Rugas profundas: como as eliminar sem riscos

Mais tarde ou mais cedo, as rugas profundas aparecem.
Não há mal nenhum em ter rugas. Algumas linhas faciais podem ser cativantes e adicionar personalidade ao seu rosto, mas não é segredo que muitos de nós preferimos mantê-las sob controlo.
Sem intervenção médica ou cirúrgica, pode ser um desafio reverter a aparência das rugas, mas existem algumas medidas que pode adotar e que podem ajudar a retardar e a tratar as rugas do seu rosto.
Saiba porque a pele envelhece e como cuidar do seu rosto para prevenir o envelhecimento precoce e eliminar rugas profundas.

Clínicas BodyScience
Especialistas em Nutrição e Medicina Estética

Quais são as principais causas das rugas profundas?

Por volta dos 20 anos, começa a idade adulta e o processo de envelhecimento tornar-se mais evidente. Depois dos 50 anos, ou mesmo antes, se não tratou do seu corpo e da sua pele, essa falta de atenção vai revelar-se no seu rosto. Conheça as causas das rugas profundas.

Genética

É verdade que a genética tem influência quando se trata do envelhecimento da pele, contudo, esta deve servir mais como um alerta do que como uma sentença. Ou seja, se na sua família os rostos estão marcados por rugas profundas, isso só quer dizer que tem que ter cuidados redobrados para as atrasar o mais possível. Evitar o envelhecimento não é possível, mas pode atrasar os seus efeitos.

Exposição aos raios solares

É um fato bem conhecido que a exposição ao sol pode danificar a sua pele, causando envelhecimento precoce, linhas de expressão vincadas e rugas profundas.

De acordo com um estudo de 2013, o uso regular de protetor solar tem a capacidade de retardar os sinais de envelhecimento da pele. É, portanto, um bom creme anti-rugas que deve ter sempre junto dos seus produtos de auto-cuidado.

Tabagismo

O tabaco danifica o colagénio e a elastina, as fibras que dão elasticidade e força à pele.

Além disso, a nicotina faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, reduzindo o fluxo sanguíneo para a pele. Como resultado, a sua pele não recebe tanto oxigénio.

O calor associado aos cigarros também pode causar rugas profundas. Além disso, o franzir repetido dos lábios para inalar pode causar enrugamento prematuro ao redor da boca.

Alimentação pobre

Uma alimentação pobre em nutrientes e rica em gorduras saturadas é inimiga da sua saúde e, claro, da sua pele. Só uma dieta equilibrada, à base de legumes, frutas, peixe, carne e cereais integrais poderá atrasar o aparecimento das rugas.

Falta de exercício físico

Manter atividade física regular é importante até mesmo quando se trata de prevenir rídulas e rugas profundas no rosto. É através da prática desportiva que o organismo é oleado, garantindo que todos os seus elementos estejam afinados e a funcionar em pleno. A falta de exercício físico prejudica a circulação sanguínea, uma das principais causas do envelhecimento da pele.

Rugas profundas e rídulas: 3 dicas para prevenir o seu aparecimento

O melhor anti-rugas é a prevenção. Ninguém pode fugir ao envelhecimento, mas há cuidados que podem fazer a diferença na saúde da sua pele, prevenindo as rugas profundas e outros sinais da idade, como manchas, pele seca e fina, flacidez ou perda de volume. Descubra o que fazer para ter uma pele saudável.

1. Proteja-se do sol

O sol e a vitamina D fazem bem à saúde, mas é preciso ter o cuidado de se proteger dos seus efeitos. Evite a exposição solar nas horas de maior calor (entre as 12h e as 16h) e lembre-se que não é apenas na praia que corre perigo.

Use protetor solar diariamente e em todas as estações do ano, com um fator de proteção igual ou superior a 30. Quando ao sol, redobre os cuidados, aplique protetor a cada 2 horas, use chapéu, óculos de sol e roupa adequada. Desta forma, vai prevenir o aparecimento de rugas profundas na sua pele.

2. Coma alimentos ricos em vitaminas

Provavelmente, já ouviu o ditado: “somos o que comemos” e ele não podia estar mais certo.

Um grande estudo holandês de 2019 que contou com mais de 2.700 participantes, descobriu que os hábitos alimentares estão associados às rugas faciais, especialmente em mulheres.

