Papos nos Olhos: Causas e Como Eliminar

papos nos olhos

Os papos nos olhos são uma preocupação comum e podem ocorrer por vários motivos, incluindo envelhecimento, fadiga ocular, stress e características individuais da pele, como a textura.

Geralmente, os papos nos olhos não necessitam de tratamento. No entanto, em alguns casos, este inchaço, além de ser inestético e incómodo, também pode ser sinal de um problema de saúde.

É importante frisar que papos nos olhos e pálpebras inchadas, são condições diferentes, já que as últimas são causadas por alergias, infeção, inflamação ou trauma. Porém, também estas podem provocar um inchaço sob os olhos.

Existem muitas formas de ajudar a reduzir os papos nos olhos. Alguns tratamentos são simples e só dependem de si, como beber mais água. Outros requerem um cuidado especial e a intervenção de especialistas.

Neste artigo, mostramos-lhe por que motivo surge este inchaço, como pode preveni-lo e quais são as melhores formas e tratamentos de eliminar papos dos olhos.

 

 

O que são os Papos nos Olhos?

Se procura saber o que são os papos nos olhos inchados, saiba que se trata de um problema estético. Os papos olhos no homem ou na mulher surgem devido ao prolapso de gordura na pálpebra inferior.

 

 

Qual o Significado de Papos nos Olhos?

O significado de papos nos olhos passa pelo inchaço e saliência da área por baixo dos olhos, dando ao rosto um aspeto cansado, envelhecido e triste.

Os papos nos olhos são causados pela acumulação excessiva de líquidos no tecido cutâneo circundante. Como a pele ao redor dos olhos é muito fina, o inchaço e a descoloração podem ser bastante proeminentes.

 

 

clinicas bodyscience - nutrição estética

 

 

Quais as Causas mais Comuns nos Papos nos Olhos?

Os papos geralmente resultam de uma variedade de fatores, incluindo:

  • Consumo excessivo de sal, o que causa retenção de líquidos;
  • Sinusite;
  • Desidratação;
  • Fadiga;
  • Stress;
  • Choro;
  • Envelhecimento;
  • Exposição solar;
  • Traços faciais;
  • Fumar;
  • Má alimentação;
  • Genética;
  • Falta de sono.

Existem alguns problemas de saúde que também podem contribuir para o inchaço dos olhos, tais como a Mononucleose, Hipertireoidismo ou Dacriocistite.

Com o envelhecimento da pele, o inchaço pode ser causado, em parte, quando o tecido adiposo, que normalmente protege o olho dentro da órbita ocular, começa a mover-se para a frente e a preencher os espaços abaixo do olho. Quando procura por causas dos papos nos olhos, saiba que o envelhecimento é mesmo a causa mais comum.

Infelizmente, muitas pessoas têm papos nos olhos simplesmente porque essa característica é comum na sua família (fator hereditário).

Ter um estilo de visa saudável, usar boa maquilhagem, um creme adequado e até remédios caseiros para tirar papos dos olhos são soluções a adotar para prevenir e disfarçar o aparecimento de papos nos olhos.

 

 

Como Eliminar os Papos nos Olhos?

Na maioria dos casos, os papos nos olhos desaparecem naturalmente. O que determina se precisa ou não de tratamento é a causa do inchaço.

Porém, existem algumas coisas que pode fazer para eliminar as bolsinhas sob os olhos. Continue a ler para descobrir o que pode fazer.

 

 

  • Aplicar Sacos de Chá

O chá não é apenas para beber. É possível dar um uso diferente aos saquinhos de chá com cafeína, colocando-os sob os olhos para ajudar a reduzir e eliminar o inchaço.

A cafeína presente em alguns chás contém antioxidantes poderosos e pode aumentar o fluxo sanguíneo da pele. Além disso, ajuda a proteger contra os raios ultravioleta e retarda o processo de envelhecimento.

O chá verde, em particular, tem sido elogiado por investigadores pelos seus potenciais efeitos anti inflamatórios, como mostra um recente estudo de 2020. Está perante um tratamento caseiro para papos nos olhos.

 

 

Como Aplicar os Saquinhos de Chá nos Olhos:

  • Prepare dois sacos de chá durante 3 a 5 minutos;
  • Deixe-os arrefecer e coloque-os no frigorífico por cerca de 20 minutos;
  • De seguida, esprema o líquido extra dos sacos e aplique na área sob os olhos;
  • Deixe-os repousar sob os papos dos olhos durante 15 a 30 minutos.

 

 

  • Usar Compressas Frias

As compressas frias podem proporcionar um grande alívio e ajudar na redução dos papos nos olhos.

A aplicação de frio na área inchada ajuda a que os vasos sanguíneos se contraiam rapidamente, provocando um alívio temporário.

Embora possa comprar compressas frias numa farmácia, improvisar com coisas que tem em casa também pode resultar.

