Prevenir o aumento de peso, a obesidade e a diabetes pode ser tão simples como manter ativo um fator nuclear numa pequena parte do cérebro, sugere um estudo publicado no “Journal of Clinical Investigation”.
Os investigadores da Universidade de Yale, nos EUA, constataram que o bloqueio do recetor nuclear PPAR gama, num pequeno número de células cerebrais de ratinho, fazia com que os animais comessem menos e ficassem mais resistentes a uma dieta com elevado teor de gordura. Demonstrou-se que o recetor nuclear PPAR gama nos neurónios que produzem pró-opiomelanocortina (POMC) podem controlar a resposta a uma dieta com elevado teor de gorduras sem conduzir à obesidade.
Os neurónios POMC estão presentes no hipotálamo e regulam a ingestão de alimentos. Estes são os neurónios que, quando ativados, produzem uma sensação de saciedade e reduzem o apetite. Por outro lado, o recetor PPAR gama regula a ativação destes neurónios.
No estudo liderado por Sabrina Diano, os investigadores utilizaram ratinhos transgénicos que foram geneticamente modificados para não apresentar o PPAR gama nos neurónios POMC. O estudo teve como objetivo avaliar se seria possível evitar a obesidade associada a uma dieta com alto teor de gordura e açúcar.
Referência: Alert Life Sciences Computing
Saiba também como pode perder peso ou eliminar a gordura localizada de uma forma rápida, eficaz e saudável com o BodyShape, onde 30 minutos equivalem a 750 abdominais!
Discussion about this post