Provavelmente já ouviu falar de reeducação alimentar. Certamente tem a ideia de que se resume a cortar alimentos das refeições, deixar de comer o que gosta e passar a comer apenas comida light.
Pois bem, tudo isto está errado.
A reeducação alimentar é nada mais, nada menos do que aprender a comer de tudo mas de uma forma moderada.
Esqueça as dietas radicais, sinta-se saudável e bem com o seu corpo. Sabia que pode emagrecer sem deixar de comer com uma reeducação alimentar?
Uma dieta pobre não só dificulta o processo de emagrecimento como é um dos principais fatores de risco de morte precoce em todo o mundo.
Se está a tentar perder peso, saiba que mais importante do que seguir à risca a sua dieta é saber por que motivo está a ingerir o alimento A e não alimento B à hora X e não à hora Y.
Confuso? De forma resumida, o que lhe queremos dizer é que, até mesmo na alimentação, “o conhecimento é poder”.
Por isso, se quer perder peso de forma rápida e saudável, talvez seja necessário começar por uma reeducação alimentar.
Continue a ler o artigo e saiba como emagrecer com reeducação alimentar.
O que é a reeducação alimentar?
Reeducação alimentar consiste na elaboração de um plano de reeducação alimentar e comportamental ajustado às necessidades do organismo e estilo de vida.
A reeducação alimentar consiste na alteração de comportamentos e na aprendizagem que levará a uma nova filosofia de vida.
O que faz a reeducação alimentar?
A consulta de nutrição numa reeducação alimentar, para além da componente nutricional, tem uma componente psicológica muito importante, para que o cliente compreenda que emagrecer não é sinónimo de perder quilos a mais, mas significa sim dar uma nova dimensão à sua vida, ao elevar a autoestima e ao atingir um bem-estar completo.
Fazer uma reeducação alimentar para emagrecer não significa necessariamente restringir a alimentação, mas sim organizar melhor a ingestão da quantidade desses alimentos de forma mais saudável e moderada.
Como funciona a consulta de reeducação alimentar?
Nas Clínicas BodyScience a Consulta de Nutrição e Reeducação Alimentar divide-se em 3 fases:
- Avaliação do estado nutricional, hábitos alimentares e estilo de vida;
- Avaliação física, através da realização do exame de Análise da Composição Corporal, Avaliação Antropométrica e registos fotográficos;
- Abordagem alimentar e motivacional através da prescrição de um plano alimentar personalizado.
Como fazer uma reeducação alimentar?
Não sabe como começar a reeducação alimentar para emagrecer? Deixe connosco! Devem ser adotados alguns hábitos, como por exemplo:
Defina horários para comer
É fundamental estabelecer horários. A reeducação alimentar depende de disciplina e consistência.
Coma devagar
Mastigar bem e devagar aumenta o tempo de duração das refeições, ajudando o cérebro a entender que o estômago está cheio, promovendo o emagrecimento.
Beba muita água durante o dia
Ao ingerir líquidos, o estômago fica cheio, diminuindo a sensação de fome e a vontade de comer.
A água, para além de não ter calorias, hidrata o nosso corpo e ajuda a limpar as toxinas.
O ideal é ingerir pelo menos 1,5 litros de água por dia. Se puder beber mais, melhor ainda!
Para incrementar a missão, invista também em chás sem açúcar. Eles são ótimos para a saúde e ajudam a desinchar.
Beber água emagrece: Verdade ou mentira?
Coma fruta fresca
A fruta fresca é rica em fibras, ajuda a prolongar a saciedade e a diminuir a vontade de comer ao longo do dia, contribuindo para a perda de peso.
Além disso, comer 3 porções de frutas frescas por dia, ajuda a diminuir a vontade de comer doces ricos em açúcar.
12 Frutas que ajudam a emagrecer
Coma de 3 em 3 horas
Comer a cada 3 horas ajuda a controlar a fome ao longo do dia, evitando que se coma grandes quantidades de comida nas refeições seguintes.
Grandes espaços de tempo sem comer vão fazer com que coma mais nas próximas refeições e com que o metabolismo fique mais lento.
Portanto, coma algo saudável a cada três horas: como uma peça de fruta.
Elimine os alimentos processados
Os alimentos processados são ricos em açúcar e gordura, dificultando a perda de peso.
Planeie as compras e refeições
Ao planear as compras e refeições cria o hábito de cozinhar em casa e tem mais consciência da alimentação, dado que define os alimentos que devem ser incluídos nas refeições, bem como os que devem ser evitados.
Pratique exercício físico para melhorar a qualidade de vida e bem-estar
Praticar exercício físico entre 3 a 5 vezes por semana é fundamental, dado que acelera o metabolismo, contribui para a queima de gordura localizada e para a perda de peso.
7 Alimentos a evitar num processo de reeducação alimentar
Agora que já conhece algumas dicas para a reeducação alimentar, está na hora de conhecer alimentos que deve evitar incluir na sua alimentação para emagrecer.
Atualmente, é muito fácil ficarmos confusos sobre quais alimentos são saudáveis e quais não são, sobretudo quando surgem dietas novas todos os dias, como a dieta paleo, a dieta detox, a dieta vegetariana e muitas outras.
