Peras Bêbedas: Receitas Saudáveis e Como Fazer

Peras Bêbedas

As peras bêbedas são uma sobremesa tradicional que alia o sabor frutado das peras à riqueza do vinho e especiarias.

Simples e fácil de fazer, esta receita de inverno promete surpreender os seus convidados em festas como o Natal ou o Ano Novo.

Se o seu receio é comprometer o seu estilo de vida, então saiba que é possível transformar as peras bêbadas numa sobremesa mais saudável, basta fazer algumas adaptações à receita original.

Aprenda a fazer esta receita e delicie-se sem comprometer os seus objetivos alimentares.

 

 

Clínicas BodyScience
Especialistas em Nutrição e Medicina Estética

 

 

O que são Peras Bêbedas?

As peras bêbedas tratam-se de uma sobremesa cujas peras são cozidas em vinho, geralmente tinto e aromatizada com especiarias como canela, cravinho e anis.

A fruta absorve os sabores e ganha uma textura suave e deliciosa, tornando-a uma perfeita sobremesa para ocasiões especiais ou para terminar uma refeição de forma sofisticada.

 

 

Qual é a Origem das Peras Bêbedas?

Também conhecidas como peras borrachonas, esta receita terá surgido nas regiões vinícolas de França como forma de aproveitar a fruta menos atraente e evitar o desperdício. O sucesso da receita fez com que se espalhasse pelo mundo, sobretudo em zonas produtoras de vinho, como Portugal.

A preparação das peras bêbadas inclui o uso de vinho, cujo álcool é reduzido durante a cozedura. Com a fervura, o efeito alcoólico desaparece, tornando a sobremesa segura para todos, incluindo as crianças.

 

 

Qual o Melhor Vinho para Peras Bêbedas?

Se procura a melhor receita de peras bêbedas, então saiba que o segredo está na escolha de um vinho de qualidade. Apesar do vinho tinto seco ser uma escolha clássica, o vinho do Porto é perfeito para criar uma sobremesa mais rica. A intensidade dos vinhos do Douro combina harmoniosamente com o doce das peras.

Se prefere sabores mais leves, então opte por vinhos menos encorpados.

Outra opção é combinar diferentes vinhos tintos para criar uma sobremesa repleta de sabores únicos.

 

 

É Possível Fazer Peras Bêbedas Sem Vinho?

Se prefere evitar ou não gosta de vinho, então pode adaptar a receita para que seja feita sem álcool. Basta substituir o vinho por sumos de fruta, como sumo de uva ou romã, para manter a essência da sobremesa.

 

 

Posso Fazer Peras Bêbedas Sem Açúcar?

Para uma opção mais leve e saudável das peras bêbadas, pode substituir o açúcar por adoçantes naturais, como stevia ou mel.

Outra opção é reduzir o açúcar e aumentar a quantidade de especiarias, que dão sabor sem adicionar calorias.

 

 

O que Dizem os Nossos Especialistas
“As peras bêbedas são uma deliciosa sobremesa e como qualquer sobremesa a que seja adicionado açúcar, não deve ser encarada com ligeireza, pois o valor calórico do mesmo pode subir consideravelmente. Se não vejamos, a pera como fruto é um alimento fantástico, com uma grande riqueza nutricional e um baixo valor calórico (são apenas 47 kcal por 100g de fruto). Mas quando cozida com açúcar este valor calórico passa para 67 kcal por 100g, de acordo com a tabela da composição dos alimentos Portugueses. Um aspeto muito importante a considerar nas peras bêbedas é que são um alimento com um baixo índice glicémico e isto significa que consumida em cru e com casca não provocará um pico na subida do açúcar no sangue, o que é muito positivo. Mas as peras bêbedas deixam a casca de fora e são cozinhadas o que aumenta o índice glicémico podendo provocar uma subida rápida do açúcar no sangue.

Bruno Reis – Cédula 1148N
Nutricionista das Clínicas BodyScience

 

 

Como Escolher as Peras Ideais para a Receita de Peras Bêbedas?

As peras Rocha são uma escolha típica em Portugal devido à sua textura firme e sabor delicado.

Caso prefira outra variedade desta fruta de outono, escolha as que estão maduras, mas não demasiado moles, para garantir o equilíbrio entre a maciez e a consistência.

 

 

Como Consumir as Peras Bêbadas?

