Massagem Facial para Rejuvenescer o Rosto: Benefícios

massagem facial

A massagem facial é ainda subestimada, devido à falta de conhecimento sobre os seus benefícios.

Além de promover uma pele saudável, proporciona relaxamento aos músculos faciais, conferindo um efeito rejuvenescedor.

Independentemente de ser realizada para relaxamento ou tratamento específico, existem diversas técnicas disponíveis.

Este artigo destaca os benefícios da massagem facial e orienta sobre como praticá-la sozinho. Descubra para que serve a massagem facial e saiba como incorporar esta prática na sua rotina de cuidados de pele, maximizando o impacto positivo na sensação de bem-estar.

 

 

O que é a Massagem Facial?

A massagem facial é uma técnica terapêutica que envolve a aplicação de pressão manual, movimentos suaves e manipulação dos músculos faciais, pescoço e cabeça, com o objetivo de relaxar, aliviar a tensão muscular e melhorar a circulação sanguínea na região do rosto.

Além dos benefícios físicos, a massagem modeladora facial também pode ter efeitos positivos na redução do stress, ao estimular os pontos de energia e promover o equilíbrio emocional.

 

 

Massagens no Rosto Fazem Mais Rugas?

Não necessariamente. Quando realizadas corretamente, as massagens faciais podem melhorar a circulação sanguínea, relaxar os músculos, estimular a produção de colagénio, etc. No entanto, a aplicação de uma pressão excessiva ou movimentos bruscos pode potencialmente causar irritação na pele e, em casos extremos, contribuir para o desenvolvimento de rugas.

Será que a massagem facial é indicada para tirar rugas? Descubra no ponto seguinte.

 

 

A Massagem Facial Reduz as Rugas?

A massagem facial pode ter alguns benefícios para a saúde da pele, mas a sua eficácia na redução de rugas pode ser limitada.

 

 

clinicas bodyscience - estética nutrição

 

 

A Massagem Facial é Eficaz Contra o Envelhecimento?

A massagem facial previne o envelhecimento e melhora a aparência das rugas, mas é importante ter expectativas realistas. A eficácia da massagem facial para combater o envelhecimento depende de diversos fatores, incluindo a regularidade da prática, as técnicas utilizadas e as características individuais da pele.

 

 

Quais as Técnicas de Massagem Facial?

Existem vários tipos e técnicas de massagem facial que pode fazer sozinha ou com um profissional, dos quais destacamos os seguintes:

Saiba no ponto seguinte quando é indicada e por que deve fazer a massagem facial.

 

 

Qual é a Frequência Ideal para Fazer uma Massagem Facial?

A frequência ideal para a massagem facial pode variar de pessoa para pessoa, dependendo dos objetivos específicos, do tipo de pele e das necessidades individuais.

 

 

Posso Fazer Massagem Facial com Maquilhagem?

É geralmente recomendado realizar a massagem facial com a pele limpa, sem maquilhagem.

 

 

técnicas de massagem facial

 

 

Quais são os Benefícios da Massagem Facial?

A massagem facial oferece uma variedade de benefícios para a saúde e o bem-estar. Alguns dos principais são:

