O óleo de coco é famoso pelas suas muitas utilidades, principalmente as que dizem respeito a uma alimentação saudável e que pode, por ventura, ajudar a perder peso. Como em todos os alimentos que ingerimos, é essencial saber o que estamos a comer e perceber os seus diversos benefícios. O óleo de coco é, de facto, associado a uma sensação de saciedade e a uma regulação do apetite, mas será que ajuda a perder peso?
[pub title=”Clínicas BodyScience” subtitle=”A beleza de um corpo saudável”]
Óleo de Coco: saiba o que está a ingerir
O óleo de coco é rico em vitaminas do complexo B, Vitamina E e K e minerais como o ferro, o potássio, o magnésio e o zinco. É, também, rico em ácidos gordos saturados. Esta é, logo à partida, uma das primeiras preocupações no que à saúde diz respeito: o óleo de coco possui mais de 85% de ácidos gordos saturados na sua composição, muito associados ao colesterol LDL, o mau colesterol, e a doenças cardiovasculares. Ainda assim, o óleo de coco é também composto por uma quantidade interessante de ácidos gordos de cadeia média, associados à gestão do peso e à diminuição do perímetro da cintura.
Benefícios do óleo de coco
Sendo muito versátil, o óleo de coco apresenta vários benefícios, uns mais evidentes e comprovados do que outros:
- Fortalecimento do sistema imunológico, impedindo o desenvolvimento de doenças;
- Hidratação da pele e do cabelo, ajudando a lutar contra as rugas, uma vez que tem uma elevada concentração de antioxidantes;
- Aumento da sensação de saciedade, ajudando a um eventual emagrecimento pela diminuição da vontade de comer.
Principais utilizações do óleo de coco
Óleo de coco para cozinhar: Pode ser utilizado para um refogado para o arroz, para grelhar carnes e até na confeção de sobremesas, sendo apenas necessário substituir a gordura normalmente utilizada pelo óleo de coco nas mesmas quantidades.
Óleo de coco para hidratar o cabelo: É bastante fácil preparar máscaras caseiras com este ingrediente, ajudando o cabelo a ficar mais nutrido e hidratado.
Óleo de coco para hidratar a pele: Atuando como um antifúngico e bactericida natural, este produto apresenta um forte poder hidratante para a pele, sendo facilmente absorvido.
O que dizem os estudos científicos?
O óleo de coco é muito associado à perda de peso pelo facto de potenciar a sensação de saciedade. Segundo um estudo publicado no National Center for Biotechnology Information, adicionar produtos ricos em gorduras naturais na dieta ajuda a aumentar o volume do estômago, elevando a sensação de saciedade, ao contrário do que acontece com refeições mais leves.
Ainda que muitas pessoas acreditem que ingerir óleo de coco é saudável e eficaz na perda de peso, existem poucos estudos que o comprovem. Por exemplo, um estudo que envolveu 91 adultos durante quatro semanas não mostrou resultados evidentes em termos de diferença de peso quando eram consumidos manteiga, azeite ou óleo de coco.
Outro estudo publicado no NCBI indicou, porém, que o óleo de coco poderá ajudar a diminuir a gordura abdominal. Durante quatro semanas, 20 adultos com obesidade registaram uma diminuição significativa do perímetro abdominal, principalmente nos participantes masculinos.
Perda de peso: Tudo o que precisa de saber
Conclusão: óleo de coco ajuda a perder peso?
Em primeiro lugar, convém ter em atenção a forma como o óleo de coco é produzido. O óleo de coco extra virgem preserva melhor os benefícios originais do alimento, no entanto degrada-se com mais facilidade quando exposto a altas temperaturas; por outro lado, o óleo de coco refinado poderá aguentar mais tempo mas apresenta menos benefícios para a saúde.
No que à perda de peso diz respeito, a conclusão da maioria dos estudos passa pela incerteza. Apesar do óleo de coco ser uma gordura saudável, não é certo que este produto popular tenha o efeito na perda de peso que muitas pessoas apregoam.
Ainda assim, o seu potencial no aumento da sensação de saciedade poderá ajudar em processos de perda de peso, diminuindo a vontade de comer e a ingestão de comida desnecessária.