Existem vários sinais de pele envelhecida a que pode (e deve) estar atenta para prevenir que estes se manifestem cedo ou rápido de mais. Afinal, quem é que não gosta de parecer jovem mesmo com 50, 60 ou 70 anos? Apesar de aparecerem de forma gradual ao longo da vida, os sinais de pele envelhecida podem ser controlados para que a pele jovem se mantenha durante muito mais tempo.
[pub title=”Clínicas BodyScience” subtitle=”A beleza de um corpo saudável”]
Sinais de pele envelhecida a que deve estar atenta
1. Rugas e rídulas
Um dos primeiros sinais de pele envelhecida que surgem a qualquer pessoa são as rugas e as rídulas. As rídulas podem surgir em diferentes partes do rosto e consistem em pequenas rugas rasas, muito comuns nos cantos externos dos olhos – os famosos “pés de galinha” – e nas maçãs do rosto. Já as rugas aparecem de forma mais frequente na testa, tornando-se mais profundas com o passar do tempo.
2. Perda de volume
A perda de volume também é um dos sinais mais evidentes de pele envelhecida, revelando-se à medida que a idade avança. Pode ser difícil de identificar mas a perda de volume corresponde à pele flácida, à perda de contornos ou ao famoso “pescoço de perú” – conduzindo a áreas de pele “solta”. Na perda de volume, os contornos do rosto podem ficar cada vez mais flácidos e podem dar ao rosto uma aparência negativa ou triste.
3. Perda de densidade
Outro dos sinais de pele envelhecida está na perda de densidade, algo mais frequente nas mulheres em idades pós-menopausa. A pele torna-se mais fina e mais fraca e pode tornar-se mais apagada e menos brilhante.
4. Pele seca
Já ouviu falar em pele ressequida? Com o passar dos anos é natural que a pele comece a parecer cada vez mais seca. Isto acontece porque a barreira cutânea vai perdendo força e eficácia na prevenção da perda de água. É nesta idade que se torna ainda mais importante a hidratação, quer através da aplicação de cremes, quer através da ingestão de água.
5. Manchas castanhas
As manchas castanhas dão muito nas vistas e são claros sinais de pele envelhecida. Podem surgir não só com a passagem da idade mas também devido a uma exposição solar intensa – potenciada ainda pela ausência de protetor solar. Para sermos mais corretos, estas manchas são mais conhecidas por melanoses solares.
6. Manchas roxas
As manchas arroxeadas nascem pelo rompimento de pequenos vasos sanguíneos superficiais. Estas tendem a surgir na região dos braços, assumindo-se como um dos sinais da diminuição do tecido fibroso – tecido que deixa de funcionar como proteção para pequenos traumas com o passar da idade.
Tratamentos anti-manchas para uma pele mais jovem
7. Flacidez
A flacidez é um dos mais recorrentes sinais de pele envelhecida. Um sinal que não se manifesta apenas no rosto mas que se estende ao corpo todo, sendo natural que a pele possa parecer que está “a cair”. Este sinal manifesta-se de forma mais recorrente e intensa em regiões com menos músculos e onde existe mais gordura como a parte interna das coxas, os glúteos e o abdómen.
8. Alteração da textura da pele
A desidratação da pele, fruto do envelhecimento da mesma, pode contribuir para uma alteração da própria textura. Enquanto as peles morenas ou oleosas tendem a ficar mais espessas, as mais claras ou secas tornam-se mais finas.
9. Sensibilidade
Para além de ser um dos sinais de pele envelhecida, a sensibilidade também pode ser um excelente indicador do estado de saúde da pele. Fazendo parte de um sistema que precisa de estar em equilíbrio, a pele assume-se como um dos primeiros indicadores da saúde de um indivíduo. Uma maior sensibilidade da pele pode ser resultado de uma má alimentação, por exemplo.
Esclareça pessoalmente todas as suas dúvidas, marque já a sua Consulta de Avaliação Gratuita e visite-nos numa das nossas clínicas em Lisboa, Porto, Braga, Guimarães ou Póvoa de Varzim.
Oferecemos as soluções mais inovadoras, eficazes e seguras para si.
Descubra os tratamentos não invasivos.