O que são?
Os óleos vegetais estão incluídos na grande família das gorduras (lípidos), juntamente com a manteiga e as margarinas. Os óleos vegetais destinados à alimentação humana são definidos como o produto obtido de frutos ou sementes, isento de impurezas. Porém, denomina-se “gordura vegetal” quando se apresenta no estado sólido à temperatura de 20°C e “óleo vegetal” se estiver no estado líquido a essa mesma temperatura.
Importância nutricional
Os lípidos constituem um dos três macronutrientes presentes nos alimentos e desempenham um papel importante na nossa saúde. É verdade que a sua ingestão em excesso pode ser prejudicial, mas estes são fundamentais se consumidos em quantidades adequadas e em conjunto com os restantes
macronutrientes.
Uma das suas principais funções é fornecer energia. São também imprescindíveis para transportar as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K). Salienta-se ainda o papel das gorduras ómega-6 e ómega-3 pois são os principais constituintes das membranas celulares e são fundamentais para o saudável crescimento e desenvolvimento, fortalecimento do sistema imunitário, manutenção da saúde cardiovascular e na resposta a estímulos inflamatórios.
Principais tipos de óleos vegetais
1. Óleo de Coco:
A gordura de coco é muito estável, pelo que é adequada para usar a temperaturas elevadas, como para fritar. Habitualmente apresenta-se sólida e só se torna líquida a partir dos 25 º. Esta pode ser
usada em diversas receitas: salteados, muffins, panquecas saudáveis ou simplesmente para barrar no pão. A gordura de coco pode ser usada como creme facial e corporal hidratante, amaciador de cabelo e para remover maquilhagem.
2. Óleo de Argão:
Um dos óleos mais preciosos usados em culinária para temperos. Produzido de forma tradicional, é antioxidante, rico em vitamina E, carotenos e ácidos gordos ómega-6 e ómega-9. É muito usado em cosmética devido às suas propriedades nutritivas.
3. Azeite:
Uma gordura rica em antioxidantes e ómega-9 (ácido oleico). Um dos alimentos mais caraterísticos da dieta mediterrânica. É adequado para todo o tipo de cozinhados.
4. Óleo de Sésamo:
Este óleo é bastante estável e resistente. É rico em antioxidantes e apresenta um equilíbrio adequado entre ómega-6 e ómega-3. É utilizado por toda a Ásia como um dos óleos culinários mais versáteis. Para um sabor e aroma oriental ainda mais autêntico, use o óleo de sésamo tostado em marinadas, molhos, temperos e em alimentos salteados.
5. Óleo de Girassol:
Um dos óleos mais popularmente usados devido à sua versatilidade e por ser dos mais resistentes à temperatura. É uma boa fonte de vitamina E ideal para saladas e molhos, sendo que para fritar opte por variedades que indicam especificamente esse efeito.
Nutricionista
Sara Venâncio
Discussion about this post