A harmonização do rosto tem sido um tema muito debatido nos últimos anos, sobretudo pelo surgimento de novos tratamentos não invasivos no mercado. Estes permitem equilibrar as linhas faciais, sem a necessidade de recorrer ao bloco operatório.
Mas antes de recorrer a tratamentos estéticos, é fundamental garantir que cuida bem da sua pele. Pode não ser a solução para a harmonia que quer dar ao seu rosto, mas certamente que é um bom começo.
Continue a ler para descobrir tudo sobre a harmonização facial, quais são as 3 soluções não invasivas mais eficazes – e ainda o que pode fazer para dar um aspeto mais saudável à sua pele.
Clínicas BodyScience
Especialistas em Nutrição e Medicina Estética
O que é a harmonização do rosto?
Simplificando, a harmonização do rosto é uma técnica não cirúrgica de preenchimento facial, que recorre a técnicas pouco invasivas e que proporciona resultados rápidos, indolores e sem período de recuperação.
Os preenchimentos dérmicos visam alterar e realçar os contornos do rosto a fim de atingir a aparência desejada.
Isso pode ser feito por meio de vários tratamentos de preenchimento e é adaptado à anatomia facial e às preferências de cada pessoa.
A harmonização facial não cirúrgica normalmente envolve 1 ou várias injeções de preenchimento em algumas zonas do rosto.
As áreas tratadas mais comuns são:
- Bochechas: para dar definição, elevando e restaurando a proeminência das maçãs do rosto
- Mandíbula: para criar uma linha da mandíbula mais forte e definida
- Queixo: para suavizar a papada e melhorar as proporções na parte inferior da face, incluindo a correção da aparência de perfil
- Têmporas: para restaurar contornos suaves e criar equilíbrio na face superior
- Lábios: para dar forma e volume aos lábios
O objetivo da harmonização do rosto é criar o que é visto por muitos como o “rosto ideal”: maçãs do rosto marcadas, um queixo fino e um equilíbrio geral das proporções faciais, sem a necessidade da cirurgia.
Quais são os benefícios da harmonização do rosto?
A harmonização do rosto pode produzir resultados incríveis, aperfeiçoando as proporções faciais e realçando a beleza natural.
Contrariamente aos procedimentos invasivos, há pouco ou nenhum tempo de recuperação e os resultados são instantâneos.
Dependendo das áreas tratadas, os resultados podem durar até 12 meses e o tratamento é significativamente mais barato do que as alternativas cirúrgicas.
Semelhante ao que pode ser alcançado com a aplicação de maquilhagem profissional, a harmonização facial com preenchimentos dérmicos cria um visual equilibrado 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Como funciona a harmonização do rosto?
A harmonização do rosto é indicada para homens e mulheres e trata-se de um conceito inovador, que procura destacar a beleza natural de cada pessoa, realçando os seus pontos favoráveis e suavizando os pontos menos equilibrados.
Com uma única intervenção, é trabalhada a simetria do rosto, promovendo assim o alinhamento e a correção de algumas zonas, ao mesmo tempo que são tratados os sinais de envelhecimento da pele.
De forma minimamente invasiva, são corrigidas imperfeições e restabelecem-se as proporções equilibradas no rosto, de forma natural.
Tudo isto com a possibilidade de voltar às tarefas do dia a dia logo após o tratamento.
O que fazer antes de recorrer a tratamentos estéticos de harmonização do rosto?
Antes de pensar em tratamentos estéticos para harmonização do rosto, é importante verificar e fazer uns ajustes à sua rotina diária de cuidados com a pele.
1. Aplique protetor solar
Se quer um rosto mais bonito, comece por usar protetor solar todos os dias, religiosamente.
Isso vai prevenir ou reduzir muitos dos problemas associados ao envelhecimento, como manchas pigmentadas da idade, rugas, textura áspera e perdas de colagénio.
O protetor solar vai impedir que a luz ultravioleta (presente até em dias nublados) cause estragos na sua pele.
2. Use Retinol
Use um produto à base de retinol à noite.
Isso normaliza a renovação das células da pele, melhora a pigmentação e reduz a oleosidade, o que é ótimo se tiver uma pele com tendência para ter acne.