  • Relaxamento Muscular: alivia a tensão nos músculos faciais e promove o relaxamento.
  • Melhora a Circulação Sanguínea: Estimula o fluxo sanguíneo, contribuindo para uma pele mais saudável e radiante. De acordo com um pequeno estudo de 2018, as pessoas que fizeram um tratamento facial de 5 minutos com um rolo de massagem aumentaram a circulação sanguínea para a área por pelo menos 10 minutos após a massagem. Após 5 semanas de massagem facial, a resposta da circulação sanguínea ao calor melhorou significativamente.
  • Reduz o Stress e Ansiedade: A massagem modeladora facial pode ter efeitos relaxantes, ajudando a diminuir os níveis de stress e ansiedade.
  • Alivia Dores de Cabeça e Enxaquecas: Pode ajudar a reduzir a frequência e intensidade das dores de cabeça.
  • Estimula o Sistema Linfático: Técnicas específicas de massagem facial podem auxiliar na drenagem linfática, reduzindo o inchaço e melhorando a aparência da pele.
  • Promove a Saúde da Pele: Estimula a produção de colagénio, promovendo a firmeza e elasticidade da pele, além de facilitar a absorção de produtos de cuidados com a pele.
  • Alivia o Desconforto na Mandíbula e no Rosto: Pessoas com disfunção da articulação temporo-mandibular (ATM) podem sentir desconforto na mandíbula ou no rosto. Isso pode incluir dor de cabeça, dor de ouvido ou dor na mandíbula. Uma massagem modeladora facial nos pontos-chave pode ajudar a aliviar os músculos tensos, inflamados ou doridos da mandíbula.
  • Melhora a Qualidade do Sono: Ajudar a relaxar os músculos faciais e aliviar o stress pode contribuir para uma melhor qualidade de sono.
  • Promove o Bem-Estar Geral: Além dos benefícios físicos, a massagem facial pode ter impactos positivos no estado emocional, promovendo uma sensação geral de bem-estar.
  • Previne o Envelhecimento e Melhora a Aparência das Rugas: Um pequeno estudo de 2017, examinou a eficácia da massagem facial que incluía um dispositivo de massagem estimulante. Os participantes usaram um dispositivo antienvelhecimento e creme no rosto e pescoço durante 8 semanas. Os efeitos do creme foram potencializados quando utilizados com a massagem facial. As melhorias foram observadas nas rugas profundas e rugas de expressão, flacidez da pele do rosto e textura.
  • Alivia a Pressão e Desconforto dos Seios Nasais: A menos que seja um caso infecioso ou que esteja a passar por uma fase aguda de sinusite, fazer uma massagem perinasal pode ajudar a aliviar a pressão, o desconforto e a congestão dos seios nasais. Esta massagem modeladora facial também pode ajudar a promover a drenagem de muco, aliviar dores de cabeça e estimular a circulação sanguínea.
  • Melhora a Acne e Aparência da Pele: A estimulação da pele através da massagem facial pode ajudar a promover a circulação sanguínea e reduzir o aparecimento de acne.
  • Torna a Pele mais Brilhante: Com massagens faciais regulares, a pele fica mais macia e o seu brilho natural começa a surgir. A estimulação dos músculos faciais pode também ajudar a deixar a pele mais rija, aliviar os músculos tensos e aumentar a circulação.
  • Promove a Cicatrização: Massajar cicatrizes pode ajudar a aumentar a circulação sanguínea. A massagem modeladora facial também pode ajudar a aliviar sintomas como dor, comichão e sensibilidade.

 

 

Quias as Contraindicações da Massagem Facial?

Embora a massagem facial seja geralmente segura, existem algumas contraindicações em que a prática pode não ser apropriada. É importante considerar as seguintes situações antes de realizar uma massagem facial:

  • Infeções na Pele: Em casos de infeções cutâneas ativas, como acne, herpes facial ou outras condições infeciosas, a massagem facial pode irritar a pele ou espalhar a infeção.
  • Queimaduras: Evite massagens faciais em áreas com queimaduras recentes, cortes ou lesões.
  • Fraturas Faciais ou Cirurgias Recentes: Pessoas que passaram por cirurgias faciais recentes ou têm fraturas na área devem evitar massagens faciais até que tenham recebido autorização do profissional de saúde.
  • Problemas de Circulação: Pessoas com problemas circulatórios graves devem consultar um profissional de saúde antes de realizar massagens.
  • Alergias: Se tem alergias conhecidas a óleos, loções ou produtos usados durante a massagem modeladora facial, é importante comunicar isso ao terapeuta para evitar reações adversas.
  • Doenças Graves ou Crónicas: Em casos de condições de saúde graves ou crónicas, como cancro, insuficiência cardíaca, entre outras, é fundamental obter a aprovação do médico antes de se submeter a massagens faciais.
  • Hematomas: Evite a massagem diretamente em áreas com hematomas, feridas abertas ou irritações cutâneas, pois isso pode causar desconforto adicional.
  • Gravidez de Alto Risco: Durante a gravidez, especialmente em casos de gravidez de alto risco, é aconselhável consultar um profissional de saúde antes de realizar massagens faciais.

