À medida que vão envelhecendo, os homens têm a tendência a perder massa óssea, o que pode resultar em osteoporose, uma doença que fragiliza os ossos, tornando-os propensos a fraturas, sugere um estudo publicado na revista “Bone”.
Investigadores da Universidade do Missouri, nos EUA, descobriram que determinados tipos de exercício de levantamento de pesos e de saltos aumentam a densidade óssea em homens de meia-idade saudáveis e ativos que tenham baixa massa óssea.
“Os programas de levantamento de pesos existem para aumentar a força muscular, no entanto, existe pouca investigação acerca de o que acontece aos ossos durante este tipo de exercícios”, refere Pam Hinton, uma das autoras do estudo.
Os cientistas descobriram que a massa óssea de todo o corpo e da coluna lombar desenvolveu-se significativamente após seis meses de ambos os programas de exercício físico e que este aumento se manteve no final dos 12 meses. A densidade óssea na anca apenas aumentou naqueles indivíduos que realizaram o programa de levantamento de pesos.
Hinton considera que tal como uma pessoa não tem de sofrer de doença cardíaca ou de hipertensão para começar a fazer exercício físico, os indivíduos também “não precisam de saber que têm osteoporose para começar a levantar pesos”, adianta a cientista.
Fonte: Alert
Saiba também como pode emagrecer ou eliminar a gordura localizada de uma forma rápida, saudável e sem esforço, clique aqui:
Discussion about this post