De acordo com o estudo, as mulheres cujas dietas incluem uma grande quantidade de carne vermelha e lanches não saudáveis tendem a ter mais rugas faciais do que as mulheres que incluem, por exemplo, mais frutas na sua dieta.

Alimentos que são ricos em propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes também podem melhorar a elasticidade da pele e protegê-la contra danos e envelhecimento prematuro e rugas profundas. Alguns alimentos e bebidas com essas qualidades incluem:

  • Chá verde
  • Azeite
  • Salmão
  • Abacates
  • Romãs
  • Sementes de linhaça
  • Vegetais, especialmente cenoura, abóbora, espinafres, pimento e brócolos.

3. Tenha cuidados com o rosto

Usados de forma isolada, os rituais de cuidados do rosto não fazem milagres, mas são importantes para manter a pele hidratada e saudável, tratar linhas de expressão e prevenir rugas profundas. Tome nota dos cuidados que deve ter com a sua pele:

– Ao acordar e ao deitar, aplique um creme hidratante em toda a pele
– Escolha produtos adequados à sua idade e ao seu tipo de pele
– Durante a noite a pele regenera, por isso, escolha produtos específicos para este período
– Esfolie o rosto semanalmente
– Nunca se deite sem retirar a maquilhagem e ter a pele bem limpa
– Depois de retirar a maquilhagem, lave o rosto abundantemente para eliminar todos os resíduos
– Para prevenir as rugas, escolha produtos com ácido hialurónico, vitamina C, glicina ou coenzima Q10

4. Durma de costas

De acordo com um estudo de 2016, a posição em que dorme pode ter um efeito na formação de rugas. O estudo descobriu que pessoas que dormem de lado ou de barriga para baixo estão sujeitas a forças de compressão mecânica que podem acelerar a formação de rugas e também distorcer a pele facial. Uma maneira de evitar isso é tentar dormir de costas.

As fronhas de seda também podem ser mais gentis com a sua pele do que as de algodão, pois criam menos fricção e ajudam a prevenir a abrasão da pele, linhas de expressão mais vincadas e, mais tarde, o aparecimento de rugas profundas.

5. Aprenda a gerir o stress

A preocupação leva ao enrugamento da testa, o que ajuda a vincar ainda mais as suas linhas de expressão e antecipa o aparecimento de rugas profundas. É difícil livrar-se de todo o stress, mas é importante e possível mantê-lo sob controlo. Para ajudar a controlar e a melhorar a sua expressão facial, tente:

  • Meditar
  • Praticar ioga
  • Respirações diafragmáticas
  • Aromaterapia
  • Manter uma dieta saudável
  • Dormindo as horas suficientes
  • Conversar com um profissional de saúde mental
  • Atividade física regular

6. Relaxe o rosto

Movimentos faciais repetidos, como apertar os olhos, franzir a testa ou franzir os lábios, podem acelerar a formação de rídulas e rugas profundas.

Se aperta os olhos com frequência, pode ser um sinal de que precisa de fazer um exame aos olhos ou de que os seus óculos ou lentes de contato precisam de ser trocados. Obter uma nova receita do seu médico oftalmologista não só ajudará a saúde dos seus olhos como da sua pele.

Procure maneiras de aliviar o stress. Algumas técnicas úteis para geri-lo incluem:

    • Atividade física regular
    • Exercícios de respiração profunda
    • Ioga
    • Meditação
    • Atenção plena (Mindfulness)

5 tratamentos caseiros para rugas profundas

O processo natural de envelhecimento faz com que todas as pessoas desenvolvam rugas, especialmente em partes do corpo expostas ao sol, como o rosto, pescoço, mãos e antebraços.

Cremes para a pele de venda livre que contenham retinóides derivados da vitamina A, antioxidantes e a proteína colagénio podem ajudar a reduzir rugas finas – e rugas profundas, no futuro -, e uniformizar a textura e cor da pele.

Portanto, além de procurar tratamento médico, é importante que experimente remédios caseiros para rugas, alguns dos quais comprovados cientificamente para melhorar a aparência das rugas.

1. Aloe Vera

A aloe vera tem inúmeras propriedades curativas e reduz significativamente o aparecimento de rídulas e rugas profundas.

Num estudo de 2015, foi descoberto que a aplicação do gel de aloe vera na pele reduz significativamente o aparecimento de rugas, hidratando e aumentando o colagénio da pele.

