Prevenir a gripe é o primeiro passo para conseguir passar um inverno sem idas indesejadas ao médico. A gripe é, sem dúvida, uma das principais doenças dos meses mais frios, por isso mesmo, ter conhecimento de algumas dicas para a prevenir é sempre útil.
Dicas e cuidados para prevenir a gripe
Desinfetar as mãos
As mãos são um dos principais meios de transmissão da gripe. Tocamos com elas em qualquer lado e nem nos apercebemos, por isso mesmo, desinfetar e lavas as mãos com frequência é uma das maiores dicas para prevenir a gripe que podemos dar. Utilize sabonete e água ou desinfetante à base de álcool antes e depois de preparar alimentos, antes das refeições, antes e depois do contacto com doentes e sempre que lhe parecer necessário, como em viagens de transportes públicos.
Alimentação regrada e saudável
Manter uma dieta rica em nutrientes e diversificada, ingerir as quantidades recomendadas de água, vegetais e fruta é uma das melhores formas de prevenir a gripe, uma vez que ajudam o corpo a manter-se forte. Aposte em alimentos ricos em Vitamina C, em antibióticos naturais crus, como o alho, a cebola, o gengibre e o alecrim, no limão para limpar o sistema linfático, e no tomilho, pelas suas propriedades antisséticas.
Descanso
Descansar bem e de forma regrada e constante é uma das formas de manter o corpo forte. Pelo contrário, quando não descansamos o suficiente, o corpo torna-se vulnerável a todo o tipo de ataques. Até à gripe.
Vacina de proteção contra a gripe
Prevenir a gripe também passa pela vacinação, sendo que existem alguns grupos de risco aos quais é recomendada a toma da vacina da gripe todos os anos: os doentes crónicos e imunodeprimidos, pessoas com mais de 60 anos, pessoas residentes ou internadas em instituições, e muitas outras condições que poderão ser consultadas junto do Sistema Nacional de Saúde. A administração da vacina da gripe deve ser feita anualmente, uma vez que esta está sempre a ser atualizada e o próprio vírus está em constante mutação.
Evitar mudanças bruscas de temperatura
O corpo tende a não reagir bem a mudanças repentinas de temperatura. Por isso mesmo, evite sobreaquecer a casa ou o local de trabalho, uma vez que o corpo se irá ressentir quando sair para a rua. Opte, porém, por uma temperatura que seja confortável e garanta que o filtro do ar-condicionado é limpo, pelo menos, uma vez por ano.
Vitamina C em quantidade
Aposte em alimentos ricos em Vitamina C, conhecidos por ajudarem a fortalecer o sistema imunitário, o que ajuda a prevenir a gripe. Os conselhos recaem sobre a ingestão de duas frutas por dia, todos os dias.
Evitar locais fechados
Além de se dever evitar permanecer num local fechado com alguém que está infetado com gripe, esse cuidado também é válido para quando não existe ninguém doente. Promova, pelo contrário, a circulação do ar, com um bocado da porta aberta. Assim, os fungos, vírus e bactérias terão menos oportunidades de se multiplicarem.
Roupa molhada no corpo
Apanhou chuva ou acabou de sair do ginásio? Não deixe que a roupa molhada seque no corpo. Troque, pelo contrário, por uma roupa limpa, seca e quentinha. Aproveite para aquecer a garganta com um chá morno para evitar tosses irritativas.
Partilha de objetos pessoais
Evite a partilha de objetos de uso pessoal como talheres, pratos, garrafas e até copos, uma vez que estes são meios muito vulneráveis à propagação da gripe.
Como evitar a transmissão da gripe
- Evite sair de casa enquanto estiver com febre
- Evite o contato próximo com outras pessoas para evitar a transmissão do vírus
- Aposte numa alimentação saudável para ajudar o corpo a lutar contra a gripe
- Lave as mãos com frequência com água e sabão ou com um desinfetante à base de álcool
- Utilize lenços descartáveis sempre que tossir ou espilrar e coloque-os sempre no lixo
- Evite ambientes fechados e com muitas pessoas
- Procure um serviço de saúde assim que sentir os primeiros sintomas
Oferecemos as soluções mais inovadoras, eficazes e seguras para si.
Descubra os tratamentos não invasivos.
Discussion about this post