Estudos demonstraram que quem estimula o cérebro com a leitura pode prevenir o desenvolvimento de doenças mentais como o Alzheimer. Com a mente ativa, é menor a hipótese de perda do poder das funções cerebrais, pois um músculo do corpo necessita de exercícios constantes para um melhor funcionamento. Jogos como xadrez também servem como estimulação cognitiva.
Um livro bem escrito pode levar a mente para lugares nunca imaginados que fazem com que esqueça problemas da rotina diária, ler contribui também para o relaxar e diminuição do stress. A pessoa que pratica a leitura como hobbie ou até mesmo por “necessidade” devido ao seu trabalho, tem mais hipóteses de adquirir e absorver conhecimento.
Quando lê um livro, por exemplo, repleto de diferentes personagens, locais e várias tramas, é preciso guardar tudo na mente para absorver a história. Dessa forma, o cérebro mantem-se altamente ativo, melhorando as capacidade de memória. A cada memória nova que é criada, as existentes são fortalecidas, ajudando na recuperação das lembranças em curto e longo prazo.
Hoje a adesão à internet é enorme onde a possibilidade de ter várias páginas abertas e com o mundo a dar cada vez mais relevo ao “multitasking”, a leitura torna-se importante para quem precisa ter grande poder de concentração. Quando se lê um livro, a atenção esta cenrada na história, absorvendo grande parte do cérebro. Ler 15 a 20 minutos antes de ir para o trabalho pode ser responsável por um aumento considerável na capacidade de concentração nas tarefas diárias.
Referência: Dica de Saúde
Siga as Clínicas BodyScience no Facebook e subscreva a nossa newsletter para estar sempre sempre a par das nossas novidades e conselhos! Relembramos que pode marcar a sua consulta de avaliação gratuita nas nossas Clínicas e dar o primeiro passo para ter uma vida mais saudável!
Discussion about this post