Como tirar rugas da boca: as estratégias mais eficazes

Como tirar rugas da boca?” Esta é uma questão (e preocupação) para muitas pessoas, sobretudo do sexo feminino.

As rugas ocorrem quando a pele perde colagénio. Essas perdas ocorrem naturalmente com a idade, mas também existem outros componentes da pele e certos hábitos de vida que podem acelerar esse processo. As rugas resultantes tendem a ser mais proeminentes nas áreas mais finas do rosto, incluindo os olhos e a boca.

Na maioria dos casos, dependendo do seu estilo de vida, as rugas na boca começam a surgir depois dos 35 anos.

Embora as rugas ocorram com todas as pessoas à medida que envelhecem, existem maneiras de ajudar a reduzir a sua aparência. Pode inclusive tomar medidas para evitar que as rugas ao redor da boca se desenvolvam prematuramente.

 

Clínicas BodyScience
Especialistas em Nutrição e Medicina Estética

 

Quais são causas das rugas na boca?

A área da boca é uma das primeiras zonas do rosto a desenvolver rugas.

Parte disso deve-se à finura da pele, que já possui menos colagénio em comparação com outras áreas do rosto.

A pele começa a produzir cerca de 1 por cento de menos colagénio a cada ano assim que faz 20 anos.

Além do colágeno, há outros aspetos do processo de envelhecimento da pele a serem considerados, como a perda de elastina e glicosaminoglicanos, que contribuem para a elasticidade e hidratação da pele, respetivamente.

Existem também fatores extrínsecos que podem aumentar o risco de rugas prematuras ao redor da boca. São influências externas que aceleram esse processo.

Um das causas externas das rugas na boca são os movimentos involuntários e repetitivos.

As contrações musculares repetidas, associadas ao natural envelhecimento dos tecidos cutâneos, vão formar rugas, que inicialmente são discretas mas que, com o passar do tempo, se tornam visíveis, mesmo quando os lábios estão relaxados.

Ou seja, quanto mais usar os músculos do rosto, mais rugas vão aparecer.

Sorrir, falar, franzir, tensionar e torcer, vai resultar, mais cedo ou mais tarde, em rugas de expressão.

Como referimos, o envelhecimento da pele também é resultado de fatores internos e externos que levam à diminuição das fibras de colagénio e elastina, as substâncias responsáveis pela juventude da pele. Quando estas diminuem, as marcas começam a aparecer. E se não usa protetor solar regularmente, também está a acelerar este processo.

E, por fim, os fumadores têm maior probabilidade de ter rugas na boca porque, além do constante franzir dos lábios para puxar o fumo, o cigarro liberta substâncias que são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.

Estas toxinas entram na corrente sanguínea e destroem as fibras de colagénio, responsáveis pela sustentação da pele.

Outras causas das rugas ao redor da boca são:

 

Que tipos de rugas na boca existem?

 

como tirar rugas da boca

 

Os especialistas costumam se referir-se a estas rugas na boca como rugas periorais – um termo geral para descrever linhas que se desenvolvem em torno da área dos lábios.

Também há subtipos mais específicos de rugas na boca que deve conhecer:

  • Linhas de sorriso. Também conhecidas como linhas de expressão, as linhas do sorriso são as rugas que ocorrem ao longo dos lados da boca. Também conhecidas como dobras nasolabiais, as linhas do sorriso tendem a ser mais perceptíveis quando ri ou sorri
  • Linhas de marioneta. Este é outro tipo de rugas que se desenvolve com a idade. Eles se desenvolvem verticalmente da boca ao queixo, o que pode criar uma aparência flácida.
  • Linhas de batom. Também existem rugas que afetam apenas a área dos lábios. Também conhecidas como linhas verticais dos lábios ou linhas de fumador, são rugas que se desenvolvem ao longo do lábio superior, bem como nos próprios lábios.

 

Como prevenir as rugas ao redor da boca?

A maioria das pessoas quer impedir ou atrasar o envelhecimento mas ele vai chegar de uma forma ou de outra.