Embora o mais comum seja cozinhar as peras bêbedas para ficarem macias e serem comidas à colher, existem outras formas de apreciar esta iguaria irresistível. Nesse sentido, experimente degustar esta sobremesa das seguintes formas:

  • Pera bêbeda quente: sirva-as de imediato e diretamente do líquido de cozedura;
  • Pera bêbeda fria: leve-as ao frigorífico e sirva-as frescas, perfeitas para os dias quentes de verão;
  • Com acompanhamentos: combine com gelado, bolo ou queijo para um contraste de sabores surpreendentes;
  • Como cobertura: pique as peras e use em panquecas, waffles, tostas, iogurtes ou papas de aveia.

No caso do líquido, aproveite-o como base para bebidas, sangrias ou cocktails.

 

 

O que Dizem os Nossos Especialistas
“As peras bêbedas são para se desfrutar pontualmente e não para se comer com regularidade. Em relação ao vinho tinto usado nas receitas tradicionais, o mesmo pode ser evaporado durante a confeção. Mas não se sabe se essa evaporação é na sua totalidade, pois isso depende do tempo de confeção, depende se a panela é destapada ou não e também em que altura do processo o álcool foi introduzido pelo que crianças, grávidas, bebés devem evitar este alimento no caso de lhes ser adicionado o vinho.

Bruno Reis – Cédula 1148N
Nutricionista das Clínicas BodyScience

 

 

Como Fazer Peras Bêbedas?

Para preparar as peras bêbedas, deve descascar a fruta e manter o pedúnculo, cortando ligeiramente a base para que fiquem estáveis no prato. A calda, feita com vinho tinto, açúcar (ou mel, como alternativa natural) e especiarias como canela e cravinho, é o segredo desta sobremesa.

Depois de serem cozidas na calda, as peras podem ir ao forno para caramelizar, enquanto o restante líquido é reduzido até se tornar espesso e aromático. Para intensificar os sabores, pode deixá-las repousar na calda de um dia para o outro.

O prato combina perfeitamente com gelado, bolo ou panna cotta e pode ser finalizado com açúcar em pó, tornando esta sobremesa simples numa experiência sofisticada e irresistível.

 

 

O que Dizem os Nossos Especialistas
“Uma possibilidade para diminuir o valor calórico é adicionar xilitol como substituto do açúcar. Este, sendo um adoçante natural, tem praticamente o mesmo sabor do açúcar e se colocado na mesma proporção irá reduzir para metade o valor energético. Experimente. Os adultos podem ainda desfrutar de um acréscimo de vinho do Porto para dar aquele toque final que torna esta uma sobremesa divinal.

Bruno Reis – Cédula 1148N
Nutricionista das Clínicas BodyScience

 

 

4 Receitas de Peras Bêbadas Saudáveis

As peras bêbedas são uma delícia em qualquer contexto mas têm um sabor especial nesta altura do inverno e na época natalícia em particular. 

Seja para acrescentar à sua lista de receitas de doces de Natal saudáveis ou para saborear como sobremesa, existe sempre uma receita de peras bêbedas ideal para si.

Veja a seguir as nossas sugestões.

 

 

1. Pera Bêbada com Vinho Tinto e Mel

Para uma versão mais leve, experimente esta receita que usa o mel como adoçante natural.

 

 

Ingredientes para Pera Bêbada com Vinho Tinto e Mel:

    • 4 Peras maduras;
    • 500 ml de Vinho tinto seco;
    • 3 Colheres de sopa de mel;
    • 1 Pau de canela;
    • 3 Cravinhos;
    • 1 Estrela de anis;
    • Raspa de 1 laranja (opcional).

 

Preparação:

1. Descasque as peras, mantendo o pedúnculo e corte ligeiramente a base para que fiquem estáveis;
2. Numa panela, misture o vinho tinto, o mel, o pau de canela, os cravinhos, a estrela de anis e a raspa de laranja. Aqueça em lume médio até começar a ferver;
3. Coloque as peras na calda, reduza o lume e deixe cozinhar por 20 a 30 minutos, virando as peras ocasionalmente para ficarem cobertas pelo líquido;
4. Retire as peras e reserve. Deixe o líquido ferver por mais 10 a 15 minutos, ou até reduzir a um molho espesso;
5. Sirva as peras regadas com a calda. Pode acompanhar com iogurte natural ou frutos secos para uma explosão de sabores.

 

 

2. Peras Bêbedas com Vinho Branco

Em alternativa às peras bêbadas com vinho tinto, pode fazer as peras com vinho branco. O resultado é uma sobremesa deliciosa com uma calda mais clara.

 

 

peras bebadas vinho branco

 

 

Ingredientes para Peras Bêbedas com Vinho Branco:

    • 5 Peras Williams;
    • 75g de Açúcar Amarelo;
    • 750ml de Vinho branco;
    • 750ml de Água;
    • Canela em pau e menta q.b.

