O que são estrias e como remover

As estrias são listras ou linhas longas e estreitas que se desenvolvem na pele e que ocorrem quando esta é esticada repentinamente.

Qualquer pessoa pode desenvolver estrias, embora elas tendam a afetar mais mulheres do que homens.

Podem ocorrer em várias zonas do corpo, incluindo barriga, coxas, quadris, seios, braços, pernas e parte inferior das costas.

Esse tipo de cicatriz ocorre quando a pele não consegue voltar à forma normal após um período de crescimento intenso, geralmente devido à gravidez, ganho de peso, perda de peso ou puberdade.

 

Qual é a causa das estrias na pele?

Existem vários fatores que podem causar ou aumentar a probabilidade de as desenvolver. As causas típicas incluem a puberdade, a gravidez e o ganho ou perda de peso repentina.

 

Puberdade

As alterações hormonais que ocorrem durante a puberdade podem desencadear um rápido crescimento dos tecidos. Conforme o tecido aumenta, a pele estica e esse adelgaçamento da pele pode levar ao seu aparecimento. São comuns na adolescência e podem surgir nas coxas, quadris, nádegas e seios.

 

Gravidez

Existem vários mitos sobre as estrias e um deles é que todas as grávidas as têm. Apesar de não ser verdade e de, naturalmente, existirem exceções, estas marcas indesejáveis são muito comuns nesta fase da vida das mulheres.

Com o passar das semanas, o corpo altera-se para dar espaço para o bebé se desenvolver. A anca começa a alargar, a barriga a esticar e, com cerca de de seis semanas de gravidez, os seios começam a crescer à medida que o aumento dos níveis de estrogénio desencadeiam o crescimento dos seios e dos dutos de leite. Algumas mulheres podem notar o aumento dos seios de até dois tamanhos de copa.

Esse crescimento rápido de todo o corpo pode resultar em estrias. Porém, nem todas as mulheres têm esta experiência, já que depende muito do seu tipo de pele e dos cuidados que tem com ela.

 

Ganho e perda de peso

As mulheres que experienciam oscilações de peso com frequência notam que o tecido adiposo na zona abdominal, coxas e seios aumenta, e com este aumento, tendem a surgir as estrias.

Embora o tecido adiposo diminua com a perda de peso, ainda podem ocorrer estrias na pele. Isso é causado por uma perda de colágeno que pode acontecer durante a perda de peso corporal – resultando na perda da elasticidade da pele.

 

Clínicas BodyScience
Especialistas em Nutrição e Medicina Estética

 

Cirurgia estética

Por esticarem a pele, as cirurgias estéticas/plásticas podem resultar na eliminação deste tipo de cicatriz. Isso é particularmente comum sobretudo em quem coloca implantes mamários.

 

Genética

As estrias em si não são herdadas. Porém, se os seus pais têm, é mais provável que as desenvolva também.

O gene ELN, que determina a elastina, foi considerado o mais determinante para o desenvolvimento (ou não) de estrias.

 

Condições de saúde

As estrias são muito comuns e costumam ter causas benignas. No entanto, uma outra condição de saúde pode ser o motivo para o aparecimento de estrias.

As possíveis condições geralmente são adrenais – como a síndrome de Cushing -, e causam um aumento na produção da hormona cortisol.

Em alguns casos, os tratamentos que as pessoas usam para resolver outras condições de saúde podem aumentar o risco de desenvolvimento de estrias. Um exemplo comum são os corticosteróides, usados ​​para tratar uma ampla gama de condições, desde asma a doenças autoimunes.

Os diabetes também podem afetar a produção de colágeno da pele, o que pode aumentar potencialmente a probabilidade de desenvolver estrias.

 

Estrias no homem

Apesar das estrias serem mais comuns em mulheres, estas são uma ocorrência totalmente habitual também nos homens. Este equívoco comum pode ocorrer porque muitas mulheres apresentam estrias durante a gravidez, quando a sua pele cresce rapidamente para acomodar um bebé. No entanto, os homens também têm estrias e existem algumas causas que podem torná-los mais propensos a elas.

As estrias no homem são uma combinação de vários fatores que provocam mudanças na pele. Esses incluem:

  • Hormonas
  • Alongamento físico da pele
  • Mudanças nas células da pele

Tal como em mulheres, existem eventos de vida com maior probabilidade de causar estrias, como a puberdade e o ganho de peso. Ambos os fatores podem ser influenciados por hormonas, bem como pelo estiramento da pele.

