As olheiras são uma pigmentação da pele sob os olhos muito comum em homens e em mulheres.
Frequentemente associadas ao cansaço ou insónias e acompanhadas de papos nos olhos, as olheiras podem fazê-la/o sentir-se mais velha/o do que é.
Embora a fadiga possa parecer a explicação mais lógica para esta condição, há uma série de fatores que podem contribuir para o aparecimento das olheiras. Na maioria dos casos, não são motivo de preocupação e não requerem atenção médica.
Continue a ler para aprender mais sobre olheiras escuras e como tratá-las.
Clínicas BodyScience
Especialistas em Nutrição e Medicina Estética
Olheiras: causas mais comuns
Existe um variado conjunto de fatores diretamente ligados ao aparecimento de olheiras, podendo dividir-se entre fatores genéticos e fatores desencadeados pela rotina e estilo de vida de cada pessoa.
No caso dos fatores genéticos, incluem-se as alergias, os problemas de pigmentação ou, simplesmente, uma consistência muito fina da pele na zona dos olhos, o que faz com que os vasos sanguíneos sobressaiam com maior evidência.
Em relação aos fatores relacionados com o estilo de vida, as noites mal dormidas e a forte exposição à luz do sol são os mais recorrentes na relação causa e efeito.
Existem vários fatores que contribuem para as olheiras. Algumas causas comuns de incluem:
1. Fadiga
Dormir demasiado, fadiga extrema ou apenas manter-se acordado algumas horas após a hora normal de dormir, pode causar a formação de olheiras escuras.
A privação de sono pode fazer com que sua pele fique opaca e pálida, fazendo com que os tecidos escuros e os vasos sanguíneos sob a pele apareçam.
A falta de sono também pode causar a acumulação de fluido sob os seus olhos, fazendo com que o inchaço apareça. Como resultado, é possível que as olheiras que vê possam ser, na verdade, sombras projetadas pelas pálpebras inchadas.
2. Idade
O envelhecimento natural é outra causa comum das olheiras.
Conforme envelhecemos, a pele fica mais fina, e também perde a gordura e o colagánio necessários para manter a elasticidade.
À medida que isso acontece, os vasos sanguíneos escuros sob a pele tornam-se mais visíveis, fazendo com que a área abaixo dos olhos escureça.
3. Tensão ocular
Olhar para a televisão ou para o ecrã do computador pode causar uma pressão significativa nos olhos. Essa tensão pode provocar a dilatação dos vasos sanguíneos e fazer com que a pele ao redor dos olhos escureça.
4. Alergias
As reações alérgicas e a secura dos olhos podem desencadear olheiras.
Quando tem uma reação alérgica, o corpo liberta histaminas em resposta às bactérias nocivas. Além de causar sintomas desconfortáveis - como comichão, vermelhidão e olhos inchados – as histaminas também fazem com que os vasos sanguíneos se dilatem e se tornem mais visíveis.
As alergias também podem aumentar a sua vontade de esfregar e coçar a pele, piorando os sintomas, causando inflamação, inchaço e o rompimento dos vasos. Isso pode resultar em sombras escuras sob os olhos.
5. Desidratação
A desidratação é uma causa comum de olheiras. Quando o corpo não está a receber a quantidade adequada de água, a pele sob os olhos começa a parecer opaca e os olhos mais fundos.
6. Excessiva exposição solar
A exposição excessiva ao sol pode fazer com que o seu corpo produza um excesso de melanina, o pigmento que dá cor à pele. Muito sol – especialmente para os olhos – além do envelhecimento precoce da pele, pode causar o escurecimento da pigmentação da pele na zona dos olhos.
7. Genética
A herança genética também desempenha um papel no desenvolvimento das olheiras.
Pode ser uma característica hereditária observada na infância e pode piorar com a idade ou desaparecer lentamente. Algumas condições médicas, como doenças da tiróide, também podem resultar em olheiras.
8 dicas para prevenir olheiras
O melhor tratamento é a prevenção. Para prevenir o aparecimento de olheiras escuras, experimente:
1. Dormir de barriga para cima e usar uma almofada extra
Se as sombras mais escuras e o inchaço ao redor dos olhos parecem ser o primeiro grande problema do seu dia, considere dormir de barriga para cima com uma almofada extra de forma a não acumular tanto líquido entre a córnea e a pupila do olho.
Outra dica importante para prevenir olheiras passa por manter a almofada protegida contra diferentes tipos de alergénicos (pó e ácaros, nas suas formas mais recorrentes) com uma capa de almofada mais grossa.
2. Tomar anti-histamínicos
A maior parte das pessoas sofre de uma forte coloração negra à volta dos olhos sem conseguir reconhecer a sua causa.
Uma solução simples e eficaz pode passar também pela ingestão moderada de anti-histamínicos antes de se deitar para dormir. Recomendamos que consulte o seu médico para que se seja feita a prescrição mais adequada.
3. Escolher um creme adequado para remover a maquilhagem
Mesmo que não tenha uma pele particularmente sensível, considere o revestimento que envolve os seus olhos como uma das partes mais sensíveis do seu corpo.
A pele que envolve os olhos é uma das mais finas do nosso corpo, portanto, qualquer irritação, por muito pequena que possa ser, causará inflamação.