Algumas opções “caseiras” incluem:

  • Colher de chá gelada;
  • Pepino frio;
  • Pano húmido;
  • Saco de vegetais congelados.

Antes de aplicar, envolva a compressa (ou outro item que escolher) num pano macio para evitar que a pele fique muito gelada. Só precisa de aplicar a compressa durante alguns minutos para ver os resultados e já estará a contribuir para reduzir os papos nos olhos.

 

 

  • Limpar o Nariz com um Irrigador

Algumas pessoas que sofrem de sinusite referem que o uso de um irrigador ou descongestionante nasal ajuda a prevenir e eliminar o inchaço e os papos nos olhos.

Este irrigador é um dispositivo que enche com uma solução de água salgada (soro fisiológico) para depois ser colocado no nariz para irrigar os seios da face, removendo assim todas as secreções e outros resíduos acumulados.

 

 

Procedimento para Limpar o Nariz com um Irrigador:

  • Encha o depósito do irrigador com soro ou com uma solução de água salgada que pode fazer em casa: 1/2 colher de chá de sal em 1 xícara de água; aqueça a água para dissolver o sal e, de seguida, deixe arrefecer um pouco antes de usar. Quente ou morno é melhor para o conforto.
  • Incline a cabeça para o lado sobre o lavatório da casa de banho. Coloque o bico do irrigador na narina.
  • Respire pela boca enquanto derrama suavemente a solução. A solução deve ser drenada pela outra narina.
  • Repita esse processo com a cabeça inclinada para o outro lado.
  • Após o uso, enxague o depósito com água filtrada, destilada ou esterilizada.
  • Deixe-a secar bem antes de guardar.

Se optar por este método em casa, certifique-se que usa água destilada ou esterilizada para criar a sua solução de água salgada. Outra maneira excelente para quem anda à procura de saber como reduzir os papos nos olhos.

 

 

  • Adicionar Retinol à sua Rotina Diária

Os cremes que contêm retinol têm sido usados para uma variedade de problemas de pele, incluindo:

  • Acne;
  • Psoríase;
  • Envelhecimento.

 

 

Como é que o Retinol pode Ajudar com os Papos nos Olhos?

Quando é aplicado na pele, este ingrediente pode melhorar a deficiência de colagénio.

Pode encontrar concentrações mais baixas de retinol em diferentes produtos de venda livre. Concentrações maiores necessitam de receita médica.

O retinol é geralmente aplicado na pele uma vez por dia, cerca de meia hora após a lavagem do rosto. Inclua-o na sua rotina de cuidados com a pele.

Não use cremes de retinol ou tome vitamina A extra se estiver grávida.

 

 

  • Recorrer a Preenchimentos Dérmicos

Se procura por uma solução mais duradoura para os papos nos olhos, os preenchimentos dérmicos, como o ácido hialurónico para olheiras, podem ser uma boa opção.

O preenchimento com ácido hialurónico é um tratamento para papos nos olhos de longa duração que pode manter os olhos sem as bolsas por até 12 meses. É eficaz a eliminar papos nos olhos.

As injeções melhoraram a aparência dos papos nos olhos, suavizando os contornos da órbita do olho e dando-lhe uma aparência naturalmente mais jovem.

 

 

papos nos olhos causas

 

 

Qual o Melhor Tratamento para Papos nos Olhos?

Um tratamento que pode ajudar a eliminar os papos nos olhos é a drenagem linfática facial, que consiste numa técnica de massagem realizada com movimentos lentos e ritmados. O objetivo passa por estimular o sistema linfático, ativando os gânglios linfáticos, de modo a ajudar a filtrar e remover o excesso de líquidos e impurezas do organismo.

Nas Clínicas Bodyscience tem acesso a tratamentos de Drenagem Linfática, como a Pressoterapia.

Também o Peeling Facial contribui para renovar a sua pele, eliminando células mortas e revitalizando.

Um especialista avaliará o seu caso e ajudará a chegar à melhor solução se quer saber como tratar os papos nos olhos.

 

 

Por que Optar por Tratamentos Não Invasivos?

Em primeiro lugar, saiba que um tratamento não invasivo implica a aplicação de técnicas médicas ou terapêuticas que não exigem qualquer cirurgia. São realizados externamente, com recurso a equipamentos tecnológicos de última geração, para tratar alguma questão.

Com esta abordagem, qualquer pessoa pode retomar perfeitamente a sua vida, não sentindo qualquer impacto. Os riscos são mínimos, desde que recorra a profissionais especialistas e qualificados, como os que encontra nas Clínicas da Bodyscience.

Para quem procura saber como eliminar os papos nos olhos, com tratamentos não invasivos, saiba que pode encontrar a resposta nas Clínicas da BodyScience.

 

 

Qual o Melhor Creme para os Papos nos Olhos?

