Preenchimento com ácido hialurónico: tudo o que precisa de saber

O preenchimento com ácido hialurónico tem sido muito procurado nos últimos anos, sobretudo por mulheres e homens que pretendem dar um ar mais jovem aos seus rostos.

O ácido hialurónico (AH) é uma substância natural encontrada nos fluidos dos olhos e das articulações. Atua como uma almofada e lubrificante nas articulações e outros tecidos. Este composto também afeta a maneira como o corpo responde a lesões e pode ajudar a diminuir o inchaço.

As injeções de ácido hialurónico são utilizadas em várias condições, incluindo cataratas, osteoartrite e como preenchimento de gel injetável em rugas faciais.

Muitas pessoas também costumam usar ácido hialurónico por via oral e aplicá-lo na pele para infecções do trato urinário, refluxo ácido, olhos secos, cicatrização de feridas, envelhecimento da pele e muitas outras condições, mas não há boas evidências científicas que apoiem a maioria desses outros usos.

Neste artigo ajudamos a esclarecer todas as dúvidas que possa ter sobre o ácido hialurónico.

Clínicas BodyScience
Especialistas em Nutrição e Medicina Estética

O que é ácido hialurónico?

O ácido hialurónico é um glicosaminoglicano de ocorrência natural encontrado em todo o tecido conjuntivo do corpo. Os glicosaminoglicanos são simplesmente hidratos longos não ramificados, ou açúcares, chamados de polissacarídeos.

O AH é o principal componente que dá estrutura à sua pele e é o responsável por aquele aspeto rechonchudo e hidratado.

O ácido hialurónico traz inúmeros benefícios para a pele. Desempenha um papel fundamental no processo de cicatrização de feridas e, infelizmente, diminui à medida que envelhecemos, tornando-nos mais suscetíveis a flacidez e rugas.

Quais são os principais benefícios do preenchimento com ácido hialurónico?

preenchimento com acido hialuronico

Os principais benefícios do preenchimento com ácido hialurónico são:

  • Anti-envelhecimento
  • Hidratação profunda
  • Cicatrização de feridas
  • Anti-rugas
  • Aumento da elasticidade da pele
  • Tratamento de eczemas
  • Tratamento da vermelhidão facial

Por que razão é o ácido hialurónico tão mágico? Para começar, ele funciona como um humectantes e mantém as moléculas de água na superfície da pele de forma a mantê-la bem hidratada.

Sempre que falamos de uma pele bem hidratada, referimo-nos principalmente a uma pele com muito conteúdo de água. Talvez já tenha ouvido do termo ‘Perda de água transepidérmica’. Este é o termo científico para medir a quantidade de água evaporada da pele.

Quando um produto impede esta perda de água, isso significa que ele está a manter a sua pele hidratada, garantindo que a água não saia da superfície da pele. O ácido hialurónico faz exatamente isso, diminuindo a taxa de evaporação da água – mantendo assim a sua pele hidratada por mais tempo.

Além de ser um hidratante muito eficaz, alguns estudos também descobriram que é muito bom para curar feridas.

Existem efeitos sucundários no uso de ácido hialurónico?

A palavra “ácido” pode assustar algumas pessoas, mas não precisa se preocupar.

Como o ácido hialurónico é uma parte natural presente no nosso organismo, as reações alérgicas são raras.

Se sentir efeitos sucundários, eles podem acontecer por causa de:

Se sentir qualquer tipo de efeito adverso, peça orientação a um dermatologista ou outro profissional de saúde.

Tenha acesso às novidades, dicas e ofertas exclusivas!
Subscrever Newsletter Bodyscience

Que precauções especiais deve ter ao usar ácido hialurónico?

Gravidez: não existem informações suficientemente confiáveis que garantam que é seguro aplicar ácido hialurónico durante a gravidez. Converse com o seu médico antes de se submeter a qualquer procedimento.

