A marmelada é muito conhecida entre os Portugueses. Mas não é só. A geleia de marmelo é outro dos doces típicos do país que se costuma confecionar no Outono, entre Setembro, Outubro e Novembro.
Todos são confecionados a partir do marmelo, um fruto de outono, extremamente versátil e com vários benefícios para a saúde.
Gostaria de conhecer os benefícios da geleia de marmelo e também como fazer geleia de marmelo rápida? Então, continue a ler para saber mais.
O marmelo tem sido objeto de vários estudos, revelando um interesse crescente entre a comunidade científica. No estudo “Análise nutricional e físico-química do marmelo da região da Cova da Beira: semelhanças, diferenças e particularidades”, os autores demonstraram a sua riqueza nutricional.
Quais são os benefícios da geleia de marmelo?
O marmelo é um fruto que é baixo em calorias e rico em fibras. Está repleto de substâncias muito importantes a nível nutricional, como taninos, pectinas, sais minerais, vitamina C e vitaminas do complexo B.
Todos estes compostos tem um papel de proteção contra doenças crónicas, como o cancro ou as doenças cardiovasculares. Também se destaca o seu grande poder de ação antidiarreica e as suas propriedades antimicrobianas.
O marmelo tem ainda um grande poder terapêutico sobre as inflamações gastrointestinais, a síndrome do intestino irritável, hemorroidas, asma, tosse, constipações e bronquites.
Não precisa de se preocupar porque mesmo depois da transformação do marmelo em marmelada ou geleia, estes compostos mantêm todas as suas propriedades.
A geleia de marmelo saudável irá trazer vários benefícios à sua saúde.
Como se faz geleia de marmelo?
Se procura saber como fazer geleia de marmelo caseira, precisa de seguir algumas dicas preciosas que vão fazer a diferença. Fique então a conhecer alguns conselhos importantes no momento de preparar a sua geleia de marmelo:
- Procure sempre usar 1kg de açúcar para 1 litro de água de cozedura;
- Para coar a água, use sempre um pano de algodão;
- Deve ter cuidado com o ponto de cozedura: deixe ferver e depois reduza;
- Teste sempre a geleia, antes de dar por terminada a confeção;
- Não tenha pressa. O tempo de cozedura lento é essencial para deixar a geleia no ponto desejado.
Tenha atenção a todos estes pontos no momento de confecionar a sua receita de geleia de marmelo. E, claro, não desespere.
À medida que for confecionando, vai também aprimorando e cada vez mais obterá uma geleia de marmelo exatamente com o sabor e a consistência que deseja.
2 Receitas de geleia de marmelo
Se procurar na internet, vai encontrar várias receitas de geleia de marmelo. Vamos deixar-lhe duas para preparar uma geleia de marmelo tradicional.
Geleia de Marmelos
Conheça de seguida a primeira receita de geleia de marmelo.
Ingredientes:
- 1L de água de cozer marmelos (aproveitamento da água que usou para a marmelada);
- 1Kg de açúcar.
Modo de preparação:
- Junte a água de cozedura dos marmelos ao açúcar e leve ao lume;
- Deixe ferver muito bem até reduzir;
- A boa geleia obtém-se quando a temperatura atinge os 105º/106º. Uma temperatura maior, levará à obtenção de uma maior consistência;
- Coloque depois a geleia em frascos esterilizados. Volte a tampa para baixo durante as primeiras 24 horas para criarem vácuo e se preservarem por mais tempo.
Geleia de Marmelo
Conheça de seguida a segunda receita de geleia de marmelo.
Ingredientes:
- 2Kg de cascas e caroços de marmelo;
- Água q.b;
- 1Kg de açúcar;
- 1 Pau de canela;
- Casca de ½ limão.
Modo de preparação:
- Deite as cascas e os caroços de marmelo numa panela;
- Junte água até deixar as cascas e os caroços de marmelo submersos. Leve ao lume e deixe ferver em lume reduzido, até a água ficar reduzida a metade;
- Coe o líquido com o coador de pano para retirar todas as impurezas;
- Leve ao lume e comece a adicionar o açúcar. A quantidade de açúcar deve ser sempre igual ao líquido coado. Por exemplo, se tiver 2kg de líquido coado, deve adicionar 2kg de açúcar. Para obter uma geleia de marmelo saudável, poderá reduzir um pouco a quantidade de açúcar;
- Não é obrigatório, mas se quiser aromatizar a geleia, pode adicionar um pau de canela e também casca de limão;
- Leve novamente ao lume e deixe ferver até obter o ponto que deseja. Quanto mais ferver, maior será a sua espessura;
- Quando achar que está no ponto, coloque uma porção no prato e analise;
- Coloque depois a geleia quente em frascos de vidro previamente esterilizados;
- Deixe arrefecer, etiquete e reserve.
Poderá seguir uma das duas receitas para confecionar a geleia de marmelo. E começar a obter todos os benefícios da geleia de marmelo.
Agora já sabe como se faz geleia de marmelo
O Outono é a época do ano perfeita para começar a preparar a geleia de marmelo. Poderá depois até oferecer a amigos e familiares a sua geleia de marmelo saudável.
Sabia que nas Clínicas da BodyScience poderá agendar uma consulta de nutrição e receber um plano adequado às suas necessidades?
Discussion about this post