O consumo de uma porção diária de feijão, ervilhas, grão-de-bico ou lentilhas pode reduzir significativamente o “mau” colesterol e consequentemente o risco de doença cardiovascular, dá conta um estudo publicado no “Canadian Medical Association Journal”.
De acordo com o líder do estudo, John Sievenpiper, o consumo diário destas leguminosas pode diminuir o colesterol LDL em cerca de cinco por cento. O investigador acrescenta que isto se traduz numa diminuição de cinco a seis por cento no risco de desenvolvimento de doença cardiovascular, a principal causa de morte na população portuguesa, tal como em todos os países europeus e nos EUA.
O estudo refere que este tipo de leguminosas têm um baixo índice glicémico, ou seja, são alimentos que se degradam lentamente e tendem a reduzir ou substituir as proteínas animais e as gorduras prejudicais, como as gorduras trans.
“Temos muito espaço na nossa dieta para aumentar o consumo destas leguminosas, o qual se pode traduzir em benéficos cardiovasculares. As leguminosas desempenham um papel importante em muitas cozinhas tradicionais como a mediterrânea e a do sul da Ásia, apresentando adicionalmente um baixo custo”, conclui o investigador.
Referênci: Alert
Saiba também como pode emagrecer ou eliminar a gordura localizada de uma forma rápida, saudável e sem esforço, clique aqui.
Discussion about this post