Uma dieta pobre não só dificulta o processo de emagrecimento como é um dos principais fator de risco de morte precoce em todo o mundo. Se está a tentar perder peso, saiba que mais importante do que seguir à risca a sua dieta é saber por que motivo está a ingerir alimento A e não B à hora X e não Y. Confuso? De forma resumida, o que lhe queremos dizer-lhe é que, até mesmo na alimentação, “o conhecimento é poder”. Por isso, se quer perder peso de forma rápida e saudável, talvez seja necessário começar por uma reeducação alimentar.
7 alimentos que fazem mal à saúde e impedem que emagreça
Hoje em dia, é muito fácil ficarmos confusos sobre quais alimentos são saudáveis e quais não são, sobretudo quando surgem dietas novas todos os dias.
Para começar o seu processo de reeducação alimentar, deixamo-lhe 7 alimentos que geralmente não são saudáveis. Pegue numa caneta e anote no seu caderno.
1. Bebidas açucaradas
O açúcar refinado é um dos piores ingredientes da dieta moderna. Apesar de algumas fontes de açúcar serem piores do que outras, as bebidas açucaradas são particularmente prejudiciais.
Quando consumido em grandes quantidades, o açúcar pode aumentar a resistência à insulina e este está fortemente relacionado com a doença hepática gordurosa não alcoólica. Também está associado a várias condições graves, incluindo diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.
Algumas pessoas acreditam que as bebidas açucaradas são o ingrediente que mais engorda na dieta moderna – e ingeri-las em grandes quantidades pode aumentar o ganho de gordura e a obesidade.
Nas bebidas açucaradas podemos incluir também os sumos de fruta, que frequentemente são confundidos como alimentos saudáveis.
Embora os sumos naturais contenham alguns antioxidantes e vitamina C, eles também contêm grandes quantidades de açúcar líquido e podem conter tanto açúcar quanto bebidas açucaradas como Coca-Cola ou Pepsi – e, por vezes, até mais. Opte por ingerir a fruta inteira.
2. Pão branco
A maioria dos pães não são saudáveis se comidos em grandes quantidades (sobretudo se forem embalados), pois são feitos de trigo refinado, que é pobre em fibras e nutrientes essenciais e pode levar a picos rápidos de açúcar no sangue.
Sempre que possível, opte pão integral ou de outras farinhas que não trigo.
3. Cereais de pequeno-almoço
Os cereais de pequeno-almoço são grãos processados, como trigo, aveia, arroz e milho.
Para torná-los mais apetitosos, os grãos são torrados, triturados, despolpados, laminados ou em flocos.
A principal desvantagem da maioria dos cereais matinais é o seu alto teor de açúcar adicionado. Tenha atenção a todos os cereais, incluindo aqueles que dizem ser fitness.
4. Pastéis e bolachas
A maioria dos pastéis, biscoitos, bolachas e bolos não são saudáveis nem ajudam a emagrecer.
As versões embaladas geralmente são feitas com açúcar refinado, farinha de trigo refinada e gorduras adicionadas.
Apesar de bastante saborosos, não têm nutrientes essenciais e estão repletos de calorias e muitos conservantes.
5. Batatas fritas
As batatas fritas – sejam brancas ou doces – são alimentos muito ricos em calorias e a sua ingestão excessivas é muito fácil. Vários estudos associam as batatas fritas ao ganho de peso.
Esses alimentos também podem conter grandes quantidades de acrilamidas, que são substâncias cancerígenas que se formam quando as batatas são fritas.
6. Agave
Quando embarcamos no processo de reeducação alimentar, umas das coisas que aprendemos é a distinguir os bons dos maus adoçantes. O néctar de agave é um adoçante que é muitas vezes comercializado como saudável mas, na verdade, não o é.
É altamente refinado e extremamente rico em frutose, contendo altas quantidades de adoçantes adicionados que são desastrosos para a saúde.
Na verdade, o agave é ainda mais rico em frutose do que muitos outros adoçantes.
Enquanto o açúcar de mesa tem 50% de frutose e o xarope de milho ronda os 55%, o néctar de agave tem 85% de frutose.
7. Carne processada
Embora algumas carnes não processadas possam ser saudáveis e nutritivas, o mesmo não acontece com as carnes processadas.
Estudos mostram que pessoas que comem carnes processadas têm um risco maior de vir a sofrer de doenças graves, incluindo cancro do cólon, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.
Existem muitos outros alimentos considerados não saudáveis que deve evitar se quer emagrecer e tornar-se mais saudável. Do outro lado da moeda, estão os alimentos saudáveis que deve privilegiar. Peça à sua nutricionista para lhe fazer uma tabela de reeducação alimentar. Numa fase inicial vai ser muito útil tê-la consigo.
Dieta do ovo: O segredo para emagrecer
Emagrecer com reeducação alimentar: aprender a ler rótulos de alimentos sem ser enganado
A reeducação alimentar também passa por aprender a ler rótulos dos alimentos e apesar de ser complicado (e, por vezes, cansativo) é um trabalho muito necessário, sobretudo se quer mesmo emagrecer.
Porque os consumidores estão cada vez mais preocupados com a saúde, alguns fabricantes de alimentos usam truques enganosos para convencer as pessoas a comprar produtos altamente processados e não saudáveis.
As regulamentações de rotulagem de alimentos são complexas, tornando mais difícil para os consumidores entendê-las.
O açúcar, por exemplo, tem inúmeros nomes – muitos dos quais pode não reconhecer.
Para evitar o consumo acidental de muito açúcar, preste atenção aos seguintes nomes de na lista de ingredientes que se segue:
Tipos de açúcar: açúcar de beterraba, açúcar mascavado, açúcar de cana, açúcar refinado, açúcar de coco, açúcar de tâmara, açúcar dourado, açúcar invertido, açúcar bruto orgânico, suco de cana evaporado e açúcar de confeiteiro.
Tipos de xarope: xarope de alfarroba, xarope dourado, xarope de milho rico em frutose, mel, néctar de agave, xarope de malte, xarope de aveia, xarope de farelo de arroz e xarope de arroz.
Outros açúcares adicionados: malte de cevada, melaço, cristais de suco de cana, lactose, adoçante de milho, frutose cristalina, dextrana, malte em pó, etilmaltol, frutose, concentrado de suco de fruta, galactose, glicose, dissacarídeos, maltodextrina e maltose.
Existem muitos outros nomes para açúcar, mas estes são os mais comuns.
Se vir algum destes nas primeiras posições das listas de ingredientes – ou em vários tipos na lista -, é porque o produto contém alto teor de açúcar. Evite-o.
Aqui está algo que deve saber:
As frases que apelam à saúde em alimentos embalados são projetadas para despertar a sua atenção e convencê-lo de que o produto é saudável. Muitas vezes, não é!
Além dos vários tipos de açúcar “mascarados”, existem outros ingredientes que deve evitar.
A melhor forma de evitar ser enganado pelos rótulos dos produtos é não consumindo alimentos processados.
Consulte um nutricionista que ajude com a sua reeducação alimentar. Como referimos no início deste artigo, mais importante do que fazer uma dieta é saber por que motivo a esta a fazer. Ao conhecer os alimentos e os seus prós e os contras, vai ser mais fácil para si ter controlo sobre a sua alimentação e o seu corpo.
MARQUE AQUI A SUA CONSULTA DE AVALIAÇÃO GRATUíTA
Gostou deste artigo? Partilhe-os com os seus amigos nas redes sociais.
Discussion about this post