Guia de cuidados a ter com a pele

Com a quantidade de informação que corre desenfreadamente pela internet, é natural que hoje em dia saibamos cuidar da nossa pele muito melhor do que as gerações passadas. 

Mas apesar dos cuidados com a pele terem ou parecerem ter melhorado graças ao cariz gratuito da informação, muitas vezes fica difícil fazer uma triagem e perceber aquilo que é realmente melhor para nós e para o nosso tipo de pele.

Se quer saber qual a melhor rotina de pele diária a adotar, continue a ler e tome nota. Com certeza que os resultados vão chegar.

 

Clínicas BodyScience
Especialistas em Nutrição e Medicina Estética

 

Cuidado com a pele: o seu tipo de pele é importante

Antes de lhe mostrarmos o seu novo guia de cuidados a ter com a pele, é importante que lhe façamos uma pergunta: Sabe qual é o seu tipo de pele?

Tem a pele seca, oleosa ou mista? É sensível? Tem algum problema como manchas, rosácea ou acne? 

Saber seu verdadeiro tipo de pele é fundamental para atingir os seus objetivos e manter uma pele bonita e saudável. Desta forma, recomendamos que procure um dermatologista e faça um teste de diagnóstico à sua pele para descobrir em que produtos de cuidados de beleza diários deve investir.

Construindo uma rotina diária de cuidados com a pele

Saber o seu tipo de pele vai ajudá-la a encontrar os produtos mais indicados para si, bem como escolher os melhores tratamentos estéticos.

Depois disso, é só colocar em prática uma rotina diária de cuidados de pele que, seguramente, vai melhorar a saúde geral da pele e melhorar também problemas específicos como acne, cicatrizes e manchas escuras – e ainda prevenir o aparecimento precoce de rugas.

Uma rotina diária de cuidados com a pele tem cinco etapas básicas que pode realizar uma vez pela manhã e outra antes de dormir.

Caso ainda não tenha os produtos mais indicados para a sua pele ou não tenha todos os que indicamos, não deixe de seguir a rotina de cuidados com o que tiver em casa.

1. Limpe bem a sua pele: limpar a pele é o passo mais importante da sua rotina de cuidados de beleza diários. Escolha um produto que não deixe a sua pele rígida após a lavagem. Limpe o rosto duas vezes por dia (ideal), ou apenas uma vez, se tiver a pele seca e não usar maquilhagem. Evite lavar a pele do rosto com água para ter aquela sensação de limpeza total, pois isso elimina os óleos naturais da sua pele. 

 

2. Passe o tónico no seu rosto: com o rosto bem limpo, aplique o seu tónico. É importante que o faça de manhã e à noite. O tónico facial é uma substância aquosa com muitos benefícios. Contém princípios ativos desenhados para refrescar e revitalizar a nossa pele, equilibra os níveis de pH, minimiza os poros e prepara a a pele para os produtos que vamos aplicar posteriormente. 

3. Aplique algumas gotas do seu serum: um sérum com vitamina C, fatores de crescimento ou peptídeos é perfeito para aplicar pela manhã, antes do protetor solar. À noite, retinol ou retinóides funcionam melhor. Se tiver um sérum específico para a zona dos olhos, aplique-o também pela manhã e à noite.

4. Aplique um creme hidratante: até mesmo uma pele oleosa precisa de ser hidratada com um bom creme. Porém, use um que seja leve, à base de gel para que os poros não fiquem tapados. A pele seca pode beneficiar de hidratantes à base de creme. Escolha o creme certo para o seu tipo de pele.

5. Lembre-se de aplicar sempre o protetor solar: aplique protetor solar com FPS 30 (ou mais) 15 minutos antes de sair de casa, seja verão ou inverno. Tons de pele mais escuros precisam de mais proteção solar porque a hiperpigmentação é mais difícil de corrigir. 

Escolha produtos que se adaptem ao seu tipo e sensibilidade de pele e lembre-se de ler bem os rótulos antes de pagar.

Pode parecer muito trabalhoso seguir esta rotina diariamente, mas acredite que valerá a pena o esforço. Além disso, reservar alguns minutos por dia para cuidar de si, vai fazer com que se sinta muito bem na sua pele – literalmente!

Mas não se sinta pressionada(o) a incluir todas as etapas da lista. Faça o que puder, como poder. Lembre-se que o mais importante é manter a sua cara bem limpa e devidamente hidratada.

Encontre uma rotina de cuidados com a pele que funcione para si e que consiga seguir. Quer isso envolva todas as etapas descritas acima ou um ritual mais simplificado. Divirta-se a experimentar!

Também segue uma rotina de cuidados com a pele? Qual é o produto que faz questão de usar sempre? Partilhe connosco na caixa de comentários mais abaixo.

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisar

Conhece o método Bodyscience?

Siga-nos no Instagram

Siga-nos nas redes sociais

Conquiste a beleza
de um corpo saudável

Marque já a sua consulta

e avaliação gratuita.

A mudança começa aqui.

Conhecimento Partilhado

Artigos
Relacionados

Mais de 50.000 pessoas confiam nas nossas Clínicas

Realização de uma Avaliação Corporal Completa;

Análise Perfil Clínico e Hábitos Alimentares;

Diagnóstico do Problema e Prescrição do tratamento;