Há muito que a sociedade controla a nossa imagem corporal pressionando-nos para termos o “corpo perfeito”. As modelos de passerelle e os corpos sempre esbeltos das revistas e dos anúncios televisivos fizeram-nos acreditar que para sermos admirados, amados e aceites teríamos de ser como estas personagens, e se ousássemos fugir aos padrões estabelecidos, seríamos imediatamente rejeitados.
Infelizmente, a maioria das pessoas passa por momentos difíceis para conseguirem aceitar os seus corpos e acabam por desenvolver hábitos pouco saudáveis e distúrbios alimentares para se encaixarem na falsa ideia de corpo perfeito. A boa notícia é que existem muitos profissionais de saúde com ferramentas para ajudar a superar as suas inseguranças e trabalhar a aceitação.
Clínicas BodyScience
Especialistas em Nutrição e Medicina Estética
Por que a imagem corporal e a autoestima são importantes?
A imagem corporal é uma combinação dos pensamentos e sentimentos das pessoas em relação ao seu próprio corpo e à sua aparência física e é um fator considerável que afeta diretamente a autoestima.
Pessoas que amam os seus corpos, independentemente das suas diferenças ou ditas imperfeições, têm mais probabilidade de serem confiantes e felizes com as suas vidas.
Uma imagem corporal positiva inclui estar confortável com a sua aparência e ter uma alimentação saudável para atender as necessidades do seu corpo e ainda compreender que a aparência não tem nada a ver com as suas qualidade, habilidades ou valor pessoal.
Quando tem uma imagem corporal positiva e saudável, sente-se automaticamente mais capaz e com mais energia, mantém expectativas realistas e tem respeito por si mesma. E tudo isto faz aumentar progressivamente a autoestima.
Ter uma imagem corporal positiva é extremamente importante para a saúde mental. Pessoas com maior autoestima têm mais controlo sobre as suas vidas porque têm uma visão realista das suas fraquezas e pontos fortes, permitindo-lhes obter a clareza mental e a paz necessárias para terem sucesso na vida pessoal e profissional.
Uma imagem corporal negativa surge por diferentes problemas. Eles podem variar entre crenças e expectativas irrealistas, a perturbações alimentares como a anorexia e bulimia.
Ter uma imagem corporal negativa abala a autoestima e a autoconfiança e prejudica as suas habilidades sociais e comunicativas. Muitas pessoas são diagnosticadas com depressão devido à negatividade que sentem e exercem sobre seus corpos e ao julgamento que percebem dos outros.
É fundamental compreender o impacto a longo prazo da baixa autoestima e da imagem corporal negativa. Uma vida saudável requer também pensamentos positivos e muitas vezes é necessário um trabalho conjunto com profissionais de saúde.
5 formas de aumentar a autoestima e aceitar o seu corpo
Ganhar amor e estima por nós mesmos pode ser um processo desafiante, sobretudo se passámos grande parte da nossa vida sem nos amarmos.
Existem alguns fatores-chave que podem ajudá-la a recuperar a sua autoestima. Descubra quais.
1. Aceite o seu corpo
Todos nós queremos ser aceites e amados tal e qual como somos e essa aceitação começa em si, consigo mesmo. É necessário que comece a ver-se como um amigo e a amar-se e respeitar-se como tal. Envergonhar-se e fazer comentários ásperos sobre si e o seu corpo prejudica a sua autoestima e perpetua a imagem negativa que tem sobre si mesma. Seja gentil consigo primeiro e as outras pessoas farão o mesmo.
Por vezes, torna-se necessário pedir ajuda. Falar com um terapeuta qualificado pode ajudá-la a explorar os seus medos e inseguranças, entendendo de onde eles vêm, para assim saber como agir rumo à mudança. Um terapeuta pode também podem ajudá-la a desenvolver novas ferramentas para navegar em situações que afetam a sua confiança.
2. Foque-se nas pequenas conquistas
Superar a insegurança e aumentar a sua autoestima não acontece de um dia para o outro. Tente ser gentil consigo mesma durante este processo e não desanime se as coisas não estiverem a melhorar tão rápido quanto gostaria.
Mesmo se não se sentir confiante hoje, os pequenos passos que está a dar agora vão eventualmente transformar-se em passos maiores e em fabulosas conquistas. O segredo é a persistência e consistência nos hábitos saudáveis que a vão fazer atingir os seus objetivos – sejam eles emagrecer, ganhar peso corporal ou aceitar o seu corpo tal como ele é.
3. Adote um estilo de vida saudável
Amar o seu corpo exige cuidar dele. Muitas pessoas que sofrem de baixa autoestima devido à distorção da imagem corporal muitas vezes passam fome ou comem de forma compulsiva para atender as suas necessidades (emocionais). Uma alimentação saudável e equilibrada é o primeiro passo para a autoaceitação e uma imagem corporal positiva.
Além da alimentação, adote hábitos saudáveis de autocuidado como praticar exercício físico, dormir o suficiente (e bem) e fazer tratamentos estéticos que a façam sentir-se bem consigo mesma como uma hidratação profunda ou uma massagem relaxante.
Os bons hábitos não só são ótimos para a sua saúde em geral, como também aumentam a autoconfiança e autoestima e criam uma imagem corporal mais robusta.
4. Faça coisas que lhe dão prazer e bem-estar
Priorize passar o tempo livre a fazer coisas que lhe trazem alegria e felicidade e considere também aprender uma nova habilidade ou adotar um hobby que sempre quis experimentar.
Além de a deixar feliz, o domínio de uma nova habilidade é um bom lembrete dos seus interesses e talentos, que vão muito além da sua aparência física.
5. Passe tempo com pessoas que a amam
Embora evitar situações sociais possa parecer a melhor decisão quando não nos sentimos bem connosco, estudos mostram que essa não é uma boa ideia.
Conectar-nos com outras pessoas é muito importante para o nosso bem-estar mental porque a interação social ajuda-nos a sentirmo-nos melhor connosco, sobretudo se nos cercarmos de pessoas amorosas, solidárias e que gostam de nós.
Faça um plano para marcar mais encontros com seus entes mais queridos. Ver-se a si mesma através dos olhos de quem se preocupa consigo vai ajudar a apreciar as suas próprias qualidades.
MARQUE UMA CONSULTA DE AVALIAÇÃO GRATUíTA
A imagem corporal e a autoestima começam na sua mente e não no espelho ou na balança. Eles podem mudar a maneira como entende o seu valor enquanto mulher, homem e ser humano. Uma imagem corporal saudável e boa autoestima são bons aliados para o seu bem-estar e uma vida feliz. Se sente que a sua imagem corporal negativa está a dominar a sua vida e não sabe o que fazer para mudar, peça ajuda.
Acha que este artigo pode ajudar alguém? Partilhe-o nas suas redes sociais e com os seus contactos.