A Organização Mundial de Saúde publicou um novo projeto de diretrizes no sentido de reduzir o consumo diário de açúcar para um total de 5% das calorias ingeridas diariamente.
Estas novas diretrizes vêm na sequência do aumento a que se tem vindo a assistir, nos últimos anos, no consumo dos chamados “açúcares livres”. A Organização Mundial de Saúde (OMS) refere-se aos açúcares que são adicionados aos alimentos pelos fabricantes, como a frutose, glicose ou sacarose, e aos açúcares que se encontram naturalmente presentes nos alimentos como o mel, sumos e concentrados de fruta e xaropes.
As diretrizes atuais da OMS relativamente ao consumo diário de açúcar foram estabelecidas em 2002 e estabelecem que o consumo do mesmo deverá perfazer 10% do total de calorias ingeridas diariamente.
Segundo a OMS, existe uma preocupação crescente que o consumo de açúcares conduza à escolha, por parte do consumidor, de alimentos menos adequados em termos nutricionais e que se verifique assim um aumento no consumo total de calorias diário.
Nos EUA, por exemplo, o consumo de bebidas açucaradas é bastante elevado. A OMS explica que o consumo deste tipo de bebidas, poderá conduzir à adoção de uma dieta pouco saudável, ao aumento de peso e a doenças como a diabetes e doenças cardiovasculares. Um estudo demonstrou que o consumo de açúcares adicionados poderá contribuir para aumentar o risco de doença cardiovascular e o consumo elevado de açúcar está associado à diabetes tipo 2.
A OMS aponta ainda para a prevalência das doenças dentárias causadas pelo consumo de açúcares livres. Segundo dados da organização, entre 60 a 90% das crianças e quase 100% dos adultos em todo o mundo apresentam cáries dentárias.
O novo projeto de diretrizes recomenda os 10% de consumo de açúcar do total de calorias consumidas diariamente, mas aponta que a respetiva redução para 5% poderá oferecer benefícios adicionais.
Referência: ALERT Life Sciences Computing
Saiba também como pode perder peso ou eliminar a gordura localizada de uma forma rápida, eficaz e saudável com o BodyShape, onde 30 minutos equivalem a 750 abdominais!
Oferecemos as soluções mais inovadoras, eficazes e seguras para si.
Descubra os tratamentos não invasivos.
Marque Já a sua Consulta de Avaliação Gratuita
Discussion about this post