Investigadores australianos descobriram que deixar as crianças passarem mais tempo ao ar livre diminui as hipóteses dos mais novos serem míopes no futuro. O estudo, publicado na revista científica ‘Nature’, revela que expor os olhos à luz natural pode reduzir o risco de desenvolvimento deste problema de visão.
Quanto maior for o grau de luminosidade, menores serão as chances de desenvolver miopia. Ou seja, se os olhos estiverem expostos à luz solar (com intensidade a rondar os 10 mil lux), as possiblidades de se ter miopia são significativamente menores do que numa exposição a uma intensidade de 500 lux, o valor médio da luz artificial.
No entanto, a equipa responsável pelo estudo afirma que não é apenas a intensidade da luz que determina a probabilidade de se ter miopia ou não. A distância a que os objetos estão do olho é outro fator que contribui para desenvolver (ou não) o problema.
“Dizer que a luminosidade é a explicação para a miopia é simplificar muito um processo complexo”, explica Ian Flitcroft, especialista em miopia do Hospital Universitário Infantil de Dublin, citado pela Nature. As causas da miopia eram atrbuídas a fatores genéticos, que agora estes cientistas revelam não ser a causa principal.
Este não é o primeiro estudo que relaciona a falta de luz natural com o surgimento de miopia. Já em 2013, dois estudos realizados na China já davam conta da importância do sol na prevenção dos problemas oculares na crianças. De acordo com a Nature, cerca de 90% da população adolescente e adulta desse país já tem miopia, contra os 10% a 20% registados há 60 anos atrás.
Referência: Boas Notícias
Em caso de dúvida contate as Clínicas Bodyscience. Trabalhamos para atingir os melhores resultados para os nossos clientes, fornecendo múltiplos serviços nas áreas da saúde, beleza e bem-estar. Marque uma consulta de avaliação gratuita e esclareça qualquer dúvida em relação ao serviço prestado pelas Clínicas BodyScience!
Discussion about this post