É importante que esteja preparada para as rugas e a flacidez da pele. Por outro lado, hoje em dia, não faltam cremes, truques e procedimentos para manter o rosto com um aspeto jovem e saudável por mais tempo.

Mas quando se trata de prevenir as rugas, os especialistas são claros nos passos a seguir. Tome nota das principais dicas para prevenir as rugas em redor da boca:

  • Não fumar
  • Aplicar protetor solar com uma proteção mínima de 30 FPS (todos os dias do ano)
  • Usar produtos cosméticos com ácido retinoico e ácido hialurónico
  • Aplicar antioxidantes tópicos no rosto
  • Dormir de barriga para cima 
  • Contrair o mínimo possível os músculos do rosto
  • Fazer ginástica facial

 

Tenha acesso às novidades, dicas e ofertas exclusivas!
Subscrever Newsletter Bodyscience

 

Como diminuir as rugas ao redor da boca de forma natural?

Se ainda não sabe como tirar rugas da boca, antes de procurar por tratamentos para rugas profundas, experimente alguns remédios caseiros.

Lembre-se, porém, de que estes remédios podem reduzir a aparência, mas não eliminam definitivamente as linhas finas e rugas. Seja como for, vale a pena experimentar.

 

1. Óleos essenciais

Quando diluídos com um óleo carreador, alguns óleos essenciais podem aumentar a firmeza e elasticidade da pele e a renovação das células, ajudando a reduzir o aparecimento de rugas.

Antes de aplicar óleos essenciais diluídos no rosto, faça um teste epicutâneo (prova de contacto) na parte interna do cotovelo alguns dias antes para garantir que não é alérgica ao óleo.

Aplique uma pequena quantidade com a ponta dos dedos na boca e lábios, duas vezes ao dia. Não use este remédio diretamente nos seus lábios.

Pode experimentar os seguintes óleos essenciais:

  • Olíbano ou Frankincense, para aumentar a rotatividade celular
  • Limão, devido ao seu conteúdo antioxidante (não use antes da exposição ao sol)
  • Lavanda, devido às propriedades antioxidantes e de cicatrização de feridas
  • Sândalo, devido aos efeitos antiinflamatórios

 

2. Óleos vegetais

Alguns óleos derivados de plantas normalmente usados ​​para cozinhar podem funcionar como um tratamento local para rugas, ao mesmo tempo que fornecem humidade.

Aplique uma pequena quantidade na área afetada duas vezes ao dia.

Ao contrário dos óleos essenciais, os óleos vegetais podem ser aplicados diretamente nos seus lábios.

Estes contêm ácidos gordos essenciais, que podem promover firmeza e elasticidade da pele, além de combaterem os sinais de fotoenvelhecimento causados ​​pelo sol.

Considere experimentar os seguintes óleos vegetais:

  • Óleo de castor
  • Óleo de côco
  • Óleo de semente de uva
  • Óleo de girassol
  • Azeite

Se quer manter a sua pele do rosto jovem e saudável e ainda não sabe como tirar rugas da boca, é fundamental que comece por estabelecer uma rotina de cuidados com a pele, que se esforce por manter uma alimentação saudável e uma vida ativa. Afinal de contas, a saúde começa por dentro.

 

Quais são os melhores tratamentos para eliminar as rugas na boca?

 

como tirar rugas da boca

 

Os remédios caseiros podem ajudar a reduzir o aparecimento de rugas suaves ao redor da boca. No entanto, para tratar rugas mais profundas, os tratamentos estéticos uma solução mais adequada.

Com os avanços da medicina estética, hoje em dia, é possível atrasar ou reverter os efeitos do envelhecimento no rosto.

Se ainda não descobriu como tirar rugas da boca mas quer mesmo ver-se livre delas, considere os 6 tratamentos estéticos não invasivos que se seguem:

1. Radiofrequência Tripolar Cronus

A Radiofrequência Tripolar Cronus é um dos sistemas mais avançados do mundo para tratar rugas na boca.

