Muitas mulheres grávidas ou recentes mães questionam-se como será a recuperação pós parto. “O meu corpo vai voltar a ser como era antes da gravidez?”
E a resposta é: depende, pois é diferente para cada mulher. A maneira como se recupera dependerá muito da sua gravidez e da sua experiência de parto.
Frequentemente, é dado ênfase às primeiras 24 horas após o parto, ou mesmo às primeiras semanas, mas sabia que, oficialmente, está em pós-parto durante cerca de dois anos?
Recuperar a silhueta após o parto não é a primeira preocupação nesta nova fase da vida de uma mulher mas, com o tempo, é algo que traz preocupação. De forma calma e sem exageros, existem, de facto, formas de recuperar a silhueta, sem colocar em risco a saúde da mãe nem o bem-estar do bebé.
Clínicas BodyScience
Especialistas em Nutrição e Medicina Estética
Quais são as principais alterações corporais no pós parto?
Desenvolver um bebé é um trabalho árduo para o seu corpo – ele passa por enormes mudanças. Embora muitas dessas alterações ou sintomas desapareçam após o parto, algumas partes do seu corpo podem levar mais tempo para cicatrizar ou permanecer alteradas.
As 6 alterações corporais mais comuns trazidas pela gravidez e pelo parto são:
1. Pavimento pélvico
Se teve um parto vaginal ou cesariana, é importante cuidar dos músculos do pavimento pélvico, já que estes sustentam os seus órgãos pélvicos, incluindo o útero, a bexiga e o intestino.
Durante a gravidez, o peso do bebé exerce pressão adicional sobre esses músculos e, durante o parto vaginal, podem ser danificados ou alongados.
2. Seios
Provavelmente, os seus seios cresceram durante a gravidez e, se estiver a amamentar, eles vão encolher e crescer a cada mamada.
Os seus seios não contêm nenhum músculo, no entanto, eles são fixados por ligamentos aos músculos da caixa torácica. Esses ligamentos esticam-se durante a gravidez e não se contraem novamente. Isso significa que seus seios vão descair.
Assim que parar de amamentar, o tecido produtor de leite será substituído por tecido adiposo. Isso pode levar 6 meses ou mais.
Depressão pós-parto: Tudo o que precisa de saber
3. Pele
Se desenvolveu estrias durante a gravidez, elas vão começarão a ficar menos percetíveis com o tempo.
Algumas mulheres podem desenvolver manchas escuras no rosto durante a gravidez, conhecidas como cloasma ou pano. Geralmente, desaparece ao longo de vários meses após o parto, embora para algumas mulheres possam durar vários anos.
4. Corpo
É natural que o seu corpo fique maior durante a gravidez, pois precisou de criar espaço para seu bebé poder crescer. As suas costelas podem ter expandido e seus quadris geralmente alargam para facilitar a saída do bebé. Para algumas mulheres, estas mudanças são permanentes.
À medida que o bebé se desenvolve durante a gravidez, ganha peso – que vai ajudar a apoiar o seu bebé antes e depois do nascimento. Depois do parto, é mais seguro iniciar a perda de peso de forma gradual. E lembre-se: emagrecer e perder peso são duas coisas diferentes.
5. Cabelo
Durante a gravidez, o cabelo pode ficar mais espesso. Isso deve-se ao aumento dos estrogénios no seu organismo.
Após o nascimento, seus níveis de estrogénios voltarão ao normal e o crescimento do cabelo também começará a normalizar-se. Por vezes, isso pode significar que seu cabelo vai cair nos meses seguintes ao nascimento. Não se preocupe, pois isso é normal e temporário.
6. Pés
Existem dois motivos principais para o aumento do tamanho do calçado durante a gravidez: o ganho de peso e as hormonas.
O peso extra pode achatar o arco do pé e aumentar o seu tamanho. A hormona responsável por esta transformação é a relaxina. Esta hormona ajuda a relaxar os ligamentos e os ossos da bacia, de modo a que esteja preparada para o parto. Também relaxa todas as articulações e ligamentos, incluindo os pés.
Drenagem linfática na gravidez: Quais os benefícios?
8 dicas para recuperar a silhueta após o parto
Use as seguintes dicas para a acelerar a sua recuperação pós parto:
1. Amamente
A amamentação pode ajudá-la a perder peso após o parto. Num estudo de 2014, os pesquisadores examinaram os efeitos da amamentação na perda de peso após o parto.
As mulheres que amamentaram exclusivamente por pelo menos 3 meses perderam 1,45 kg a mais do que as mulheres que não amamentaram ou combinaram a amamentação com a alimentação com fórmula.
A amamentação pode fornecer inúmeros benefícios à saúde tanto para a mulher quanto para o bebé.
Os benefícios da amamentação para bebés incluem:
- Promove a função imunológica
- Fornece nutrientes vitais
- Reduz o risco de síndrome de morte súbita infantil, obesidade infantil e diabetes tipo 2
- O contato pele com pele precoce pode ter um efeito calmante para o bebé
Os benefícios da amamentação para as mulheres incluem:
- Promove a perda de peso
- Ajuda o útero a contrair
- Reduz o risco de diabetes tipo 2, cancro dos ovários e certos tipos de cancro de mama
2. Não salte refeições
Para perder peso, precisa de um déficit calórico, o que significa que precisa de comer menos calorias do que aquelas que gasta.
