Hiperpigmentação: o nome não engana e está relacionado com excesso de pigmento, neste caso, a melanina. Se a maioria das pessoas adora o tom dourado e acastanhado de um bronzeado saudável, quando esta cor aparece em forma de manchas, já não é tão apreciada. Perceba o que é a hiperpigmentação, quais são as causas e quais os melhores tratamentos para uniformizar o tom cutâneo.
O que é a hiperpigmentação?
Após a exposição solar, o organismo aciona um mecanismo de defesa da pele. Os melanócitos são as células responsáveis pela produção de pigmento castanho, a melanina, que confere uma cor uniforme à pele. Quando o organismo produz melanina em excesso, a hiperpigmentação surge à superfície da pele em forma de manchas escuras, lisas, de diferentes tamanhos e formas, cujo tom varia do castanho claro ao preto.
Existem diferentes tipos de hiperpigmentação, designadamente: as sardas, o melasma, os lentigos e as hiperpigmentações pós-inflamatórias. Todas estas manchas no rosto estão associadas ao excesso de sol, contudo, as causas da hiperpigmentação incluem:
- Alergias
- Cirrose biliar primária
- Consumo de drogas
- Distúrbios hormonais
- Doença de Addison
- Doenças dermatológicas:
- Acantose nigricante
- Fitofotodermatose
- Inflamação provocada por lesão ou erupção cutânea
- Manchas da idade
- Melanoníquia estriada
- Melasma
- Sardas
- Exposição solar
- Exposição a produtos químicos
- Hemocromatose
- Tatuagens ou pinturas com henna
- Toma de medicamentos (antibióticos, antimaláricos, anticonvulsivos, etc.)
- Quimioterapia
- Trauma
O diagnóstico da hiperpigmentação é feito por um médico através de exame clínico. Para confirmar o diagnóstico, pode ser necessário fazer uma biópsia, uma dermatoscopia, um exame micológico direto (cabelos, pele, unhas, exsudados, fezes, expetorações, urina, etc.) ou análises ao sangue.
4 procedimentos para tratar a hiperpigmentação
Master Repair
O Master Repair foi desenhado para conseguir uma pele mais uniforme e luminosa, especialmente desenvolvido para ajudar a eliminar e reverter as manchas de rosto, como melasma e outras hiperpigmentações melânicas. Indolor, não invasivo e seguro, trata-se de um peeling químico capaz de escamar profundamente a pele, através de diferentes graus de esfoliação. Este procedimento, estimula o colagénio, ajudando, assim, a regenerar a derme, formando uma nova pele, mais uniforme e luminosa. Este tratamento é capaz de reduzir as manchas e previne o reaparecimento de manchas escuras. Como funciona? Como um peeling, são aplicados na pele os ácidos Azelaico, Fítico, Resorcinol e Glicólico desenhados para atuar no melanócito, promovendo, também, o rejuvenescimento cutâneo graças à vitamina C.
Power Skin
O Power Skin é um programa antienvelhecimento intensivo, desenvolvido para tratar os sinais do envelhecimento, as rugas e as manchas no rosto provocadas pela hiperpigmentação, revertendo os efeitos dos avanços da idade na pele. É um tratamento não invasivo, seguro e indolor com resultados visíveis após a primeira sessão de tratamento. Como funciona? Pela aplicação na pele de ácidos ativos de ação antioxidante, branqueadora, hidratante e regenerante, elimina as camadas superficiais da epiderme, estimula e reorganiza as fibras de colagénio e elastina, hidrata em profundidade, trata manchas e unifica o tom da pele.
As Clínicas BodyScience dispõem dos tratamentos mais inovadores para tratar as manchas e rugas.
Obtenha uma pele mais lisa e saudável
Marque Já a sua Consulta de Avaliação Gratuita
Anti-aging Bodyskin
O Anti-aging Bodyskin é um tratamento estético desenvolvido para tratar os sinais do envelhecimento, as rugas, a acne e as manchas no rosto provocadas pela hiperpigmentação. É um procedimento não invasivo, seguro e indolor, que se divide em três fases: o peeling, a regeneração e o laser. Pela sua tripla ação, num único procedimento, é capaz de tratar as rugas, remover as células mortas, reconstruir o colagénio e a eslastina, recuperando, assim, a luminosidade, firmeza e elasticidade da pele. Como funciona? As ondas elásticas piezoeletricas hidratam e exercitam a pele, as micro correntes modulares de Lotti reconstroem as células de colagénio e elastina e o laser atua de forma seletiva. Resultado: uma pele mais jovem, saudável e sem manchas.
Microdermoabrasão
A Microdermoabrasão é um dos tratamentos mais eficazes da medicina estética, cujo maior trunfo é o facto de poder ser usado em qualquer tipo de pele. Indicado para deixar o rosto mais suave e saudável, este tratamento não invasivo, seguro e indolor, trata os sinais do envelhecimento, rugas, acne e manchas no rosto provocadas pela hiperpigmentação. Como funciona? Graças às pontas de diamante, aumenta a produção de colagénio, alisa a epiderme, atenua as irregularidades superficiais da pele, tonifica, fortalece e rejuvenesce o rosto. Os resultados são visíveis após a primeira sessão de tratamento.
Onde estão os melhores procedimentos para tratar a hiperpigmentação?
Nas Clínicas BodyScience, uma equipa de profissionais qualificados está dotada dos equipamentos e do know-how necessários para conseguir os melhores resultados no tratamento da hiperpigmentação.
Mais de 50 mil pessoas confiam nas Clínicas BodyScience, entre estas encontram-se nomes tão conhecidos como o ator Heitor Lourenço, a apresentadora Rita Ferro Rodrigues ou o Chef Henrique Sá Pessoa.
Marque já uma Consulta de Avaliação Gratuita e sem compromisso, numa das Clínicas BodyScience mais perto de si, em Braga, Guimarães, na Póvoa do Varzim, em Lisboa e no Porto,
Discussion about this post