Estima-se que 1 em 5 portugueses sofre de obstipação, condição comummente designada de prisão de ventre.
Este é um tema tabu para muitas pessoas e por isso, uma boa parte delas não procura ajuda profissional.
A prisão de ventre é mais comum em pessoas do sexo feminino, o que pode estar relacionado com o movimento mais lento dos alimentos nos intestinos da mulher, bem como com os efeitos das hormonas femininas no trato gastrointestinal. No entanto, muitos homens também são afetados por este problema.
Felizmente, existem alguns tratamentos eficazes para a obstipação intestinal e muitos deles passam por uma alteração no seu estilo de vida.
Clínicas BodyScience
Especialistas em Nutrição e Medicina Estética
O que é obstipação ou prisão de ventre?
A principal função do seu intestino é absorver a água dos alimentos à medida que ela passa pelo sistema digestivo. De seguida, o intestino cria as fezes.
Os músculos do nosso intestino impulsionam os resíduos a sair pelo reto de forma a serem eliminados. Se as fezes permanecerem no intestino por muito tempo, podem tornar-se duras e difíceis de evacuar.
Uma dieta inadequada é uma das principais causas da prisão de ventre.
Segredos de uma alimentação saudável
Ingerir fibras e ingerir água é essencial para ajudar a manter as fezes com uma consistência mole, facilitando assim a evacuação
Alimentos ricos em fibras são geralmente feitos de plantas. A fibra vem em formas solúveis e insolúveis.
A fibra solúvel pode ser dissolvida em água e criar um material macio e parecido com um gel ao passar pelo sistema digestivo. A fibra insolúvel, por sua vez, retém a maior parte da sua estrutura à medida que passa pelo sistema digestivo.
Ambas as formas de fibra se unem às fezes, aumentando o seu peso e tamanho, ao mesmo tempo que as amolecem. Este processo facilita a passagem das fezes pelo reto.
Stress, mudanças na rotina e condições que diminuem as contrações musculares do intestino ou retardam a sua vontade de evacuar também podem causar prisão de ventre.
As causas comuns de obstipação incluem:
- Dieta pobre em fibras, especialmente dietas ricas em carne, leite ou queijo
- Desidratação
- Falta de atividade física
- Ignorar o impulso de evacuar e retardar a evacuação
- Viagens ou outras mudanças na rotina
- Alguns medicamentos, como antiácidos com alto teor de cálcio e analgésicos
Prisão de ventre: sintomas mais comuns
Os movimentos intestinais normais podem variar muito de pessoa para pessoa. Algumas pessoas defecam três vezes ao dia, enquanto outras apenas três vezes por semana.
No entanto, é possível que esteja obstipada/o se sentir os seguintes sintomas:
- Menos de três evacuações por semana
- Evacuação de fezes duras e secas
- Esforço ou dor durante as evacuações
- Vontade de defecar, mesmo depois de evacuar
- Bloqueio retal
Como acabar com a prisão de ventre
Manter uma dieta equilibrada e saudável e aumentar o nível de atividade física são as maneiras mais fáceis e rápidas de tratar e prevenir a obstipação.
Experimente também as seguintes técnicas:
- Beba diariamente 1/2 litro a 2 litros de líquidos descafeinados sem açúcar, como água, para hidratar o corpo.
- Limite o consumo de álcool e bebidas com cafeína, que causam desidratação.
- Adicione alimentos ricos em fibras à sua dieta, como frutas e vegetais crus, cereais integrais, feijão e ameixas. A sua ingestão diária de fibras deve estar entre as 20 e as 35 gramas.
- Reduza os alimentos com baixo teor de fibras, como carne, leite, queijo e alimentos processados.
- Procure fazer cerca de 150 minutos de atividade física moderados todas as semanas, com uma meta de 30 minutos por dia, pelo menos cinco vezes por semana. Experimente caminhar, correr, nadar ou andar de bicicleta.
- Se sentir vontade de evacuar, não ignore e vá o mais rapidamente possível à casa de banho. Quanto mais espera, mais duras as suas fezes se podem tornar e mais difícil se torna evacuar.
- Adicione suplementos de fibra à sua dieta, se necessário. Lembre-se de beber bastantes líquidos, pois estes ajudam a que as fibras funcionem com mais eficiência.
- Use laxantes com moderação. O seu médico pode prescrever laxantes ou enemas por um curto período de tempo para ajudar a amolecer as fezes. Nunca use laxantes durante mais de duas semanas sem falar com seu médico. O seu corpo pode tornar-se dependente deles para o funcionamento adequado.
- Considere adicionar probióticos à sua dieta, como os encontrados no iogurte e no kefir com culturas ativas vivas.
- Se ainda tem problemas de obstipação, o seu médico pode prescrever medicamentos para ajudar.
- Converse com um ou uma nutricionista e siga um plano alimentar personalizado e adequado às suas necessidades e preferências. Existem alimentos que provocam obstipação e alimentos que ajudam a resolver a mesma. Um profissional de nutrição é a pessoa indicada para o reeducar a nível alimentar.
Outras coisas que pode fazer para aliviar a prisão de ventre incluem:
- Ajustar a sua postura quando está sentada/o na sanita. Pode ser mais fácil defecar se se agachar, levantar as pernas ou se se inclinar para trás.
- Verifique a sua medicação. Muitos medicamentos prescritos podem causar prisão de ventre. Pergunte ao seu médico se estes podem ser o problema e se há uma alternativa.
- Terapia Biofeedback, Pilates, Fisioterapia. Algumas pessoas ficam obstipadas porque, inconscientemente, contraem os músculos ao tentar evacuar. Um terapeuta pode ajudá-lo a treinar os músculos do assoalho pélvico para relaxar.
- Massagens. Massajar o abdómen com movimentos específicos pode ajudar a estimular os movimentos intestinais.
- Supositórios. Alguns medicamentos de venda livre para obstipação devem ser inseridos diretamente no reto. Geralmente, funcionam mais rápido do que os laxantes que toma por via oral.
Obstipação crónica: sinais de alerta
Independentemente do tratamento que fizer para aliviar a obstipação, dê a si mesma/o tempo suficiente para se sentar na sanita quando sente que precisa de evacuar.
Conter o desejo ou ser impaciente pode piorar sua obstipação. Reserve um horário regular do seu dia em que saiba que não será incomodado por vários minutos.
É também muito importante que não ignore o problema. A prisão de ventre não tratada pode causar problemas mais sérios, como hemorróidas e lacerações na pele ao redor do ânus (fissuras) que podem provocar sangramento e dor.
Ainda que pouco comum, ao esforçar-se demasiado para evacuar, pode até fazer com que parte do seu intestino saia pelo ânus – uma condição chamada prolapso retal que pode exigir cirurgia. Por isso, é muito importante que tenha calma e procure ajuda profissional.
Converse com o seu médico se tiver algum destes sintomas aliados à prisão de ventre:
- Dor de estômago
- Sangue nas fezes
- Perda de peso inexplicável
- Incapacidade de evacuar
Contacte o seu médico também se estiver com dificuldade em evacuar há mais de três semanas, mesmo fazendo tratamentos para a prisão de ventre. Pode ter uma condição chamada de Obstipação Idiopática Crónica – que significa que sua prisão de ventre pode ser causada por algo que não é físico ou fisiológico.
Vá devagar e com calma ao experimentar estas soluções. “Devagar se vai longe”, especialmente quando se trata do nosso organismo. Não exagere e não force.
Com um pouco de consciência corporal, hábitos saudáveis e ajuda profissional vai conseguir recuperar a sua saúde intestinal e o seu bem-estar.
Discussion about this post