A componente genética também tem um peso gigante na formação de estrias. Algumas das causas potenciais de estrias em homens podem incluir:

  • Doenças adrenais, como síndrome de Cushing, síndrome de Ehlers-Danlos ou síndrome de Marfan
  • Crescimento na puberdade
  • Perda ou ganho de peso repentinos
  • Exercícios de hipertrofia muscular

As estrias podem ocorrer em qualquer parte da pele. Nos homens, é mais provável que ocorram em áreas de ganho de peso ou onde os músculos aumentam rapidamente. Para os homens adolescentes, as estrias ocorrem geralmente nas nádegas, gémeos, costas ou coxas. Para homens adultos, geralmente são as nádegas.

 

MARQUE AQUI A SUA 1.ª CONSULTA DE AVALIAÇÃO GRATUíTA

 

Tipos de estrias

Quando surgem, as estrias costumam ser rosadas, roxas ou vermelhas. Com o passar do tempo, geralmente, desbotam para uma cor mais pálida ou branca.

Existem diferentes tipos de estrias e são classificadas pelo tempo de existência e a sua causa. Os tipos incluem:

Striae atrophica

Estas são muito comuns. A quebra da elastina ou dos componentes do colágeno na pele causam esse tipo de estrias.

Striae distensae

Este tipo ocorre com mais frequência durante a puberdade. Normalmente, envolvem linhas finas que podem parecer listras.

Estrias gravídicas

Ocorrem apenas durante a gravidez.

Estrias Vergetures

Estas são longas e com um padrão específico que se assemelham a marcas de chicotadas.

 

Como prevenir as estrias

Existem algumas coisas que podem ajudar a prevenir o aparecimento das estrias. Manter o seu peso numa faixa saudável comendo bem e fazendo exercício físico regularmente pode ajudar a prevenir estrias provocadas pelas oscilações de peso.

As estrias são comuns na gravidez, mas qualquer pessoa pode desenvolvê-las em qualquer fase da vida. Algumas pessoas são mais suscetíveis a elas, mas mesmo que tenha uma maior predisposição, há algumas coisas que pode fazer para prevenir e tratar as estrias que já tem.

 

Controle o seu peso

Uma das coisas mais úteis que pode fazer para prevenir as estrias, esteja grávida ou não, é manter um peso saudável. As estrias podem ocorrer quando sua pele estica rapidamente devido ao rápido aumento de peso e também pode notá-las após uma rápida perda de peso.

Algumas pessoas desenvolvem estrias durante o crescimento, como na altura da puberdade. Outras pessoas, percebem-nas após grandes ganhos de massa muscular, com exercício físico ou até com o uso de esteróides.

Controlar as suas mudanças corporais pode ser a sua melhor arma. Faça uma dieta saudável e exercício físico para controlar o peso. Se notar um rápido aumento ou perda de peso, pode ser uma boa ideia visitar o seu médico ou nutricionista para descobrir o motivo.

 

Mantenha-se hidratado

Beber bastante água pode ajudar no controlo de peso e a manter a pele hidratada e macia. A pele macia não tende a desenvolver estrias tanto quanto a pele seca.

Durante o dia, perdemos muita água através da pele (cerca de meio litro), do fígado, da urina e das fezes. Dessa forma, para que o organismo funcione corretamente e a sua pele se mantenha saudável, é necessário que reponha a mesma, bebendo cerca de 1,5L a 3 litros de água por dia

Beber café pode aumentar o risco de desenvolver estrias. Se não consegue passar sem beber cafeína, certifique-se que equilibra a sua ingestão com bastantes líquidos como chá ou água.

 

Faça uma dieta rica em nutrientes

Manter uma boa alimentação comendo alimentos que aumentam a saúde da pele podem ajudar a prevenir as estrias. Certifique-se de que a sua dieta inclui alimentos ricos em vitamina C, D e E, zinco e proteína.

Uma forma de garantir que está a receber uma boa variedade de nutrientes é escolher alimentos não processados e livres do perigoso e tóxico trio sal, açúcar e gordura.

 

Trate as estrias quando elas aparecerem

Se não pode prevenir totalmente as estrias, trabalhe para minimizá-las. Marque uma consulta com seu médico ou dermatologista para discutir as suas opções se tiver estrias recentes. Eles vão saber determinar o que está a causar as suas estrias e sugerir opções de tratamento ideais para si.