2. Máscara de banana

As bananas contêm óleos naturais e vitaminas que podem melhorar a saúde da pele e ajudar a prevenir o aparecimento de rugas.

Os especialistas recomendam aplicar pasta de banana na pele: amasse um quarto de banana até que se torne uma pasta lisa. Coloque uma camada fina de pasta de banana na pele e deixe descansar por 15 a 20 minutos antes de enxaguar com água morna.

3. Vitamina C tópica

A vitamina C é um antioxidante que ajuda a criar colagénio na pele e a disfarçar as rugas da testa e de todo o rosto. Pode ser encontrada naturalmente em muitas frutas e vegetais, como a roseira brava, a pimenta, a malagueta, a goiaba e a couve e também em pasta, séruns e cremes antir-rugas.

4. Claras de ovo

Embora a clara do ovo possa contribuir para uma pequena melhora na aparência da pele, a membrana fina que separa a clara da casca é mais eficaz.

Os usos de cremes feitos com membrana de ovo podem levar a uma redução significativa na profundidade das rugas finas e profundas e ao aumento da produção de colagénio, que torna a pele mais lisa e elástica.

5. Óleos essenciais

Aplicar pequenas quantidades de óleos essenciais misturados com um óleo transportador (também conhecido como óleo base ou óleo vegetal e usado para diluir óleos essenciais) no rosto pode ajudar a reduzir até as rugas mais profundas.

Alguns óleos essenciais que podem ajudar a melhorar a aparência das rugas quando usados em diferentes combinações com um óleo base incluem:

  • Argão
  • Semente de cenoura
  • Salvia esclareia
  • Incenso
  • Gerânio (sardinheira)
  • Semente de uva
  • Helichrysum
  • Jojoba
  • Lavanda
  • Neroli
  • Romã
  • Rosa
  • Alecrim
  • Sândalo
  • Ylang-Ylang

Algumas pessoas são sensíveis aos óleos essenciais, que são altamente concentrados. Antes de usar um óleo essencial, faça um teste:

Aplique uma pequena quantidade na parte interna do pulso e aguarde 24 horas. Evite usá-lo se sentir vermelhidão, queimação ou ardência.

Os 5 melhores tratamentos para rugas profundas

Felizmente, a medicina estética revolucionou a forma como encaramos e lidamos com a idade. Atualmente, se quiser, pode atrasar ou corrigir os efeitos da idade, recorrendo a tratamentos estéticos, não invasivos ou minimamente invasivos, para conseguir uma pele jovem e saudável. O truque está em escolher os procedimentos e os profissionais certos.

Nas Clínicas BodyScience, depois de 10 anos de experiência e mais de 50 mil casos de sucesso, estão os tratamentos e os profissionais qualificados que procura. Eis alguns dos tratamentos, seguros e indolores, que vão ajudar a recuperar a sua pele.

Procedimentos minimamente invasivos:

Botox/Toxina Botulínica: Trata as rugas e linhas de expressão, rejuvenescendo a pele do rosto.

Procedimentos não invasivos:

Microdermobrasão: O método mais eficaz para uma pele lisa, luminosa e saudável

Peeling Facial Ultrassónico: Para uma pele polida, lisa e livre de irregularidades

Radiofrequência Tripolar Cronus: Para eliminar o duplo queixo, a flacidez e o envelhecimento cutâneo

Powerskin: Retrocede os efeitos de envelhecimento da pele

Se procura eliminar as rugas profundas ou prevenir o seu aparecimento, as Clínicas BodyScience são a solução que procura.

As Clínicas BodyScience oferecem as soluções mais inovadoras, eficazes e seguras para si.
Obtenha uma pele mais lisa e saudável. Descubra os tratamentos disponíveis.
Marque Já a sua Consulta de Avaliação Gratuita

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisar

Conhece o método Bodyscience?

Siga-nos no Instagram

Siga-nos nas redes sociais

Conquiste a beleza
de um corpo saudável

Marque já a sua consulta

e avaliação gratuita.

A mudança começa aqui.

Conhecimento Partilhado

Artigos
Relacionados

Mais de 50.000 pessoas confiam nas nossas Clínicas

Realização de uma Avaliação Corporal Completa;

Análise Perfil Clínico e Hábitos Alimentares;

Diagnóstico do Problema e Prescrição do tratamento;