Atuando nas camadas mais profundas da pele, este procedimento não invasivo, indolor e seguro, é capaz de reduzir o período de tratamento ao mesmo tempo que garante os melhores resultados.

No final, terá uma pele mais firme e lisa.

 

2. Anti-aging Bodyskin

O Anti-aging Bodyskin é um tratamento estético revitalizante, não invasivo, indolor e seguro, capaz de prevenir e reverter os avanços da idade.

Este procedimento hidrata a pele, reconstrói o colagénio e a elastina e tem uma ação profunda sobre as rugas, devolvendo um aspeto jovem e saudável ao rosto.

Atuando como um peeling, ajuda a remover as células mortas. Segue-se a regeneração que promove a vitalidade, resistência e elasticidade da pele e, por fim, o laser, que elimina as rugas.

 

3. Microdermoabrasão

A Microdermoabrasão é o método mais eficaz para uma pele lisa, brilhante e cuidada.

É um procedimento não invasivo, indolor e seguro, capaz de, a partir da primeira sessão, tratar a flacidez, o envelhecimento cutâneo e as marcas de acne no rosto.

Graças às suas ponteiras de diamante, consegue alisar a epiderme, atenuar as irregularidades superficiais da pele, tonificar e rejuvenescer o rosto naturalmente.

 

4. Peeling facial ultrassónico

O Peeling facial ultrassónico é um tratamento não invasivo, indolor e seguro, indicado para deixar a pele do rosto mais radiante, luminosa e rejuvenescida.

Pela ação e uma espátula com tecnologia de ultrasom, este tratamento realiza um peeling profundo que consiste na escamação da camada superficial da pele, fazendo uma higienização profunda da mesma e removendo as células mortas, deixando-a com um aspeto mais jovem, suave e saudável.

 

5. PowerSkin

O PowerSkin é programa de antienvelhecimento intensivo, não invasivo, indolor e seguro, desenvolvido especificamente para reverter os efeitos de envelhecimento da pele, eliminando manchas, rugas e imperfeições.

Graças a este tratamento, é possível eliminar as camadas epidérmicas mais externas, hidratar em profundidade, o que facilita a eliminação das rugas no rosto, na boca e no pescoço.

 

6. Botox

Também administrado através de injeções, o Botox (ou aplicação de toxina botulínica), atua relaxando e paralisando os músculos faciais que podem criar uma aparência rígida e enrugada.

Embora esse tratamento seja mais conhecido para rugas nos olhos, ele também pode beneficiar as linhas dos lábios e da área do lábio superior, além de melhorar a aparência do rosto de uma forma geral.

Se não sabe não sabe como tirar rugas da boca ou suavizá-las, estes tratamentos podem ser uma boa solução.

 

Considerações finais

As rugas na boca são comuns no processo natural de envelhecimento.

Se deseja reduzir a aparência dessas rugas faciais, há várias opções. Converse com um especialista de medicina estética sobre o que pode funcionar melhor no seu caso.

Usar produtos anti-rugas em casa pode ajudar, mas os resultados podem demorar várias semanas. Pode levar até 3 meses para um novo produto funcionar.

As medidas preventivas também podem ajudar muito na prevenção de rugas ao redor da boca. Cuidar da sua saúde agora pode fazer maravilhas pelo seu corpo e também pela sua pele.

Se está descontente com a firmeza e textura da sua pele e ainda não sabe como tirar rugas da boca, converse connosco e descubra como pode recuperar a vitalidade do seu rosto.

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisar

Conhece o método Bodyscience?

Siga-nos no Instagram

Siga-nos nas redes sociais

Conquiste a beleza
de um corpo saudável

Marque já a sua consulta

e avaliação gratuita.

A mudança começa aqui.

Conhecimento Partilhado

Artigos
Relacionados

Mais de 50.000 pessoas confiam nas nossas Clínicas

Realização de uma Avaliação Corporal Completa;

Análise Perfil Clínico e Hábitos Alimentares;

Diagnóstico do Problema e Prescrição do tratamento;