 

Como acabar com as estrias no pós-parto

A gravidez é um dos momentos mais comuns em que as mulheres notam as estrias a surgir nos seus corpos.

Na verdade, estima-se que 50 a 90 por cento das mulheres grávidas desenvolvem estrias mesmo antes do parto.

A melhor maneira de as mulheres grávidas prevenirem as estrias é ganhando peso durante a gravidez de forma lenta e constante.

Fale com o seu médico e especialista de nutrição para traçar um bom plano alimentar para si e faça exercícios para evitar ganhar muito peso, ao mesmo tempo que fornece a nutrição necessária e adequada para alimentá-la a si e ao seu bebé. Após o parto, atualize o seu plano alimentar para voltar ao seu peso ideal de forma gradual para que a pele não sofra com uma mudança repentina.

Além do cuidado com a alimentação e o exercício físico do qual não deve descurar, existem vários remédios caseiros diferentes que pode usar para tratar as estrias no pós-parto.

Esses tratamentos incluem:

Massajar a pele: acredita-se que a massagem ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo e a produção de colagénio, o que pode ajudar a diminuir estas cicatrizes. Para isso, massaje os seios, coxas, barriga e outras áreas afetadas por pelo menos 30 segundos cada. Pode usar cremes que tratam as estrias durante a massagem para obter melhores resultados.

Esfoliação: use uma escova de cerdas macias ou um creme esfoliante para acelerar o processo de produção de colágeno e melhorar a aparência da sua pele. Escolha apenas um produto esfoliante, pois se usar mais do que um, pode irritar a pele. Comece com uma esfoliação todos os dias.

Manteiga de cacau ou manteiga de karité: pode comprar as manteigas na forma pura ou em cremes que as contenham. Ambos são nutritivos e contêm vitamina E, que é ótima para a saúde da pele.

Cremes para estrias: estes cremes são vendidos sem receita e contêm uma mistura de ingredientes que, teoricamente, as ajudam a atenuar e a melhorar a elasticidade da pele.

Tratamentos para estrias

Além de uma alimentação saudável, exercício físico e tratamentos caseiros de autocuidado, existem alguns tratamentos estéticos não invasivos comprovadamente eficazes que podem ser um completo perfeito para remover e atenuar estrias.

 

Microdermoabrasão

A microdermoabrasão é um procedimento indolor para reduzir o aparecimento destas cicatrizes. Este tratamento atinge a camada superior da pele (epiderme) e atua estimulando a pele a apertar as fibras de colágeno e elastina.

No procedimento, pequenos cristais esfoliantes são borrifados na área afetada ou uma varinha especial é esfregada sobre a área. Usando um dispositivo parecido com uma varinha, os cristais são removidos suavemente, levando com eles a pele morta da camada da epiderme. Para obter resultados eficazes, a microdermoabrasão deve ser repetida durante um certo período de tempo.

 

Radiofrequência Tripolar Cronus Corpo

A Radiofrequência Tripolar é um procedimento não invasivo que usa ondas de radiofrequência para aquecer as camadas mais profundas da pele na tentativa de:

(1) ativar o processo natural de cicatrização de feridas no seu corpo – como as estrias,

(2) estimular a produção de colágeno e

(3) tonificar a sua pele.

Um pequeno estudo piloto de 2014, descobriu que a radiofrequência e os campos eletromagnéticos pulsados multipolares reduziram o comprimento e a largura das estrias em várias mulheres.

 

Ponha um ponto final nas suas estrias!
Conquiste a beleza do seu corpo.
Marque Já a sua Consulta de Avaliação Gratuita

 

Na Bodyscience, temos os melhores tratamentos e profissionais qualificados capazes de ajudá-la a tratar do seu corpo e a recuperar o amor próprio que precisa para se sentir feliz.

Conhece algum tratamento que não tenhamos mencionado neste artigo? Partilhe-o connosco.

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisar

Conhece o método Bodyscience?

Siga-nos no Instagram

Siga-nos nas redes sociais

Conquiste a beleza
de um corpo saudável

Marque já a sua consulta

e avaliação gratuita.

A mudança começa aqui.

Conhecimento Partilhado

Artigos
Relacionados

Mais de 50.000 pessoas confiam nas nossas Clínicas

Realização de uma Avaliação Corporal Completa;

Análise Perfil Clínico e Hábitos Alimentares;

Diagnóstico do Problema e Prescrição do tratamento;