As sardas são manchas no rosto, muito comuns em pessoas com a pele clara e cabelo ruivo ou loiro mas estas pintas também podem surgir em pessoas com um tom de pele mais moreno ou negras.
Algumas das mulheres mais bonitas do mundo têm sardas, como são exemplo a princesa Meghan Markle, a cantora Alicia Keys ou as atrizes Lucy Liu, Emma Watson, Julianne Moore e Olivia Munn.
E homens? Também os há cheios de sardas: Eddie Redmayne, Jay Hayden, Jesse Williams ou Jensen Ackles são apenas alguns exemplos de homens com muita pinta.
O que são as sardas?
As sardas são pequenas manchas castanhas que surgem na pele, geralmente em áreas expostas ao sol, como é o caso do rosto mas também podem aparecer no resto do corpo. Regra geral, estas manchas são inofensivas, contudo, se tem a pele repleta de pintas, precisa de ter cuidados redobrados no que toca à proteção solar. Recordámos que, com ou sem sardas, a exposição solar é responsável pelo aparecimento de cancro da pele pelo que é fundamental o uso diário de protetor solar, 365 dias por ano, independentemente do estado do tempo, dentro e fora de casa.
As sardas, ou efélides, são uma lesão benigna, de cor castanha, sem revelo e de dimensão variável mas pequenas. Estas manchas surgem, normalmente, na infância e têm tendência para desaparecer na idade adulta. Assim que o tempo quente começa a dar um ar da sua graça, incentivadas pelo sol, as manchas ficam mais evidentes. Na maioria dos casos, surgem na zona das bochechas e no nariz mas também há quem as tenha por toda a face.
Existem outras manchas, que são confundidas como outros tipos de sardas, os lentigos actínicos; não são. Estas manchas na pele, de cor castanha, superfície lisa e dimensão variável, porém, resultam da exposição solar, ou seja, são sinal de que a pele está danificada pelos raios solares. Ao contrário das sardas, à medida que a pele envelhece, aparecem mais. Podem tornar-se malignos, pelo que deve ter atenção às variações na forma e cor.
Quais são as causas das sardas?
A maioria das pessoas que têm sardas herdou as pintas no código genético. Se a sua mãe ou pai têm estas charmosas pintas, é provável que também as tenha. Particularmente, pessoas com a pele muito clara (fototipo I e II), com olhos azuis ou verdes, cabelo ruivo ou loiro. No entanto, como já referimos, pessoas com tez escura, cabelo e olhos castanhos também podem ter sardas.
Não nascemos com elas mas, aos poucos e poucos, as manchinhas vão surgindo, ao redor dos 6 anos de idade. Quais são afinal as causas das sardas? As sardas surgem porque estes tipos de pele têm uma menor resistência ao sol, o que faz com que o padrão genético ative, levando a que as células à superfície comecem a produzir a melanina e, assim, surgem as pintinhas no rosto.
As Clínicas BodyScience dispõem dos tratamentos mais inovadores para tratar as manchas e rugas.
Obtenha uma pele mais lisa e saudável
Marque Já a sua Consulta de Avaliação Gratuita
Como eliminar?
Nem todos os sardentos vivem confortáveis com as suas pintas. Especialmente quando, à medida que a idade avança e após farta exposição solar, as sardas se juntam umas às outras e fazem manchas grandes. Como sempre, a melhor solução é a prevenção.
Para prevenir o aparecimento de mais sardas ou acentuar as que existem, é obrigatório o uso de protetor solar, com um fator de proteção mínimo de 30 FPS. Deve, ainda, evitar a exposição solar entre as 11h e as 16h, quando exposto os raios solares é necessário aplicar o protetor solar a cada 2 horas e usar chapéu com abas.
Mas se a ideia é mesmo eliminar as sardas, a dermatologia e a medicina estética podem dar uma ajuda para aclarar e uniformizar o tom da pele. Tratamentos como peelings e procedimentos com laser ou luz pulsada, podem atenuar ou eliminá-las e demais manchas no rosto. Eis 3 tratamentos não invasivos, seguros e indolores que pode encontrar nas Clínicas BodyScience para eliminar sardas e manchas na pele:
- Anti-aging BodySkin: tratamento de rejuvenescimento em 3 fases: peeling, regeneração e laser
- Master Repair: tratamento médico estético desenhado para reverter as manchas de rosto
- PowerSkin: um procedimento que trata manchas e unifica o tom cutâneo
Saiba porque pode confiar nas Clínicas BodyScience
Há mais de 10 anos que as Clínicas BodyScience têm algumas das soluções mais inovadoras no campo da medicina estética, distinguindo-se pela qualidade e inovação, num trabalho de proximidade com os clientes. Uma equipa de fisioterapeutas, esteticistas e nutricionistas trabalha, diariamente, com as tecnologias mais eficazes e seguras, para garantir apenas os melhores resultados.
Marque já uma consulta de avaliação gratuita e sem compromisso, na qual será avaliado o seu historial clínico, os antecedentes familiares, hábitos, estilo de vida e gostos alimentares, para traçar um plano de tratamento adequado ao seu caso. Contacte uma das Clínicas BodyScience mais perto de si, em Braga, Guimarães, Póvoa do Varzim, Porto ou Lisboa, e cuide do seu rosto.
Discussion about this post