Sono de beleza: mito ou realidade?

O sono de beleza, como a maior parte das pessoas lhe chama de forma quase irónica, não é mito nenhum. É real! Pense em conjunto connosco: quando dorme mal e se olha ao espelho, considera-se atraente? Quando sabe que alguém dormiu mal, aos seus olhos essa pessoa parece-lhe com melhor cara do que depois de uma noite bem dormida?
Um par de noites mal dormidas é o suficiente para fazer uma pessoa parecer significativamente menos atraente, com olheiras, com a pele oleosa e a cara inchada.
Neste artigo damos-lhe algumas dicas essenciais que a vão ajudar a dormir melhor e a recuperar a aparência pós-noites de sono de beleza.
Leia com atenção!

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Dormir bem melhora a aparência?

Para além de pior a aparência, dormir mal tem efeitos directos no seu desempenho profissional e na forma como se relaciona com as pessoas. As noites mal dormidas também trazem consequências extremamente prejudiciais à sua saúde, aumentando o cansaço, a sonolência e a falta de capacidade para memorizar e lembrar-se de coisas.
Ao dormir menos que o número de horas recomendadas, está mais susceptível a apresentar comportamentos mais agitados e emocionalmente instáveis. Na falta do afamado e imprescindível sono de beleza, o corpo vai produzir hormonas directamente associadas ao stress, palidez e cansaço.
Dormir menos do que o necessário vai deixar a sua pele sem brilho e com acentuado aumento dos vincos. A tudo isto acrescente aquela pavoroso aspecto de olheiras carregadas que lhe vão dar uma aparência ainda mais abatida.

10 dicas para dormir mais e melhor

1. Afaste os aparelhos, o telemóvel e o tablet do quarto

Uma dica essencial para recuperar o sono de beleza que quase toda a gente ignora: evitar levar o telemóvel para o quarto. Aquela luz azul, suave e brilhante do seu telemóvel ou tablet são extremamente prejudiciais para o seu sono.

2. Evite as sestas

É óptimo dormir durante o dia, mas ao fazê-lo o seu corpo e mente vão estar muito menos necessitados de descansar à hora “normal” de se deitar. Não dormir durante o dia (por muito pequeno que seja o cochilo), permitir-lhe á estar mais cansada ao final do dia, pronta para uma noite inteira de sono de beleza.

3. Não beba café durante a tarde

A cafeína, o excitante mundialmente mais conhecido, pode manter-se no seu corpo até 12h depois de ingerida. Não é preciso dizermos-lhe mais nada sobre este ponto, pois não?

4. Faça um jantar mais leve

Alguns alimentos são ricos em nutrientes que vão ajudá-la a relaxar convenientemente, por isso, à hora do jantar, opte por ingerir alimentos que contenham triptofano, magnésio e melatonina. A nível alimentar, as leguminosas, frutas, carnes brancas e peixes magros ou ricos em magnésio são os melhores aliados nesta batalha para recuperar as noites de sono de beleza./p>

5. Ambiente

Antes de uma noite de beleza, verifique que o ambiente está adaptado para tal: cama devidamente feita, com os lençóis bem esticadinhos, temperatura do quarto ideal (entre os 20 e 22ºC) e evite as pequenas luzes espalhadas pelo quarto; nomeadamente a luz do despertador ou do stand by do televisor.

6. Criar rotinas

No campo do sono de beleza, criar rotinas significa ir para a cama todos os dias à mesma hora. Em média, o Ser Humano em fase adulta precisa de 7 a 8h de sono, de forma a estar na sua plenitude de faculdades físicas e mentais no dia seguinte. Por isso já sabe, quanto mais cedo se deitar, maiores as probabilidades de conseguir dormir as horas que precisa.

7. Colchão apropriado

Escolha um colchão apropriado, ou seja, nem muito duro, nem demasiado mole. Porque repare, em nenhum outro momento do dia vai passar tanto tempo na mesma posição.

8. Pratique desporto de manhã ou à tarde

Ao contrário daquilo que pode pensar, não é aconselhável praticar exercício físico à noite, pois ao fazê-lo está a aumentar os níveis de estimulação e excitação do seu corpo. O melhor é praticar exercício logo durante a manhã, depois dos níveis de cortisol estabilizarem e o organismo estiver convenientemente a acordado. Ao fazê-lo estará também a contribuir para a redução dos riscos de acidentes cardiovasculares.

9. Instale uma app com sons contínuos

Atualmente, existem inúmeras aplicações para smartphones que emitem sons contínuos que a vão ajudar a relaxar antes de ir para o quarto. Ouvir um som constante do som das ondas, dos pássaros, de uma savana ou de qualquer ambiente natural é uma óptima forma de se abstrair dos sons irritantes que afectam o seu sono de beleza.

10. Respiração

Por último, mas não menos importante, a respiração funciona como a chave mestra para a resolução de parte dos problemas físicos e mentais. Comece a prestar mais atenção à forma como respira. Manter o foco numa respiração adequada vai ajudá-la a acalmar e a configurar o primeiro estágio de mindfulness.

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