Pressoterapia na gravidez: o que precisa saber

É possível fazer pressoterapia na gravidez? É um tratamento indicado para todas as grávidas? Que outros cuidados são necessários durante a gestação? Quais são os principais benefícios da pressoterapia? Onde estão os melhores profissionais? São muitas perguntas mas temos as respostas para todas.

[pub title=”Clínicas BodyScience” subtitle=”A beleza de um corpo saudável”]

Posso fazer pressoterapia na gravidez?

Se está grávida, saiba que pode fazer pressoterapia na gravidez, no entanto, é preciso ter alguns cuidados. Ao contrário do que aconteceria numa situação normal, durante a gestação, a sessão de pressoterapia é um pouco diferente uma vez que não pode ser feita na zona do abdómen, de modo a garantir que não provoca qualquer dano no bebé.

Todas as grávidas podem fazer pressoterapia? Não, este tratamento não é indicado para todas as gestantes. Mulheres que sofram de toxemia ou pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, pressão alta, hipertensão ou problemas nos rins ou na bexiga não podem fazer pressoterapia na gravidez. Em todo o caso, antes de avançar com qualquer tratamento estético, consulte o seu médico obstetra.

O que é a pressoterapia?

A pressoterapia é um tratamento indolor, não invasivo, seguro e muito relaxante, como tal, é indicado para este período tão especial na vida de uma mulher – desde que acautelados os pontos referidos acima. Os benefícios da pressoterapia na gravidez são o resultado deste método excecional, que combina três processos num só tratamento: terapias de infravermelhos, pressoterapia (drenagem linfática) e eletroestimulação de baixa frequência.

Com recurso a um fato com câmaras de ar, insufladas numa sequência e intensidade específicas, a pressoterapia constrange os músculos conseguindo, assim, reativar a circulação sanguínea e linfática, entre outros benefícios que indicamos de seguida. Como tal, se sente as pernas cansadas, tem dor ou sofre com má circulação durante a gravidez, saiba que após uma sessão de pressoterapia, o alívio dos sintomas é imediato.

Quais são os benefícios da pressoterapia?

O corpo da mulher está, naturalmente, preparado para as 40 semanas de gestação. A verdade é que o tamanho do bebé é certo para o corpo que o gera, no entanto, é possível que a mulher sinta algum desconforto durante a gravidez.

Tudo muda: os órgãos ajustam-se para dar espaço ao bebé, há uma intensa produção hormonal, a pressão arterial baixa, a tensão mamária aumenta, as cãibras e a má circulação sanguínea fazem-se sentir, pode sentir tonturas, muito sono, as pernas pesadas, inchadas e cansadas, entre outros sintomas normais nesta fase.

Estão patologias são tão mais intensas quanto os cuidados que mulher não teve antes e durante a gravidez. Já sabe, se teve uma vida sedentária e uma alimentação descuidada, é possível que sinta mais os efeitos da gestação, contudo, a pressoterapia na gravidez pode ajudar a diminuir o desconforto.

Tome nota de alguns dos benefícios da pressoterapia na gravidez:

  • melhora a circulação sanguínea
  • melhora a circulação linfática
  • tonifica a pele e os músculos
  • alivia e previne a dor
  • desintoxica e oxigena os tecidos
  • elimina os resíduos metabólicos das células
  • elimina os líquidos intersticiais
  • diminui a retenção de líquidos
  • diminui a pressão sobre as varicoses e as varizes
  • promove o reequilíbrio térmico
  • beneficia a eliminação das toxinas que prejudicam as funções orgânicas
  • poferece uma ação relaxante
  • equilibra o sistema nervoso
  • facilita o transporte do oxigénio e nutrientes ao cordão umbilical e placenta
  • proporciona bem-estar geral

Sabia mais sobre os benefícios da pressoterapia.

Outros cuidados importantes na gravidez

Além da pressoterapia, há outros cuidados importantes que deve ter durante a gravidez. Para começar, descanse. A gravidez não é doença mas também não é uma maratona, deve ser vivida com calma, por isso, evite os esforços e assegure que dorme 8 horas diárias. Uma alimentação equilibrada – com muitos legumes, frutas, carne, peixe e cereais integrais – e a ingestão de, pelo menos, 1,5 litros de água por dia são obrigatórios. Por fim, prefira roupas leves e largas e faça, pelo menos, uma caminhada diária para favorecer a circulação sanguínea e facilitar o trabalho de parto.

Onde fazer pressoterapia?

Como vê, a presoterapia tem influência direta em muitos dos processos naturais do organismo, como seja a circulação sanguínea ou linfática, por isso, apesar de ser um tratamento estético, é crucial que escolha profissionais qualificados para cuidar da sua saúde – especialmente, quando está grávida.

Mais de 30 mil pessoas confiam nas Clínicas BodyScience para lhes garantir saúde, qualidade de vida, bem-estar e longevidade. Sensíveis às necessidades de quem os procura, na BodyScience, cada caso é um caso, com a garantia de que os planos de tratamento são adequados ao historial de cada cliente e traçados apenas após uma primeira consulta de avaliação.

As mais avançadas tecnologias e os métodos de tratamento exclusivos, são assegurados por uma equipa multidisciplinar de fisioterapeutas, nutricionistas e esteticistas, com currículos excecionais nas suas áreas. Com centros em Guimarães, Braga, Póvoa de Varzim, Porto e Lisboa, as Clínicas BodyScience são o local certo para fazer pressoterapia na gravidez. Marque já a sua avaliação gratuita.

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisar

Conhece o método Bodyscience?

Siga-nos no Instagram

Siga-nos nas redes sociais

Conquiste a beleza
de um corpo saudável

Marque já a sua consulta

e avaliação gratuita.

A mudança começa aqui.

Conhecimento Partilhado

Artigos
Relacionados

Mais de 50.000 pessoas confiam nas nossas Clínicas

Realização de uma Avaliação Corporal Completa;

Análise Perfil Clínico e Hábitos Alimentares;

Diagnóstico do Problema e Prescrição do tratamento;