 

 

Como Fazer uma Massagem Facial?

Existem várias técnicas de massagem facial que pode usar numa massagem facial:

  1. Prepare o Ambiente;
  2. Lave as Mãos;
  3. Escolha um Óleo ou Creme de Massagem;
  4. Posicione o Recetor Confortavelmente;
  5. Inicie com Movimentos Suaves e Circulares;
  6. Utilize a técnica de amassamento;
  7. Massaje a Testa em movimentos circulares;
  8. Aplique pressão leve nas têmporas e massageie a mandíbula com movimentos suaves;
  9. Preste atenção a áreas de tensão, como a região entre as sobrancelhas e a mandíbula, aplicando uma pressão mais suave nessas áreas;
  10. Estenda a massagem para o pescoço e ombros, usando movimentos de amassamento e deslizamento;
  11. Termine a massagem com movimentos suaves para acalmar a área;
  12. Após a massagem, dê um momento para que a pessoa relaxe antes de se levantar.

Pode fazer uma massagem facial no conforto da sua casa.

Antes de começar, limpe o rosto e as mãos. Use uma pequena quantidade de soro, óleo ou bálsamo de limpeza para que os dedos deslizem e rolem sobre a pele com facilidade. Também pode usar a superfície da palma da mão.

 

 

Clínicas BodyScience - Whatsapp

 

 

Como Fazer uma Massagem Facial em Casa?

Existem várias técnicas de massagem facial que pode usar. Algumas que pode incluir na sua rotina diária de cuidados com a pele são:

  1. Use um movimento circular para esfregar os dedos nas têmporas;
  2. Use as palmas das mãos e os dedos para massajar as laterais do rosto, começando pelo queixo e subindo em direção à testa. De seguida, deslize as mãos de volta para baixo;
  3. Pressione e deslize os seus dedos anelares nas suas sobrancelha. Mova do canto interno para o canto externo. Depois, faça o mesmo movimento nos seus olhos;
  4. Usando o polegar e o indicador, comece nos cantos externos das sobrancelhas. Belisque suavemente as sobrancelhas enquanto se move para o canto interno;
  5. Pressione os dedos no centro das sobrancelhas. Deslize-os em direção à linha do cabelo. Depois, mova os dedos em direção às têmporas;
  6. Pressione firmemente o espaço entre as sobrancelhas por alguns segundos. De seguida, continue a pressionar, enquanto faz movimentos no sentido horário e anti-horário;
  7. Use os dedos indicador e médio para pressionar as maçãs do rosto. Comece no centro do rosto e siga em direção às têmporas;
  8. Para um efeito mais forte, use os nós dos dedos para pressionar o rosto. Comece pelo nariz e passe-os pelas bochechas até às orelhas;
  9. Use o polegar e os dois primeiros dedos para apertar o centro do queixo. Belisque a pele à medida que se move em direção às orelhas;
  10. Pressione a mandíbula enquanto move os dedos da parte externa da mandíbula em direção ao queixo;
  11. Use um movimento circular para massajar a área sob os lóbulos das orelhas;
  12. Use a parte externa dos dedos mindinhos para pressionar o pescoço, começando no topo e descendo;
  13. Use o dedo anelar para pressionar com firmeza a parte interna da sobrancelha, deslizando em direção à parte externa da mesma;
  14. Use os dedos para tocar suavemente em todas as áreas do rosto. Depois, aperte suavemente as áreas mais carnudas da pele;
  15. Faça pressão nos pontos de pressão facial (topo da cabeça, meio da cabeça, meio da testa, região do buço, parte superior do queixo) ou nos pontos de pressão dos seios nasais.

Descubra o segredo da juventude com a massagem facial contra flacidez. Movimentos suaves e técnicas específicas promovem firmeza, revitalizando a pele para um rosto mais radiante e rejuvenescido.

 

 

Existem Exercícios para a Flacidez do Rosto e do Pescoço?