O melhor creme para os papos olhos deve ser recomendado por um profissional que analise o seu problema e veja qual é o tipo adequado ao seu problema.

O mercado está repleto de cremes com a promessa de como eliminar os papos nos olhos. Existem marcas como Caudalie, Avène ou Nuxe com várias soluções.

 

 

Como Disfarçar os Papos nos Olhos?

Gostaria de saber como pode disfarçar os papos nos olhos? Fique a conhecer algumas opções:

  • Boa maquilhagem e cosméticos de referência vão ajudar a disfarçar;
  • Corte duas rodelas de batatas ou de pepinos e coloque sobre cada olho. Vão ajudar a desinflamar e aumentar a circulação sanguínea;
  • Evite esfregar os olhos pois isso só vai irritar a pele e provocar um ligeiro inchaço;
  • Reduza o consumo de sal na sua alimentação. Um estudo publicado na revista Nature Neuroscience demonstra que as funções cognitivas e neurovasculares são afetadas pelo excesso de sal na comida que ingerimos;
  • Evite fumar ou consumir álcool. O tabaco contribui para que problemas vasculares sobressaiam na zona do contorno dos olhos;
  • Coloque uma compressa fria sobre os olhos;
  • Beba muita água, já que a desidratação contribui para o inchaço sob os olhos;
  • Coloque uma almofada mais alta para dormir, já que isso pode prevenir a acumulação de líquido à volta dos olhos;
  • Coloque uma pequena quantidade de gel de aloé vera sobre os olhos, já que as suas propriedades anti-inflamatórias podem ajudar a aliviar o inchaço;
  • Exercite-se com regularidade. O exercício físico melhora a circulação e previne a retenção de líquidos;
  • Faça pequenas massagens suaves sobre os olhos. Se procura por como tirar os papos nos olhos, saiba que esta solução ajudará a aliviar.

Em termos gerais, se procurar ter um estilo de vida saudável, as olheiras e papos nos olhos serão menores e conseguirá prevenir o seu aparecimento.

 

 

Clínicas BodyScience - Instagram

 

 

A Alimentação Influencia o Aparecimento de Papos nos Olhos?

Sim, a dieta tem um peso muito importante no aparecimento de papos nos olhos. Já sabe que precisa de ter cuidado com a ingestão excessiva de sal, evitar o álcool e a cafeína, ter cuidado com alimentos que desencadeiam alergias e evitar os alimentos processados e industrializados.

Deve ter uma dieta equilibrada, com todos os nutrientes essenciais. Se precisar de ajuda em relação à nutrição, pode marcar uma consulta com um nutricionista da BodyScience.

 Na maioria dos casos, os papos nos olhos desaparecem com facilidade. Se notar esses sintomas sob apenas um dos olhos ou se os papos piorarem com o tempo, converse com o seu médico.

 

 

Quando Deve Consultar um Médico por Cauda dos Papos nos Olhos?

Alguns casos de papos nos olhos podem ser resultado de uma infeção ou outro problema médico que requer uma atenção especial. Também deve consultar o seu médico se o seu inchaço for:

  • Severo e duradouro;
  • Apresentar vermelhidão;
  • Causar dor ou comichão;
  • Afetar outras partes do seu corpo, como as pernas.

O seu médico pode oferecer-lhe algumas soluções a longo prazo, como cremes ou outros tratamentos que funcionam para reduzir o inchaço.

Além das dicas que lhe demos, é importante que tenha outros cuidados diários como:

  • Descansar e dormir bem;
  • Manter a cabeça elevada enquanto dorme;
  • Beber grandes quantidades de água;
  • Não fumar;
  • Evitar comidas processadas ou com muito sal;
  • Prevenir situações de stress;
  • Não beber álcool ou evitá-lo;
  • Ingerir alimentos ricos em ferro, potássio e colagénio;
  • Limpar bem a pele antes de dormir;
  • Usar protetor solar.

 

 

Considerações Finais

O inchaço, edema, papo ou bolsinha nos olhos é normal. Geralmente, desaparece sem tratamento.

O tratamento precoce é importante. Na Bodyscience encontra vários tratamentos não invasivos de rejuvenescimento facial. Pode agendar uma consulta de avaliação gratuita para saber qual o tratamento mais adequado para eliminar papos nos olhos.

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisar

Conhece o método Bodyscience?

Siga-nos no Instagram

Siga-nos nas redes sociais

Conquiste a beleza
de um corpo saudável

Marque já a sua consulta

e avaliação gratuita.

A mudança começa aqui.

Conhecimento Partilhado

Artigos
Relacionados

Mais de 50.000 pessoas confiam nas nossas Clínicas

Realização de uma Avaliação Corporal Completa;

Análise Perfil Clínico e Hábitos Alimentares;

Diagnóstico do Problema e Prescrição do tratamento;