Para começar o seu processo de reeducação alimentar para emagrecer, deixamos-lhe 7 alimentos que geralmente não são saudáveis. Tome nota.
1. Bebidas açucaradas
O açúcar refinado é um dos piores ingredientes da dieta moderna. Apesar de algumas fontes de açúcar serem piores do que outras, as bebidas açucaradas são particularmente prejudiciais.
Quando consumido em grandes quantidades, o açúcar pode aumentar a resistência à insulina e está fortemente relacionado com a doença hepática gordurosa não alcoólica.
Também está associado a várias condições graves, incluindo a diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.
Algumas pessoas acreditam que as bebidas açucaradas são o ingrediente que mais engorda na dieta moderna e ingeri-las em grandes quantidades pode aumentar a quantidade de gordura localizada e, consequentemente, a obesidade.
Nas bebidas açucaradas podemos incluir também os sumos de fruta, que frequentemente são confundidos como alimentos saudáveis.
Embora os sumos naturais contenham alguns antioxidantes e vitamina C, também contêm grandes quantidades de açúcar líquido e podem conter tanto açúcar quanto bebidas açucaradas como a Coca-Cola ou a Pepsi – e, por vezes, até mais. Opte por ingerir a fruta inteira.
2. Pão branco
A maioria do pão não é saudável se comido em grandes quantidades (sobretudo se for embalado), dado que é feito de trigo refinado, que é pobre em fibras e nutrientes essenciais e pode levar a picos rápidos de açúcar no sangue.
Sempre que possível, opte por pão integral ou de outras farinhas que não trigo.
Pão engorda: Será verdade ou mentira?
3. Cereais de pequeno-almoço
Os cereais de pequeno-almoço são grãos processados como trigo, aveia, arroz e milho.
Para torná-los mais apetitosos, os grãos são torrados, triturados, despolpados, laminados ou em flocos.
A principal desvantagem da maioria dos cereais matinais é o seu alto teor de açúcar adicionado. Tenha atenção a todos os cereais, incluindo aqueles que dizem ser fitness.
Muesli: Como fazer e 4 receitas
4. Pastéis e bolachas
A maioria dos pastéis, biscoitos, bolachas e bolos não são saudáveis, nem muito menos ajudam a emagrecer.
Por norma, as versões embaladas são feitas com açúcar refinado, farinha de trigo refinada e gorduras adicionadas.
Apesar de bastante saborosos, não têm nutrientes essenciais e estão repletos de calorias e conservantes.
5. Batatas fritas
As batatas fritas – sejam brancas ou doces – são ricas em calorias e a sua ingestão excessiva é muito fácil. Vários estudos associam as batatas fritas ao ganho de peso.
6. Agave
Quando embarcamos no processo de reeducação alimentar, umas das coisas que aprendemos é a distinguir os bons dos maus adoçantes.
O néctar de agave é um adoçante que é muitas vezes comercializado como saudável, mas na realidade não é.
É altamente refinado e extremamente rico em frutose, contendo altas quantidades de adoçantes adicionados que são desastrosos para a saúde.
Na verdade, o agave é ainda mais rico em frutose do que muitos outros adoçantes.
Enquanto o açúcar de mesa tem 50% de frutose e o xarope de milho ronda os 55%, o néctar de agave tem 85% de frutose.
7. Carne processada
Embora algumas carnes não processadas possam ser saudáveis e nutritivas, o mesmo não acontece com as carnes processadas.
Estudos mostram que pessoas que comem carnes processadas têm um risco maior de vir a sofrer de doenças graves, incluindo cancro do cólon, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.
Existem muitos outros alimentos considerados não saudáveis que deve evitar se quer emagrecer e tornar-se mais saudável.
Do outro lado da moeda, estão os alimentos saudáveis que deve privilegiar.
Plano alimentar para emagrecer: Siga estes passos
A reeducação alimentar ajuda a emagrecer?
Se o seu objetivo, além de manter uma rotina com mais saúde, é também perder peso, a reeducação alimentar é uma excelente estratégia.
A reeducação alimentar ajuda a emagrecer, porque melhora a compreensão sobre os efeitos dos alimentos no corpo, mudando assim os hábitos da pessoa em relação à comida.
Ainda não sabe como emagrecer com reeducação alimentar?
Cuide da sua saúde, sem dietas radicais ou incertas com um plano de reeducação alimentar ajustado às necessidades do seu organismo e estilo de vida.
Nas Clínicas BodyScience dispomos de uma equipa de nutricionistas experientes em reeducação alimentar que acompanham e motivam os nossos clientes para que possam atingir os resultados pretendidos.
É desenhado um plano alimentar específico e dinâmico que é atualizado de forma regular, indo de encontro às necessidades de cada organismo.
Se procura uma Clínica de reeducação alimentar em Portugal, então somos o que procura.
Nas nossas Clínicas em Lisboa, Póvoa de Varzim, Porto e Braga, todos os clientes, antes de iniciarem qualquer tratamento de corpo, passam por uma Consulta de Nutrição que focará a importância de uma alimentação saudável e onde será elaborado um Plano de Reeducação Alimentar e Comportamental personalizado e adequado à sua composição corporal, historial clínico e modo de vida.
Clique no botão abaixo para marcar uma consulta de avaliação gratuita.