Alguns factos essenciais que precisamos conhecer sobre a Legionella
O que é?
A Legionella pneumophila é uma bactéria que vive em ambientes aquáticos. Entre os locais de risco estão: chuveiros domésticos, sistemas de ar condicionado, fontes de ornamentação, tanques, águas termais, superfície de lagos, torres de resfriamento e condensadores evaporativos.
A bactéria desenvolve-se e multiplica-se em equipamentos de refrigeração e que contenham água a temperatura natural (entre os 20ºC e 45ºC, preferencialmente entre os 35ºC e 45ºC).
A Legionella ganhou o seu nome depois de um surto repentino numa convenção da American Legion em 1976 no Bellevue Stratford Hotel, na Filadélfia, Estados Unidos da América. 255 pessoas da convenção ficaram infectadas; dessas, 221 contrairam uma pneumonia e 34 acabaram por falecer.
A bactéria já era conhecida na época mas este incidente levou a que maiores estudos e investigação fossem realizados.
Como se transmite? Como se apanha infecção?
A infecção com Legionella acontece pelas vias respitórias, principalmente através da inalação de vapor ou gotículas de água contaminadas com a bactéria. Não é transmíssivel de pessoa para pessoa,nem pela ingestão de água contaminada.
Quais são os sintomas?
Dificuldades respiratórias, tosse, febre; os mesmos de uma pneumonia. O período de incubação pode variar entre dois e dez dias, sendo mais frequente a sua manifestação cinco ou seis dias depois de uma pessoa inalar bactérias presentes em gotículas de água. A doença é confirmada através de testes de laboratório que identificam a presença da Legionella.
Quais são os grupos / factores de risco?
Fumadores, pessoas com doenças respiratórias, indíviduos com idade superior a 50 anos. Factores de risco são também doenças debilitantes e / ou com compromisso do sistema imunitário como alcoolismo, diabetes, cancro, insuficiência renal. Afecta duas ou três vezes mais homens que mulheres.
Como se trata?
O tratamento através de antibióticos só se aplica à Doença do Legionário. Não existe vaciona contra a Doença do Legionário. A Febre de Pontiac cura-se espontaneamente ao fim de um a cinco dias. Os infectados podem ter de ser internados para cuidados intensivos, sendo que a pneumonia é a manifestação mais forte da infecção. Pode, nos casos mais graves, levar à morte.
Podemos utilizar água?
Sim, a infecção só acontece de forma especial, como referido anteriormente.
Prevenção
Em zonas e ou épocas com propagação da bactéria é recomendado optar por banhos sem duche e evitar grande pressão das torneiras. A cabeça do chuveiro pode ser submersa numa solução de água com lixívia. As pessoas que utilizam jacuzzi e hidromassagens não devem fazê-lo até as autoridades detectarem as fontes de infecção.
Pode prevenir-se a contaminação das águas através da adição de cloro de forma continuada a longo prazo. A elevação da água para temperaturas entre os 60ºC e os 70ºC também é um forma de prevenção.
Referência: Superviral
Siga as Clínicas BodyScience no Facebook e subscreva a nossa newsletter para estar sempre sempre a par das nossas novidades e conselhos! Relembramos que pode marcar a sua consulta de avaliação gratuita nas nossas Clínicas e dar o primeiro passo para ter uma vida mais saudável!
Discussion about this post