 

Preparação:

    1. Descasque as peras;
    2. Leve um tacho ao lume com as peras, a água, o vinho branco, a estrela de anis e o pau de canela. Deixe cozer em lume brando;
    3. Assim que estiverem cozidas, retire as peras e reserve;
    4. Deixe a calda levantar fervura. Quando estiver a ferver, retire o tacho do fogão e deixe arrefecer;
    5. Quando a calda e as peras estiverem arrefecidas, verta a calda sobre as peras;
    6. Antes de servir, aromatize-as com menta e canela em pó, que tem inúmeros benefícios para a saúde.

 

 

3. Peras Bêbedas com Vinho do Porto

Experimente realizar esta receita com vinho do Porto Tawny para uma calda mais doce.

 

 

peras bebedas vinho porto

 

 

Ingredientes para Peras Bêbedas com Vinho do Porto:

    • 4 Peras maduras;
    • 500 ml de Vinho do Porto;
    • 1 Colher de sopa de mel;
    • 1 Pau de canela;
    • 2 Cravinhos;
    • 1 Casca de limão.

 

Preparação:

    1. Descasque as peras, mantendo o pedúnculo e corte ligeiramente a base para que fiquem em pé;
    2. Numa panela, misture o vinho do Porto, o mel, o pau de canela, os cravinhos e as raspas de limão. Leve ao lume até começar a ferver;
    3. Adicione as peras, reduza o lume e cozinhe durante 15 a 25 minutos, regando as peras ocasionalmente com o líquido para absorverem bem os sabores;
    4. Retire as peras e mantenha-as reservadas. Deixe a calda ferver até reduzir ligeiramente, formando um molho mais espesso;
    5. Sirva as peras bêbedas com a calda por cima. Para um toque crocante, acompanhe com nozes ou amêndoas torradas.

 

 

4. Arroz Doce de Baunilha com Peras Bêbedas

Torne o seu arroz doce ainda mais especial, acrescente-lhe uma pera bêbeda. Fica irresistível!

 

 

arroz doce com peras bebedas

 

 

Ingredientes para o Arroz Doce com Peras Bêbedas:

    • 1L de Bebida vegetal de coco light;
    • 150g de Arroz integral;
    • 140g de Açúcar amarelo;
    • 2 Tiras de casca de limão (só a parte amarela);
    • 1 Pau de canela;
    • 1 Pitada de sal;
    • 4 Gemas de ovo;
    • Canela em pó para polvilhar.

 

Preparação:

    1. Leve ao lume um tacho com o leite, o pau de canela, o açúcar, o arroz e o sal e quando ferver introduza a casca de limão;
    2. Deixe cozinhar em lume brando, até o arroz estar bem cozido mas ainda caldoso;
    3. Numa taça, desfaça as gemas com um garfo e junte um pouco do arroz cozido;
    4. Mexa e adicione a mistura no tacho. Durante 1 minuto em lume branco, mexa o preparado;
    5. Retire do lume e distribua numa taça;
    6. Deixe arrefecer e polvilhe com canela;
    7. Coloque numa taça e acrescente as peras bêbadas por cima.

Uma das dificuldades de fazer pera bêbada é evitar que fiquem moles.

 

 

Clínicas BodyScience - Instagram

 

 

 

Como Evitar que as Peras Fiquem Demasiado Moles?

Para evitar que as peras bêbedas se desfaçam, cozinhe em lume brando e vigie a cozedura com frequência. Além disso, é importante escolher frutas firmes e não exceder o tempo de cozedura.

 

 

Precisa de Ajuda para Melhorar a sua Alimentação?

Se procura seguir uma alimentação saudável, marque uma consulta de nutrição nas Clínicas BodyScience em Braga, no Porto, na Póvoa de Varzim e em Lisboa.

Graças à nossa equipa de profissionais capazes de dar resposta a qualquer desafio, receberá um plano alimentar adequado às suas necessidades e aos seus objetivos.

Durante a consulta de nutrição, aprenderá a consumir opções de doces saudáveis sem comprometer a sua evolução e, assim, alcançar uma vida mais saudável.

 

 

Clínicas BodyScience - Whatsapp

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisar

Conhece o método Bodyscience?

Siga-nos no Instagram

Siga-nos nas redes sociais

Conquiste a beleza
de um corpo saudável

Marque já a sua consulta

e avaliação gratuita.

A mudança começa aqui.

Conhecimento Partilhado

Artigos
Relacionados

Mais de 50.000 pessoas confiam nas nossas Clínicas

Realização de uma Avaliação Corporal Completa;

Análise Perfil Clínico e Hábitos Alimentares;

Diagnóstico do Problema e Prescrição do tratamento;