Condutores e passageiros de veículos que estiverem a transportar crianças não poderão fumar no interior do automóvel. A lei, que entrará em vigor a partir de outubro, em Inglaterra, visa proteger os mais novos e evitar que eles sejam fumadores passivos.
Com a nova legislação, quem fumar dentro de um automóvel que tenha crianças como passageiros corre o risco de ser multado. A lei foi aprovada com 342 votos a favor e 74 contra e foi considerada uma grande vitória pela British Lung Foundation (Fundação Britânica de Pulmões).
Mais de 430 mil crianças estão expostas ao cigarro dentro de automóveis como fumadores passivos todas as semanas, de acordo com a British Lung Foundation. Especialistas da área da saúde pública afirmam que as crianças que são fumadoras passivas têm mais risco de terem asma, meningite e morte súbita.
A Ministra da Saúde, Jane Ellison, considerou a nova lei um “passo importante para proteger as crianças dos danos causados pelo cigarro a fumadores passivos”.
Três milhões de crianças estão expostas ao cigarro como fumadoras passivas, colocando sua saúde em risco. Sabemos que muitas delas sentem vergonha ou têm medo de pedir para os adultos pararem de fumar. Por isso essa medida é importante”, disse.
Referência: BBC
Discussion about this post