Tipos de pele: sabe qual é o seu?
4. Dormir mais
Uma dica simples para prevenir olheiras passa por uma noite de sono de qualidade.
Tente dormir o suficiente para se sentir bem e revigorada/o no dia seguinte. Mantenha uma alimentação equilibrada e saudável e evite beber álcool poucas horas antes de se ir deitar.
5. Evitar o excesso de sal
É do senso comum que, para além de todos os outros malefícios, o consumo excessivo de sal provoca a retenção de líquidos no corpo.
Mas sabia que o inchaço resultante da ingestão de sal também pode ser verificado nos seus olhos? O sal pode mesmo reter a água nos seus olhos, provocando inchaço. Portanto, um consumo regrado de sal pode ajudar a prevenir olheiras.
Sal, açúcar e gordura: o trio a evitar
6. Manter-se hidratada/o
Manter-se hidratada/o é o melhor melhor corretor de olheiras natural.
Quando o corpo está desidratado tende a reter a maior quantidade de líquidos que consegue, causando uma sensação real de inchaço.
Para garantir que se mantém devidamente hidratada/o, beba cerca de 2 litros de água diariamente.
7. Evitar o excesso de álcool
O consumo excessivo de álcool é um dos maiores culpados da desidratação. Este atua como uma espécie de diurético, fazendo com que perca fluídos e eletrólitos.
Se sofre de olheiras, reduzir o consumo de álcool pode ser uma solução eficaz.
8. Consumir mais alimentos ricos em Vitamina C
A vitamina C é outra solução para prevenir olheiras e livrar-se dos apelidados “olhos de panda”.
Consumir alimentos ricos em vitamina C ajuda o organismo a produzir colagénio, uma proteína produzida pelo corpo, sendo uma das suas principais funções manter a pele saudável, hidratada e livre de manchas.
Deixamos-lhe uma pequena lista de alimentos ricos em vitamina C que aumentam a produção de colagénio:
- morangos
- brócolos
- couve-flor
- amoras
- framboesas
- limão
- laranja
- tomate
- abacaxi
Tenha acesso às novidades, dicas e ofertas exclusivas!
Subscrever Newsletter Bodyscience
Como eliminar olheiras definitivamente: melhores tratamentos
O tratamento das olheiras depende da causa subjacente. No entanto, existem alguns tratamentos que podem ajudar a controlar esta condição.
Alguns dos métodos mais comuns podem ser feitos em casa e incluem:
1. Aplicar uma compressa fria
Uma compressa fria pode ajudar a reduzir o inchaço e diminuir os vasos sanguíneos dilatados. Ao fazê-lo pode reduzir o aparecimento do inchaço e ajudar a eliminar as olheiras.
2. Enrolar alguns cubos de gelo numa toalha limpa e aplicar nos olhos
Também pode humedecer uma toalha com água fria e aplicá-la na pele sob os olhos durante 20 minutos para obter o mesmo efeito. Repita este processo se o pano ficar quente ou se o gelo derreter.
3. Durma mais
Dormir também pode ajudar a reduzir o aparecimento de olheiras. A privação de sono pode fazer com que sua pele pareça pálida, tornando as olheiras escuras mais evidentes. Permita-se sete a oito horas de descanso diárias para evitar o aparecimento de olheiras.
4. Eleve a cabeça
Embora a privação de sono possa desempenhar um papel na produção dessas bolsas escuras sob os seus olhos, por vezes a posição em que dorme também pode ter impacto. Eleve a cabeça com algumas almofadas para evitar que o fluido se acumule sob os olhos.
5. Aplique saquinhos de chá
Aplicar saquinhos de chá frio nos olhos pode melhorar a aparência das olheiras. O chá contém cafeína e antioxidantes que podem ajudar a estimular a circulação sanguínea, diminuir os vasos sanguíneos e reduzir a retenção de líquidos sob a pele.
Procedimento: mergulhe dois sacos de chá preto ou chá verde em água quente durante cinco minutos; deixe-os esfriar no frigorífico, durante 15 a 20 minutos; quando estiverem frios, coloque as saquetas de chá nos olhos fechados durante cerca de 10 a 20 minutos. No final, lave os olhos com água fria.
Para uma solução mais eficaz e permanente, alguns tratamentos médico-estéticos podem reduzir o aparecimento de olheiras. Alguns dos métodos mais comuns incluem:
- Peeling facial para reduzir a pigmentação
- Preenchimento com ácido hialurónico para olheiras, para esconder os vasos sanguíneos e a melanina que estão a causar a descoloração da pele sob os olhos
- Remoção de gordura para retirar o excesso de gordura e pele, revelando uma superfície mais lisa e uniforme
Antes de decidir sobre qualquer procedimento, discuta as suas opções com um especialista.
Considerações finais
Para muitas pessoas, as olheiras são temporárias e costumam ser uma indicação de envelhecimento ou falta de sono.
Embora haja vários tratamentos caseiros e médico-estéticos disponíveis para melhorar a aparência das olheiras, geralmente, estas não são motivo de preocupação.
No entanto, se a descoloração ou o inchaço piorarem com o tempo, agende uma consulta para garantir que diagnosticou o problema corretamente e que está a receber o melhor tratamento.