No entanto, é importante frisar que o retinol torna a pele mais sensível à luz solar. Por isso, o protetor solar é duplamente importante.
3. Abuse da vitamina C
Pela manhã, certifique-se que aplica um soro de vitamina C no seu rosto.
Este antioxidante vai fortalecer a pele contra as agressões ambientais, como poluição e luz ultravioleta. Também ajuda a manter a produção de colagénio e a reduzir os problemas de pigmentação.
Tenha acesso às novidades, dicas e ofertas exclusivas!
Subscrever Newsletter Bodyscience
4. Mantenha uma alimentação saudável
Muitas vezes, o nosso rosto encontra-se mais desequilibrado porque estamos com excesso de peso, fazendo com que o seu rosto perca os seus contornos naturais e potenciando assim o aparecimento do duplo queixo.
Além disso, alimentos processados, ricos em açúcar refinados, sal e gorduras trans, também alteram o aspeto da sua pele, fazendo-a parecer menos harmoniosa.
Por isso, é muito importante que siga uma alimentação equilibrada, que lhe permita manter um rosto bonito e equilibrado.
Quais são os melhores tratamentos não invasivos de harmonização do rosto?
Os melhores tratamentos não invasivos ou minimamente invasivos do mercado que prometem a harmonização instantânea do rosto, são:
1. Preenchimento com Ácido Hialurónico
A função do Ácido Hialurónico é o preenchimento do espaço intercelular e as suas principais características são o seu alto poder de hidratação, sustentação e preenchimento. Esta molécula apresenta uma alta capacidade de retenção hídrica, o que ajuda a manter a pele hidratada, com mais tonicidade e como tal, com um aspeto mais saudável.
Com o a o ácido hialurónico é possível harmonizar todo o rosto e zonas específicas como: maças do rosto, lábios, queixo e ângulo mandibular, nariz, região temporal, olheiras e contornos do rosto.
O procedimento poderá demorar entre 30 a 60 minutos.
2. Aplicação Toxina Botulínica
A aplicação Toxina Botulínica ou Botox (nome comercial adotado), é uma das técnicas mais utilizadas na área do rejuvenescimento facial e com efeitos similares ao do lifting cirúrgico quando é aplicado na zona da testa.
Esta neurotoxina é conhecida pelo seu efeito rejuvenescedor que atua paralisando os músculos temporariamente. Na Medicina Estética é utilizada para tratamento de rugas, linhas de expressão faciais e para trazer harmonia ao rosto.
O tratamento é rápido, com a aplicação a rondar os 30 minutos. Após o tratamento, pode voltar às atividades diárias, sem restrições.
3. Lifting Facial Não Cirúrgico
A perda de colagénio e elastina são os principais responsáveis pelo aumento da flacidez no rosto e perda de contornos bem delineados.
O lifting facial recorre a fios tensores devolver a harmonização do rosto. Ao mesmo tempo, retarda e trata o envelhecimento cutâneo, estimulando a regeneração natural e o metabolismo cutâneo, tratando a flacidez e produzindo de forma natural, um lifting biológico imediato e progressivo.
Normalmente, consegue retomar a sua rotina diária cerca de 48 horas depois do lifting facial. É possível que note algum inchaço mas este desaparece rapidamente, não impossibilitando que retome as atividades do dia a dia.
Considerações finais
A medicina estética tem evoluído muito nas últimas décadas, permitindo assim que mais pessoas recorram a tratamentos de beleza para conseguirem o aspeto físico que desejam.
Os tratamentos de harmonização do rosto são seguros e menos dispendiosos do que as cirurgias plásticas. Além disso, exigem pouco ou nenhum tempo de inatividade.
Mas antes de recorrer a estes tratamentos de rosto, faça esta questão a si mesma primeiro: “estou a tratar do meu rosto como deveria?”
Manter uma rotina de cuidados com a pele e um estilo de vida saudável é o primeiro passo para um rosto simétrico, saudável e naturalmente mais bonito.
Se quer harmonizar o seu rosto mas ainda não sabe bem por onde começar, converse connosco sem compromisso. Nós podemos ajudar.