Pode atingir um déficit calórico aumentando a atividade física e reduzindo o número de calorias que consome.
No entanto, deve evitar pular refeições ou restringir severamente a ingestão de calorias ao tentar perder peso, pois ao fazê-lo pode não obter os nutrientes vitais de que precisa, o que é potencialmente prejudicial para mulheres e bebés após o parto.
Fome emocional: Como identificar e controlar
3. Evite alimentos altamente processados
Consumir alimentos ricos em açúcar, sal e gorduras aumenta o risco de reter o excesso de peso corporal após o parto.
Alimentos processados e bebidas a serem evitados incluem:
- Refeições de microondas
- Fast Food
- Pastéis e bolachas
- Batatas fritas
- Refrigerantes
Tenha acesso às novidades, dicas e ofertas exclusivas!
Subscrever Newsletter Bodyscience
4. Coma alimentos ricos em proteínas
Alimentos saudáveis ricos em proteínas podem diminuir a sensação de fome, o que pode reduzir a ingestão de calorias e promover a perda de peso.
O corpo usa mais energia para digerir proteínas do que outros tipos de alimentos, o que ajuda a manter a sensação de saciedade por mais tempo.
5. Preveligie alimentos ricos em fibras
Alimentos ricos em fibras podem promover a perda de gordura, especialmente na zona abdominal.
A fibra refere-se às partes das plantas que o corpo não consegue digerir facilmente. Conforme a fibra viaja pelo sistema digestivo, ela absorve água, o que pode promover a saúde intestinal.
Como o corpo não consegue quebrar as fibras, esse hidrato pode fazer com que se sinta saciada por mais tempo, sem ter de consumir mais calorias.
Num estudo de 2019, os pesquisadores observaram uma associação entre maior ingestão de frutas e vegetais e a redução da gordura abdominal entre homens e mulheres com idades entre os 45 e 65 anos.
6. Faça exercício físico
A atividade física, aliada a uma dieta equilibrada, pode ajudar a promover uma perda de peso saudável no pós-parto.
As mulheres podem gradualmente voltar a exercitar-se após a gravidez, assim que se sentirem capazes de se envolver nessas atividades, desde que não tenham complicações médicas. Se fez cesariana, o médico saberá aconselhá-la sobre quando e como retomar a atividade física.
3 tratamentos que a vão ajudar na recuperação pós parto
1. Endermologia LPG
A zona abdominal é uma das zonas do nosso corpo que mais líquidos acumula, trazendo algum desconforto e um certo sentimento de inchaço numa situação de pós-parto.
A Endermologia LPG existe para combater esses mesmos sintomas, sendo um tratamento natural, indolor e não invasivo que elimina a celulite, combate a retenção de líquidos e melhora a circulação – três aspetos essenciais para quem pretende aprimorar a silhueta e eliminar a barriga flácida.
Na verdade, o que acontece numa sessão de Endermologia LPG é uma massagem mecanizada de ação profunda, com efeito relaxante, que inicia um processo de drenagem adiposa.
O resultado é um tecido mais tonificado e reafirmado, graças ao constante enrolar e desenrolar de vincos cutâneos, erradicando os elementos que bloqueiam o sistema vascular. É esta ginástica cutânea que permite estimular a circulação sanguínea e linfática para uma eliminação eficaz das toxinas.
Drenagem linfática: Tudo o que precisa saber
2. Pressoterapia
O método de pressoterapia é um tratamento vanguardista que atua profundamente na desintoxicação do organismo e na retenção de líquidos, sendo muito eficaz em casos de celulite nos mais variados estados e locais e na recuperação pós parto.
Ao reativar o sistema circulatório sanguíneo, a pressoterapia aumenta a oxigenação do corpo e das suas células, traduzindo-se no alívio de dores provocadas pelas pernas cansadas ou membros adormecidos, assim como no tratamento e manutenção de uma pele mais saudável e sem celulite.
É, assim, possível remodelar e recuperar a silhueta após o parto, promover o emagrecimento e a linfodrenagem e acelerar o metabolismo.
3. Lipo3Action
Nunca foi tão fácil combater a flacidez, a celulite e a gordura localizada. Para estes três problemas existe uma solução bastante eficaz: a Lipo3Action.
Um tratamento que não se fica apenas pelo abdómen mas que se estende até às coxas, aos glúteos e até aos braços.
Entre outras palavras, é mais do que um tratamento para dizer adeus à barriga flácida. É também um processo que ajuda a rejuvenescer todo o corpo, tornando-o mais saudável, elegante e atraente.
Considerações Finais
Ganhar peso é uma parte natural de uma gravidez saudável. No entanto, algumas mulheres podem achar difícil voltar ao peso que tinham antes da gravidez.
Manter-se dentro de uma faixa de peso saudável antes, durante e depois da gravidez pode reduzir significativamente o risco de complicações adversas à sua saúde, como obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.
Manter uma dieta saudável, praticar exercício físico regularmente e amamentar podem promover uma perda de peso sustentável e ajudá-la numa recuperação pós parto rápida e eficaz.