Existem diversos exercícios para rejuvenescer a face que algumas pessoas praticam para ajudar a tonificar os músculos faciais e potencialmente contribuir para uma aparência mais jovem. Embora não haja garantias de que esses exercícios previnam o envelhecimento, algumas pessoas relatam benefícios em termos de firmeza e elasticidade facial. Aqui estão alguns exemplos de exercícios faciais:

  • Exercício para a Testa: Levante as sobrancelhas o máximo possível enquanto mantém os olhos abertos. Segure por alguns segundos e relaxe. Repita várias vezes.
  • Exercício para os Olhos: Feche os olhos com força por alguns segundos, depois abra-os amplamente. Repita esse movimento várias vezes.
  • Exercício para as Bochechas: Sorria amplamente enquanto mantém os lábios juntos. Mantenha o sorriso e “mastigue” movendo a mandíbula para cima e para baixo. Repita várias vezes.
  • Exercício para o Pescoço: Incline a cabeça para trás e olhe para o teto. Puxe os lábios para a frente e mantenha por alguns segundos. Relaxe e repita.
  • Exercício para os Lábios: Puxe os lábios para dentro da boca, mantendo-os cobertos pelos dentes. Sorria amplamente e segure por alguns segundos. Repita para fortalecer os músculos ao redor da boca.
  • Exercício para o Queixo: Incline a cabeça para trás e pressione a língua contra o céu da boca. Mantenha a posição e relaxe. Repita várias vezes.
  • Exercício de Bocejo Facial: Abra a boca amplamente como se estivesse a bocejar. Mantenha por alguns segundos e relaxe.
  • Exercício para as Rugas do Pescoço: Incline a cabeça para trás e beije o teto. Mantenha e relaxe, repetindo algumas vezes.

 

 

Clínicas BodyScience - Instagram

 

 

Como Aumentar a Circulação Sanguínea no Rosto?

Aumentar a circulação sanguínea no rosto é benéfico para promover uma pele saudável e radiante. Aqui estão algumas maneiras de estimular a circulação sanguínea facial:

  • Massagem Facial;
  • Exercícios Faciais;
  • Banho Facial Quente e Frio;
  • Esfoliação Facial;
  • Hidratação Adequada;
  • Máscara Facial;
  • Alimentação Saudável;
  • Atividade Física Regular;
  • Evite o Tabagismo.

 

 

Quais os Tratamentos Indicados para uma Massagem Facial Eficaz?

Uma massagem facial eficaz pode ser aprimorada com o uso de produtos específicos e técnicas adequadas. Eis alguns produtos frequentemente recomendados para uma massagem facial mais eficaz:

  • Óleos ou Cremes de Massagem;
  • Séruns ou Cremes Hidratantes;
  • Máscaras Faciais;
  • Esfoliantes Suaves;
  • Água Micelar;
  • Protetor Solar.

 

 

Considerações Finais

As massagens faciais são ótimas para tirar rugas e curar a pele e ajudar a rejuvenescer, enquanto trata problemas específicos. Aproveite o processo de descoberta enquanto aprende a fazer uma massagem facial.

Faça as massagens faciais com produtos adequados ao seu tipo de pele e que ajudem a melhorar a sua condição ou problema.

Invista hoje mesmo em si, na sua melhor versão!

Clique na imagem abaixo e marque sua consulta de avaliação gratuita numa das nossas clínicas em Lisboa, Porto, Braga, Guimarães ou Póvoa de Varzim. Esperamos por si!

 

 

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisar

Conhece o método Bodyscience?

Siga-nos no Instagram

Siga-nos nas redes sociais

Conquiste a beleza
de um corpo saudável

Marque já a sua consulta

e avaliação gratuita.

A mudança começa aqui.

Conhecimento Partilhado

Artigos
Relacionados

Mais de 50.000 pessoas confiam nas nossas Clínicas

Realização de uma Avaliação Corporal Completa;

Análise Perfil Clínico e Hábitos Alimentares;

Diagnóstico do Problema e Prescrição do tratamento;