Muitas mulheres deparam-se com a menopausa precoce. Se o processo da menopausa já é difícil, tê-la antes do período normal irá gerar ainda mais desafios físicos e emocionais.
Para além de um conjunto de sintomas que alteram a qualidade de vida, são muitas as transformações corporais que acontecem.
Felizmente, existem algumas maneiras de aliviar alguns dos sintomas.
Se gostaria de saber tudo sobre menopausa precoce, continue a ler o artigo.
O que é a menopausa precoce?
A menopausa precoce resulta do envelhecimento dos ovários antes do tempo. Isto leva a que mulheres com menos de 45 anos percam óvulos, gerando mais problemas de fertilidade e também dificuldades em engravidar.
Este envelhecimento dos ovários antes do tempo poderá nem ser detetado numa primeira etapa. As mulheres que são afetadas podem continuar a ter menstruação e, deste modo, não conseguem detetar que já estão a enfrentar uma menopausa precoce.
Sabe com quantos anos começa a menopausa precoce? Saiba tudo no ponto seguinte.
Em qual idade é considerada menopausa precoce?
Normalmente, uma mulher depara-se com a menopausa por volta dos 49-50 anos. A idade da menopausa precoce costuma surgir antes dos 45 anos.
As mulheres que sofrem deste problema começam a ter os sintomas da menopausa precoce semelhantes aos das mulheres com cerca de 50 anos.
É natural que se questione sobre quais os sintomas da menopausa precoce. Fique a conhecer os que surgem com maior frequência. Veja tudo no ponto seguinte.
Quais são os sintomas da menopausa precoce?
- Ciclos menstruais que variam ao longo do tempo. As mulheres com menopausa precoce podem ter períodos longos entre uma menstruação e a seguinte ou mesmo a ausência de qualquer menstruação;
- Sentir muito calor e desconforto;
- Podem transpirar excessivamente, principalmente durante a noite;
- Mudanças drásticas da disposição e humor;
- Secura vaginal;
- Redução da libido;
- Perda de cabelo;
- Dificuldade em dormir e perda da qualidade do sono;
- Cansaço permanente;
- Maior ansiedade e depressão;
- Mudanças na aparência física, conduzindo à conhecida barriga inchada.
Estes sintomas são muito semelhantes ao de uma menopausa comum, mas podem estar exacerbados. E por isso deverá sempre procurar o acompanhamento de um médico.
Muitas das mulheres que sofrem menopausa precoce têm a mãe ou irmãs que passaram pelo mesmo. Existe uma grande probabilidade genética de vir a acontecer. Contudo, não é o único motivo.
Fique a conhecer outros motivos que podem conduzir à menopausa precoce.
Menopausa: 10 formas de reduzir os seus sintomas
Quais as causas da menopausa precoce?
- Tabagismo;
- Ligação das trompas;
- Remoção do útero e dos ovários, em casos de tumor ovariano, doença pélvica inflamatória ou endometriose, por exemplo;
- Uso de tratamentos, como radioterapia e quimioterapia;
- Doenças autoimunes;
- Doenças infeciosas, como caxumba, infeção por Shigella sp. e malária.
Se já está a sentir sintomas da menopausa precoce, o mais importante é que consulte de imediato um ginecologista para que o seu caso seja analisado e possa seguir o tratamento que melhor se adequar.
Como perder barriga na menopausa
Diagnóstico da menopausa precoce
Para ter o melhor diagnóstico da menopausa precoce, deverá sempre entrar em contacto com o seu ginecologista.
O mais natural é que realize um exame de sangue que servirá para ajudar a detetar a quantidade de hormonas FSH, estradiol e de prolactina.
Para que seja analisado todo o seu sistema reprodutivo, poderá também precisar de realizar um teste genético e exames de imagem.
Qual o melhor tratamento para a menopausa precoce?
- Legend Pro+;
- Criopólise Clattu Alfa 360º;
- Lipoaspiração Não Invasiva Titan;
- Radiofrequência Tripolar Cronus;
- BodyShape.
Entre em contacto para saber qual será o mais adequado ao seu caso específico. Cuidar da sua saúde física e emocional é extremamente importante nesta fase. Melhore a sua confiança e autoestima.
Se está à procura de saber como reverter a menopausa precoce ou quais são os melhores tratamentos, saiba desde já que os ginecologistas costumam realizar a reposição hormonal, com estrogénios e também progesterona.
Estes tratamentos ajudam também a combater o aparecimento de doenças como a osteoporose.
Nas clínicas da Bodyscience poderá também marcar uma consulta com um nutricionista de modo a obter uma dieta personalizada às suas necessidades.
Um dos sintomas mais comuns da menopausa é a barriga inchada. No caso de sentir a acumulação de gordura na zona abdominal, também poderá recorrer a tratamentos das clínicas BodyScience.
Para além da componente emocional e estética, a gordura também poderá provocar muitos outros problemas, como hipertensão, diabetes ou colesterol.
Saiba o que fazer para aliviar todos os sintomas da menopausa precoce.
Saiba aqui o preço da Criolipólise e o preço da Lipoaspiração Não Invasiva e visite-nos numa das Clínicas BodyScience em Lisboa, Porto, Braga e Póvoa de Varzim.
Como aliviar os sintomas da menopausa precoce
- Procurar ter um estilo de vida saudável;
- Praticar exercício com regularidade;
- Ter uma alimentação saudável.
Existem muitos alimentos que ajudam em toda a sua regulação hormonal e aliviam também os sintomas da menopausa precoce. Saiba quais são no ponto seguinte.
Alimentos que ajudam a aliviar os sintomas da menopausa precoce
- Chocolate;
- Iogurte;
- Leguminosas;
- Mel;
- Mirtilo;
- Ovo;
- Peixe.
Conclusão
A menopausa precoce é uma condição que afeta muitas mulheres em todo o mundo. Este momento é difícil e traz sempre vários desafios para as pacientes.
Ter um estilo de vida saudável ajudará sempre, mas também poderá recorrer a alguns tratamentos para aliviar os sintomas.
O mais importante é que procure sempre a ajuda médica essencial para lidar com todos os sintomas e manter a sua qualidade de vida. Nas Clínicas BodyScience pode receber todo o apoio que precisa.
Marque já uma consulta gratuita, clicando no botão abaixo e visite-nos numa das Clínicas BodyScience em Lisboa, Porto, Braga ou Póvoa de Varzim.
Discussion about this post