Foliculite é uma inflamação ou infeção que pode afetar um ou mais folículos capilares e o seu aparecimento é muito comum após a depilação a cera ou com lâmina.
A foliculite pode ocorrer na pele onde crescem pelos, incluindo o couro cabeludo. É mais provável que ocorra nas coxas, nádegas, pescoço e axilas – lugares onde o atrito é comum. Geralmente aparece como pequenas saliências como a acne e, apesar de alguns tipos de foliculite serem contagiosos, a maioria não é. Pode ser isolado num folículo piloso ou afetar vários e pode ser agudo ou crónico.
A foliculite é relativamente comum, mas as pessoas obesas são mais propensas a experienciá-la.
Quais são os sintomas da foliculite?
A foliculite causa a formação de pequenas manchas e erupções na pele. Estas podem ser vermelhas, brancas ou amarelas e podem ser acompanhadas por:
- Dor
- Comichão
- Inchaço
- Pus
O que causa foliculite?
Muitas pessoas desenvolvem foliculite – uma erupção na pele com aspeto de acne – após a depilação. Geralmente, é causado por uma inflamação que tende a desaparecer sozinha, sem necessidade de tratamento.
Se tiver manchas brancas ou fluidas que duram mais do que alguns dias, a sua foliculite pode ser o resultado de uma infeção leve, que pode ser tratada em casa.
Se, por outro lado, desenvolver inchaços após o desaparecimento da inflamação inicial – no máximo uma semana após a depilação -, estes podem ser resultado de pelos encravados.
Os pelos encravados são um tipo específico de foliculite e formam-se quando o pelo cresce à volta da pele, em vez de sair pela superfície da mesma.
Outros fatores de risco que podem aumentar as suas chances de desenvolver foliculite, incluem:
- Usar roupas justas que irritam sua pele
- Lesões na pele, como as que são causadas pelas lâminas de barbear
- Não tomar banho após a sudação excessiva
- Ter um sistema imunológico enfraquecido
Clínicas BodyScience
Especialistas no tratamento da Celulite e da Gordura Localizada
Como evitar foliculite: antes e após a depilação
Embora seja recomendado não tocar nos inchaços para que estes se possam curar naturalmente, existem algumas coisas que pode fazer para evitar foliculite e reduzir o inchaço e a inflamação, caso estes já tenham surgido.
1. Use roupas largas
Tecidos apertados podem aumentar a irritação em peles sensíveis. Quando fizer a depilação, seja com lâmina ou cera, evite usar roupa justa.
2. Aplique uma compressa fria
Para ajudar a aliviar as áreas afetadas use um saco de gelo ou faça a sua própria compressa, passando um pano limpo com água fria. Aplique a compressa na área afetada durante 20 minutos.
3. Utilize compressas quentes
Para ajudar a remover os pelos encravados, use uma almofada térmica ou faça a sua própria compressa, passando um pano limpo na água quente. Aplique a compressa na área afetada durante 5 minutos de cada vez.
4. Evite rebentar as erupções
Não esprema as borbulhas. Isso não só pode danificar a pele, como também ajuda a espalhar as bactérias e a aumentar o risco de infeção.
5. Hidrate a sua pele
Mantenha a sua pele bem hidratada antes e após a depilação. Os óleos essenciais são uma ótima opção. Estudos médicos mostram que alguns óleos essenciais têm propriedades antibacterianas e antifúngicas. Alguns deles podem ajudar a tratar infeções de pele como a foliculite. São eles:
- Óleo de canela
- Óleo de limão
- Óleo de cravo
- Óleo da árvore do chá
- Óleo de camomila
- Óleo de eucalipto
Evite óleos essenciais se estiver grávida ou a amamentar. Eles podem não ser seguros para o seu bebé.
6. Evite produtos perfumados
Tente não utilizar loções ou cremes perfumados após a depilação pois estes podem irritar a pele sensibilizada.
7. Use cortisona
Aplique cortisona na área afetada para reduzir a inflamação.
8. Evite atividades física
Evite fazer exercício físico intenso 24 horas após a depilação A transpiração pode irritar a pele recém depilada.
9. Mantenha a pele limpa
Limpe e esfolie a pele regularmente. Remover a pele morta e outros detritos pode ajudar a liberar os pelos incrustados e prevenir pelos encravados adicionais.
10. Depilação a laser ou luz pulsada
Se a sua foliculite for recorrente, considere a remoção dos pelos através de laser ou luz pulsada, que traz inúmeros benefícios à sua pele e porá fim ao problema da foliculite.laser e porá fim ao problema da foliculite.
MARQUE UMA CONSULTA DE AVALIAÇÃO GRATUíTA
Tratamento da Foliculite: remédios caseiros e naturais para acalmar e esfoliar
Se está a lidar com irritação ou inflamação persistente, pode usar remédios caseiros ou naturais para encontrar alívio.
1. Esfoliante de açúcar
Um simples esfoliante caseiro com açúcar pode ajudar a aliviar a irritação e prevenir a formação de pelos encravados.
Para fazer o seu próprio esfoliante em casa, misture meia xícara de açúcar com meia xícara de óleo de coco ou azeite. Aplique uma pequena quantidade na área afetada e esfregue suavemente em movimentos circulares.
2. Vinagre de maçã
O vinagre de maçã é outra ótima fonte antisséptica natural para tratar a foliculite
Mergulhe um pouco de algodão em vinagre de maçã e aplique na área inflamada até três vezes ao dia para acelerar a cicatrização e prevenir infecções.
3. Aloe Vera
Se tem uma planta de aloe vera em casa, desfrute dos seus benefícios nutritivos.
Esprema a essência da planta diretamente na área afetada e massage suavemente a sua pele para aliviar a inflamação. Pode fazê-lo até três vezes ao dia.
4. Óleo essencial da árvore do chá
O óleo da árvore do chá também pode acalmar a pele recém depilada.
É mais provável que o óleo obstrua os poros no primeiro ou dois dias após a depilação, portanto, reserve este remédio para irritações persistentes ou tardias. Aplique a solução diluída na área afetada até três vezes ao dia.
A limpeza, esfoliação e hidratação são a maneira mais fácil e eficaz de evitar a foliculite. Use um esfregão suave ou um pano esfoliante diariamente para evitar a acumulação de células mortas da pele e outros resíduos.
Tenha também em atenção a altura do mês em que faz a depilação pois se, por exemplo, estiver no início ou perto de iniciar o seu ciclo menstrual, a sua pele pode estar mais sensível do que o normal.
Se acha que este artigo pode ser útil a mais pessoas, partilhe-o nas suas redes sociais.