Amamentação: tal como na gravidez, não existem evidências científicas que comprovem que é seguro usar AH durante a amamentação. Não está claro se ele é excretado no leite materno e que efeito isso pode ter no bebé.

Endurecimento da pele e do tecido conjuntivo (esclerodermia): a aplicação de ácido hialurónico na pele pode piorar as úlceras cutâneas em pessoas com uma condição chamada esclerodermia. Se tem esclerodermia, não use ácido hialurónico na pele.

Há alguém que não deva usar ácido hialurónico?

O ácido hialurónico pode ser eficaz em pessoas com qualquer tipo de pele – mesmo aquelas com pele sensível ou com tendência a erupções cutâneas.

Também parece ser seguro aplicar o ácido na pele se estiver grávida ou a amamentar. Porém, como referimos antes, recomendamos que fale com o seu médico primeiro.

Os dermatologistas podem dar conselhos personalizados e recomendações de produtos para o seu tipo de pele ou preocupação específica.

Como pode adicionar ácido hialurónico à sua rotina?

Hidratantes, séruns e injeções são três formas comuns de aplicar ácido hialurónico.

  1. Hidratantes. Use um hidratante com ácido hialurónico no momento na sua rotina diária. O ideal é que o aplique 2 vezes por dia e sempre após a limpeza, esfoliação ou aplicação do sérum.
  2. Sérum. Um sérum de AH envolve uma rotina ligeiramente diferente. Após a limpeza, e com a pele ainda húmida, pressione algumas gotas deste ácido no seu rosto com as palmas das mãos. Não se esqueça de aplicar um hidratante alguns minutos depois.
  3. Injeções. As injeções ou preenchimento com ácido hialurónico são uma solução muito procurada hoje em dia. Pode ser aplicado em várias zonas do rosto e os resultados são imediatos e com efeito progressivo. O efeito pode durar entre 6 a 24 meses dependendo das especificidades de cada pessoa.

O ácido hialurónico funciona bem com os ingredientes de cuidados da pele mais comuns, incluindo:

  • Retinol
  • Vitamina C
  • Alfa-hidroxiácidos (AHAs)
  • Beta-hidroxiácidos (BHAs)

Com que frequência pode aplicar ácido hialurónico?

É sempre melhor seguir as instruções específicas do produto e do especialista e começar devagar.

Geralmente, pode usar o ácido hialurónico em segurança pela manhã e à noite.

Quando pode esperar resultados?

Todos os produtos são formulados de forma diferente, por isso os tempos de resultado podem variar.

Como os produtos tópicos de ácido hialurónico tendem a produzir efeitos temporários, pode começar a notar uma pele mais gorda e hidratada em pouco tempo.

Mas se está à procura de reduzir o aparecimento de linhas finas e outros sinais de envelhecimento de forma mais rápida, o melhor é recorrer aos tratamentos estéticos minimamente invasivos – como as infeções.

Considerações finais

Para manter a sua pele com a melhor aparência e melhor sensação possível, é necessário hidratá-la bem. E o ácido hialurónico é uma das maneiras mais simples de conseguir isso.

Fácil de usar, com poucas probabilidades de efeitos secundários indesejáveis e disponível numa variedade de formatos de produto.

Este é realmente um ingrediente para o cuidado da pele que pode funcionar para qualquer pessoa. Se precisa de aconselhamento profissional, converse connosco.

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisar

Conhece o método Bodyscience?

Siga-nos no Instagram

Siga-nos nas redes sociais

Conquiste a beleza
de um corpo saudável

Marque já a sua consulta

e avaliação gratuita.

A mudança começa aqui.

Conhecimento Partilhado

Artigos
Relacionados

Mais de 50.000 pessoas confiam nas nossas Clínicas

Realização de uma Avaliação Corporal Completa;

Análise Perfil Clínico e Hábitos Alimentares;

Diagnóstico do Problema e Prescrição do tratamento;