Um dos temas mais debatidos pelas mulheres é a “pele casca de laranja” que teima em instalar-se e que causa muito desconforto. Nessas conversas, é habitual que surjam muitos mitos e verdades sobre a celulite.
Com tanta informação, é difícil saber no que acreditar. E como sabe, o primeiro passo para acabar com a celulite é conhecer as suas causas.
Continue a ler e descubra a verdadeira história por detrás da celulite.
Clínicas BodyScience
Especialistas em Nutrição e Medicina Estética
Quais são os mitos e verdades sobre a celulite mais comuns?
Sendo a celulite um dos temas mais comuns no que à saúde e à estética diz respeito, existem muitos mitos sobre a celulite que convém desmistificar.
Escolhemos 15 mitos e verdades sobre a celulite para si:
1. A celulite é causada por toxinas
A celulite não é causada por toxinas e uma dieta detox por si só não a vai eliminar.
A verdade é que a celulite ocorre quando os depósitos de gordura subjacentes começam a empurrar as camadas de fibras de colagénio, ou tecido conjuntivo, sob a pele. O tecido conjuntivo pode ser enfraquecido por hormonas, falta de atividade física e tónus muscular, excesso de gordura localizada e má circulação.
2. Os homens não têm celulite
É verdade que a quantidade de homens com celulite é muito reduzida, mas este é um dos mitos sobre a celulite mais recorrente.
Apesar das mulheres serem mais propensas a esta condição – sobretudo por questões hormonais – e dos homens serem menos – porque a sua pele é mais grossa e menos sujeita às pressões dos depósitos de gordura -, os homens também podem ter celulite.
3. A celulite piora com a idade
Apesar de não ser transversal a todas as pessoas, é verdade que a celulite piora com a idade.
Conforme as mulheres envelhecem, os seus corpos produzem menos estrogénios – hormonas que ajudam a manter os vasos sanguíneos a fluir suavemente.
Menos estrogénios significa má circulação, o que também pode significar uma diminuição na produção de colagénio e quebra do tecido conjuntivo mais antigo.
4. A celulite está nos seus genes
É verdade que a celulite tem uma componente genética muito forte. Se a sua mãe ou a sua avó têm ou tinham celulite, é mais provável que a tenha também.
Se não é um dos sortudos com parentes de pele lisa e livre de covinhas, anime-se: a genética é apenas uma pequena parte do quebra-cabeça da celulite. Fatores como dieta, atividade física regular e manutenção de um peso saudável também desempenham um papel fundamental.
5. Apenas as pessoas gordas têm celulite
O excesso de peso torna o aparecimento da celulite mais perceptível e quanto mais gordura tiver debaixo da pele maior é a probabilidade da celulite se tornar visível.
No entanto, esta condição não surge apenas em pessoas com excesso de peso. As pessoas magras também podem ter celulite.
A atividade física regular e uma dieta saudável podem reduzir o aparecimento da mesma.
6. Só tem celulite quem não faz exercício físico
Na verdade, o excesso de peso só torna a celulite mais visível, já que quanto maior é a quantidade de gordura debaixo da pele, maior é a probabilidade desses depósitos exercerem pressão sobre os tecidos.
Mas também é verdade que a celulite aparece em mulheres (e homens) de todas as formas e tamanhos.
7. Exercícios cardiovasculares são melhores para reduzir a celulite
Correr ou outras formas de cardio podem ajudar a manter o peso baixo, o que ajuda a reduzir o aparecimento das indesejadas “covinhas” – mas sozinho, não é eficaz!
Para evitar o aparecimento de celulite ou eliminar a que já possui, é fundamental que combine treino de cardio com treino de força, de forma a construir massa magra e tonificar o seu corpo.
Tenha acesso às novidades, dicas e ofertas exclusivas!
Subscrever Newsletter Bodyscience
8. Cremes para tonificar a pele podem eliminar a celulite
Apesar do que muitas vezes o escutarmos nos anúncios publicitários, nenhum creme tópico reduz permanentemente a aparência da celulite.
No entanto, produtos que contenham retinóides podem fornecer alguns efeitos temporários, criando uma cobertura mais espessa de pele que ajuda a camuflar as saliências.
9. As massagens não funcionam
Na verdade, as massagens anti-celulite ajudam muito nas áreas afetadas.
Estas massagens devem ser feitas pelo menos uma vez por dia, antes ou após o banho, com recurso a uma escova de massagens para melhorar a circulação sanguínea.
Desta forma, as células da pele são reativadas, evitando o depósito de gordura no interior da pele.
10. A celulite só aparece depois dos 30 anos
Este é um dos mitos mais comuns sobre a celulite.
Segundo os dermatologistas, a celulite começa a formar-se assim que o corpo se começa a desenvolver e há até estudos que indicam que o aumento de estrogénios durante a puberdade é um dos fatores principais para sua formação.
11. Não adianta tratar a celulite antes dos 25 anos
Este mito sobre a celulite está intimamente relacionado com o anterior.
O combate à celulite pode começar a ser feito a partir do momento em que ela aparece ou mesmo antes, como prevenção.
No entanto, antes do recurso a cremes ou tratamentos estéticos é necessário garantir a saúde do organismo, com uma alimentação saudável e exercício físico regular – um dos principais fatores de tonificação dos músculos e do aumento de oxigenação e circulação sanguínea.
12. Perder peso faz a celulite desaparecer
Seria um sonho se assim fosse mas isto não é bem verdade. Perder peso ajuda a diminuir a celulite mas não a elimina por completo.
Além disso, a forma como o peso é perdido é também um fator preponderante nesta redução da celulite, já que as dietas rápidas podem tornar a celulite ainda mais perceptível, por diminuírem a elasticidade e a firmeza da pele.
13. Tratamentos estéticos não invasivos para celulite funcionam
É verdade. Os tratamentos estéticos não invasivos têm-se mostrado muito eficazes na eliminação da celulite.
Radiofrequência, Pressoterapia e Endermologia Médica estão entre os procedimentos estéticos que mais têm ajudado a reduzir o aparecimento da celulite – e embora os resultados não sejam permanentes, são eficazes a curto prazo.
14. Há alimentos que ajudam a combater a celulite
A dieta por si só não pode determinar se terá ou não celulite, mas manter uma dieta bem equilibrada e rica em alimentos saudáveis pode reduzir a inflamação em todo o seu corpo e ajudá-la a manter um peso saudável.
Manter-se hidratado também vai ajudar a que o seu tecido conjuntivo se mantenha forte e flexível, e pode até ajudá-la a emagrecer. Procure comer mais pepinos, rabanetes, tomates e pimentões que, juntamente com muitas outras frutas e vegetais, contêm mais de 90% de água.
15. Só um dermatologista deve realizar tratamentos para celulite
Um dermatologista é um bom ponto de partida e muitos dermatologistas realizam tratamentos para a celulite. Porém, a celulite não é uma condição médica.
Muitos centros de estética podem realizar tratamentos como Pressoterapia e outros procedimentos não invasivos para tratar a celulite. Verifique apenas se o técnico é certificado e teve o treino adequado.
Considerações Finais
Se o seu objetivo é acabar com a celulite ou reduzir a sua aparência, comece por olhar para o seu estilo de vida e por mudar alguns dos seus hábitos diários.
Hábitos saudáveis aliados a alguns tratamentos não invasivos, podem ajudá-la a recuperar o aspeto liso e saudável da sua pele.
Que outros mitos e verdades sobre a celulite conhece? Partilhe connosco nos comentários.
Discussion about this post