deseja controlar o seu peso. Desta forma, ao substituir 1 peça de fruta por 1 sumo de fruta natural, não só estará a ingerir mais calorias como não estará a aproveitar o que a fruta tem de melhor.
Em caso de dúvidas procure um nutricionista. Um plano alimentar equilibrado e personalizado é sempre a melhor opção para quem deseja perder peso.
Gabriela Ribeiro, Nutricionista nas Clínicas BodyScience
Saiba também como ter uma barriga lisa com o BodyShape onde 30 minutos equivalem a 750 abdominais, marque agora uma Consulta de Avaliação Gratuita: