A pele seca do rosto é, na verdade, um sintoma relacionado com diversas patologias. Quando a pele é seca, há sinais para os quais é preciso ter atenção porque pode resultar em pele áspera, repuxada, escamosa, com fissuras, prurido ou vermelhidão. Se a secura da pele não for tratada de forma adequada, os sintomas podem agravar, prejudicando as redes de hidratação nas camadas mais profundas da pele. Conheça as causas desta condição e saiba quais os cuidados que deve ter para prevenir e tratar a pele seca.
[pub title=”Clínicas BodyScience” subtitle=”A beleza de um corpo saudável”]
17 causas da pele seca do rosto
Diversos fatores, internos e externos, podem comprometer a barreira natural do corpo, sendo responsáveis pela pele seca do rosto. Algumas doenças, a toma de medicação, a má nutrição, ambientes agressivos ou a temperatura da água do banho são apenas algumas das causas que provocam a secura da pele. Saiba tudo o que pode estar a prejudicar a saúde da sua pele para que possa mudar hábitos e fazer as correções necessárias.
Eis as principais causas da pele seca do rosto:
- Não beber a dose diária recomendada de água
- Uso inadequado de sabonete
- Creme hidratante inadequado
- Condições climáticas adversas (calor, frio, ar seco, vento, etc.)
- Influências externas (ar condicionado, cloro da piscina, etc.)
- Mudanças sazonais (verão/inverno)
- Banhos demorados, com água muito quente
- Desequilíbrio hormonal
- Doenças como diabetes, hipotiroidismo ou psoríase
- Idade avançada
- Envelhecimento precoce
- Toma de medicamentos
- Predisposição genética
- Dieta pobre (défice de fibras, vitaminas, sais e minerais)
- Exposição excessiva à luz solar
- Tabaco
- Stress
Especialmente quando a pele é seca (ou oleosa) há cuidados diários importantes para garantir que os tecidos se mantêm saudáveis e jovens por muito tempo. Eis algumas dicas para cuidar da pele do rosto.
Hidrata a pele diariamente
Se tem a pele do rosto seca, não pode descuidar a hidratação. O primeiro cuidado diz respeito ao creme. Ainda que o seu orçamento seja curto, não há desculpas já que, hoje em dia, há muita oferta, para diferentes tipos de pele, de várias marcas e a diferentes preços. Aplique o creme ao acordar e ao deitar (de preferência, no máximo, 3 minutos após o banho), lembrando que o hidratante deve ser diferente para cada período – ou seja, de manhã um creme mais fluido, ao deitar mais espesso.
Evite a água quente
A água a alta temperatura pode prejudicar a textura e a hidratação da pele, uma vez que a água quente remove a barreira protetora de pele. Após algum tempo, a água quente agride de tal forma os tecidos que a pele fica com um aspeto rachado e com sensação de prurido. Não é obrigatório tomar banho com água gelada mas os banhos devem ser curtos (menos de 5 minutos) e a água morna é a temperatura ideal para cuidar da pele. Opte por um sabonete neutro ou hidratante mas prefira as soluções líquidas.
Esfoliar também é preciso
A esfoliação é necessária a qualquer tipo de pele porque é a melhor forma (e mais barata!) de eliminar as células mortas e desobstruir os poros. É importe escolher um esfoliante adequado ao seu tipo de pele para depois aplicar no rosto, uma vez por semana, com movimentos circulares e suaves. De seguida, deve sempre hidratar a pele. Também pode fazer o seu próprio esfoliante misturando duas colheres de sopa de leite de coco com uma colher sopa de aveia.
As Clínicas BodyScience dispõem dos tratamentos mais inovadores para devolver a juventude ao seu rosto.
Obtenha uma pele mais lisa e saudável
Marque Já a sua Consulta de Avaliação Gratuita
Beba muita água
Para tratar a pele seca do rosto, o processo começa de dentro para fora, por isso, beba diariamente a quantidade de água necessária para o seu peso (35 ml por cada quilo de peso corporal). A água não só hidrata a pele como lhe confere a elasticidade essencial para se manter jovem e saudável por mais tempo. Além disso, é pela água que é possível eliminar as toxinas que secam a pele.
Cuide da alimentação
Frutas e verduras são essenciais para manter a pele hidratada, saudável, bonita e o organismo forte. De acordo com a Roda dos Alimentos, para uma alimentação saudável devemos comer, todos os dias, entre três a cinco peças de fruta fresca e verduras. Ricos em água, vitaminas e sais minerais, estes alimentps são os melhores amigos da pele. Reduza o consumo de sal, de gorduras e de açúcar nas suas variadas formas (bolachas, refrigerantes, fast food, fritos, etc.).
Não fume
O tabaco tem feitos muito nocivos para a pele (e para a saúde em geral). Sabia que na sua composição, o cigarro contém alcatrão? Esta substância entope os poros e resseca a pele. É também responsável por dificultar a respiração, privando as células de oxigénio, além de diminuir as reservas de vitaminas nos tecidos.
Por fim, se os sintomas estão a piorar, recomendamos que consulte o seu médico de família ou dermatologista para um diagnóstico e acompanhamento adequado.