Gordura abdominal: Tudo o que precisa de saber

Conhecida também como “pneus”, a gordura abdominal afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

Por isso, como eliminar gordura abdominal é, cada vez mais, a preocupação de muitos homens e mulheres que procuram ter uma vida mais saudável. 

Muito mais do que tratamentos estéticos, é importante que altere os hábitos de vida que não lhe permitem reduzir gordura abdominal.

Quer saber quais são e o que é que está ao seu alcance fazer? Continue a ler o nosso artigo!

 

 

Clínicas BodyScience
Especialistas em Nutrição e Medicina Estética

 

 

O que é a gordura abdominal?

A gordura abdominal é um tecido heterogéneo composto por múltiplos compartimentos, incluindo gordura subcutânea (imediatamente abaixo da pele) ou gordura visceral (mais profunda, localizada na cavidade abdominal). 

Entre os dois tipos de gordura apresentados, a gordura visceral é, sem dúvida, a mais perigosa, uma vez que fica próxima aos órgãos vitais e do sistema circulatório.

A gordura na barriga fica apenas sob a pele.

Embora a presença de gordura da barriga tenha sido sempre um indicador de obesidade, os médicos estão cada vez mais a prestar mais atenção a este fator. Porquê?

Porque existem ensaios clínicos que mostram que este tipo de acúmulo de gordura está diretamente associado a vários problemas de saúde, como por exemplo, às alterações do metabolismo ou ao risco de doenças cardiovasculares.

 

 

Há alguma forma de medir gordura abdominal?

De modo a saber se a gordura no abdómen está a prejudicar a saúde, deve-se medir gordura abdominal. Como? Através da medição do perímetro abdominal. Além disso, deve-se ter igualmente em conta o Índice de Massa Corporal (IMC).

Apesar de estes dois indicadores serem importantes, a verdade é que existem estudos que comprovam que a circunferência da cintura fornece informações independentes ao IMC para prever o risco de morte ou o surgimento de outras doenças.

Por isso, o perímetro abdominal tem sido cada vez mais usado pelos médicos como ferramenta para obter melhor qualidade de vida e aumentar o bem-estar dos pacientes.

 

Perímetro abdominal tabela

 

Como perder gordura abdominal rapidamente e de forma saudável

Uma vez conhecidos todos os riscos que o acúmulo de gordura tem para a saúde, há a necessidade de queimar gordura abdominal rapidamente.

Quanto mais cedo atuar, menos serão os efeitos devastadores na sua saúde.

A melhor forma de queimar gordura abdominal é ter uma alimentação saudável e praticar atividade física.

Deste modo, consegue queimar a gordura acumulada e, em simultâneo, melhorar o sistema cardiovascular.

Como consequência, irá aumentar o seu metabolismo, fazendo com que o seu corpo gaste mais energia e se dê a perda de gordura corporal, incluindo a gordura localizada na barriga.

Apesar de estas serem as principais recomendações, existem outras que irão ajudá-la a eliminar gordura abdominal. Quer saber quais são? Continue a ler!

 

 

1. Beber chás que ajudam a perder gordura abdominal

Além de ajudarem a reduzir o risco de doenças cardíacas, os chás podem ajudar no processo da queima de gordura abdominal.

Como? Através da aceleração do metabolismo, ajudando na eliminação de toxinas e no excesso de líquido acumulado no corpo.

Nesse sentido, beba chás para perder peso e desinchar, como, por exemplo, o chá verde ou o chá preto. Contudo, qualquer alimento ou substância, é importante que tenha moderação no consumo destes chás.

 

Clínicas Bodyscience - Instagram

 

2. Ter uma alimentação saudável

Conforme foi dito, uma alimentação saudável é a melhor maneira de queimar gordura abdominal, quando aliada com a prática de exercício físico.

Embora existam dietas para perder peso, pode começar por adotar alguns hábitos diários que, sem dúvida, farão toda a diferença na sua saúde geral.

Há certos alimentos que são indicados para diminuir gordura abdominal. Ora veja!

 

O que comer para queimar gordura abdominal

  • Beber entre 1,5 a 2 litros de água por dia;
  • Aumentar o consumo de legumes;
  • Evitar o trio sal, açúcar e gordura;
  • Comer carnes brancas, como por exemplo, frango ou peru;
  • Consumir mais fibras (frutas, legumes, aveia, entre outros), para que o intestino funcione de forma regular, evitando a prisão de ventre.

 

como perder gordura abdominal

 

3. Fazer exercício físico

Sem dúvida que o que é bom para queimar gordura abdominal é, também fazer exercícios que fortalecem os músculos e que ajudem a perder peso. 

De acordo com um estudo do Duke University Medical Center, os exercícios aeróbicos (caminhar, andar, nadar e pedalar) são os melhores para queimar a gordura localizada na barriga.

Contudo, como sugere o estudo, é necessário que estes exercícios possam ser feitos com intensidade, no mínimo, 3 vezes por semana.

Se tiver possibilidades, pode sempre recorrer a um personal trainer, de modo a conseguir um plano personalizado, isto é, um treino para perder gordura abdominal.

Contudo, existem alguns tipos de exercícios que podem ser feitos em casa ou ao ar livre e que ajudam na queima de gordura abdominal. Veja quais são no ponto seguinte.

 

 

Sugestões de exercícios para perder gordura abdominal

  1. Corrida;
  2. Burpee;
  3. Prancha;
  4. Saltar à corda;
  5. Abdominais (recomenda-se uma pausa de 30 segundos entre repetições).

 

exercícios para perder gordura abdominal

 

4. Alimentos termogénicos

Sabia que existem alimentos que auxiliam na queima de gordura abdominal? É o caso dos alimentos termogénicos como, por exemplo, a pimenta ou a canela. 

Os alimentos termogénicos são aqueles que são capazes de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo.

Deste modo, o organismo gasta mais energia e queima gordura.

Assim sendo, deve procurar consumir os seguintes alimentos, de forma diária e inseridos numa alimentação saudável e equilibrada:

 

Sabe o que fazer para acabar com a gordura abdominal?

Para além de seguir as dicas que lhe demos neste artigo, é importante que marque uma consulta de nutrição

Cada pessoa tem as suas necessidades e objetivos específicos, por isso, nada melhor do que contar com profissionais que possam auxiliar a delinear um programa alimentar específico.

Assim, garante que consegue encontrar a dieta perda de gordura abdominal para si.

Pronta(o) para iniciar o seu processo de perda de gordura localizada?

Marque já a sua consulta de avaliação gratuita, clicando no botão abaixo e visite-nos numa das clínicas BodyScience em Lisboa, Porto, Braga ou Póvoa de Varzim para saber qual o melhor tratamento para gordura abdominal.

 

Clínicas Bodyscience - marcar consulta

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisar

Conhece o método Bodyscience?

Siga-nos no Instagram

Siga-nos nas redes sociais

Conquiste a beleza
de um corpo saudável

Marque já a sua consulta

e avaliação gratuita.

A mudança começa aqui.

Conhecimento Partilhado

Artigos
Relacionados

Mais de 50.000 pessoas confiam nas nossas Clínicas

Realização de uma Avaliação Corporal Completa;

Análise Perfil Clínico e Hábitos Alimentares;

Diagnóstico do Problema e Prescrição do tratamento;