Frutos vermelhos: Quais são e benefícios para a saúde

Os frutos vermelhos, também conhecidos como frutos do bosque ou frutos silvestres são frutas pequenas, macias e redondas de várias cores, principalmente azul, vermelho ou roxo que utilizamos para fazer compotas, sobremesas e conservas.

Quer saber quais são os frutos vermelhos e quais os benefícios para a sua saúde se os adicionar à sua alimentação?

Continue a ler o artigo e descubra todas as respostas.

Fonte de fibra e micronutrientes, como alguns antioxidantes, os frutos vermelhos são uma mais valia para a saúde. Conheça alguns dos principais benefícios dos frutos vermelhos e como pode inseri-los na sua alimentação diária através de receitas simples e práticas.

 

medicina estética e nutrição

 

Quais são os frutos vermelhos?

Os frutos vermelhos, também conhecidos como frutos silvestres ou frutos do bosque, são um grupo de frutos pertencentes às famílias Rosaceae (morango, framboesa, amora) e Ericaceae (mirtilo e arando). A este grupo podem juntar-se ainda as bagas de goji, as cerejas, a groselha e outras espécies.

Como o nome indica, os frutos que pertencem a este grupo são na sua maioria vermelhos, roxos e azulados.

 

 

Quais são os benefícios dos frutos vermelhos?

Os frutos vermelhos são conhecidos pela sua riqueza nutricional e pelo seu alto teor de ferro e potássio, tornando-os num dos grupos de alimentos mais eficazes na prevenção do envelhecimento precoce e de doenças cardiovasculares, na proteção celular, na proteção da saúde da pele e na redução do risco de vários tipos de cancro.

Para além de tudo isto, os frutos vermelhos apresentam uma das mais poderosas fontes naturais de antioxidantes, ajudando a prevenir infeções urinárias e a reforçar o sistema imunitário.

 

 

Os frutos vermelhos ajudam a perder peso

Apesar do seu sabor doce e intenso, os frutos vermelhos são alimentos baixos em calorias, o que possibilita uma dieta eficaz e sem grandes sacrifícios.

Estes frutos dão-lhe uma sensação de saciedade durante muito mais tempo, libertando poucas calorias e, por consequência, evitando o aumento de peso.

 

 

Os frutos vermelhos são ricos em vitamina C

Uma dieta rica em Vitamina C é conhecida por atrasar o processo de envelhecimento, para além de ajudar a reduzir os riscos de cancro, doenças cardiovasculares e artrite.

 

frutos silvestres

 

Os frutos vermelhos melhoram a saúde cardiovascular

Devido ao seu perfil nutricional e riqueza em compostos bioativos, os frutos vermelhos ajudam na melhoria do perfil lipídico, nomeadamente através da redução do colesterol LDL e triglicerídeos, conferindo proteção de doenças cardiovasculares.

Os morangos e as framboesas estão no topo da lista de frutos vermelhos com os maiores índices de Vitamina C.

 

Os frutos vermelhos diminuem o stress

Um dos problemas que mais afeta as ditas sociedades modernas prende-se com os elevados níveis de ansiedade e de stress a que estamos expostos diariamente.

O alto teor de Vitamina C existentes em frutas como o morango atuam sobre as glândulas suprarrenais, ajudando a controlar e a restabelecer as reservas de adrenalina, proporcionando uma sensação de maior tranquilidade e de stress reduzido.

 

 

Os frutos vermelhos reduzem o aparecimento de cancro

Outro dos principais benefícios dos frutos vermelhos é a sua composição altamente nutritiva que, em vários casos, resulta numa ação anticancerígena.

Os morangos e as framboesas provocam um estímulo comportamental no organismo que ajuda a prevenir diferentes tipos de cancro.

 

Os frutos vermelhos ajudam a combater alergias

Os frutos vermelhos contêm uma substância ácida e gorda capaz de inibir a histamina e, por isso, de diminuir eventuais reações alérgicas aos diferentes tipos de pólens.

Estes frutos revelam-se ótimos aliados para quem sofre de diferentes tipos de alergias, ajudando a combater o congestionamento nasal e ocular.

 

Clínicas Bodyscience - Instagram

 

Os frutos vermelhos reduzem os sinais precoces de envelhecimento

Um importante benefício dos frutos vermelhos que a generalidade das pessoas parece desconhecer advém das propriedades que ajudam no combate ao envelhecimento, protegendo a pele da forte exposição solar.

Estes frutos neutralizam os radicais livres e ajudam a manter a pele mais saudável e jovem durante muito mais tempo.

 

 

Os frutos vermelhos ajudam a controlar a diabetes

O consumo regular de frutos vermelhos está ligado a uma redução considerável nos níveis de açúcar no sangue, o que é benéfico para os diabéticos tipo 2 e para aqueles com pré-diabetes.

São vários os estudos onde foi possível verificar que os pré-diabéticos em geral mostraram uma redução notável nos níveis de açúcar no sangue, em comparação com pessoas que não tinham consumido este tipo de alimentos durante o mesmo período.

Acrescente-se ainda o facto de os pré-diabéticos com maior consumo de frutos vermelhos apresentarem maior redução de glicose no sangue.

 

Os frutos vermelhos regulam o trânsito intestinal

Os frutos vermelhos são ricos em fibra, essencial para a regulação do trânsito intestinal e do apetite.

 

frutos silvestres

 

Como escolher os frutos vermelhos?

Deve escolher os frutos mais coloridos e com aspeto são. Se a ideia for usar estes frutos em batidos ou para fazer puré, opte pelos mais maduros já que estão mais moles e facilitam o processo de trituração.

 

 

Como conservar os frutos vermelhos?

Para os conservar os frutos vermelhos são necessários alguns cuidados:

  1. À exceção das framboesas (por serem extremamente delicadas), passe os frutos vermelhos por água com pouca pressão e deixe-os de “molho” por alguns minutos;
  2. Retire os frutos vermelhos da água, seque-os muito bem com a ajuda de papel de cozinha e coloque-os num recipiente no frigorífico.

Com esta dica, os frutos vermelhos vão manter-se frescos por muito mais tempo.

Para aproveitar todos os benefícios dos frutos vermelhos, certifique-se de que os consome, no máximo, dois dias após comprá-los ou colhê-los.

 

benefícios frutos vermelhos

 

Que sobremesas com frutos vermelhos congelados se pode fazer?

Não sabe como comer frutos vermelhos? Nós ajudamos. Há várias formas de comer frutos vermelhos congelados, mas eis algumas das várias sobremesas com frutos vermelhos que pode preparar:

  • Compota de frutos vermelhos;
  • Chá de frutos vermelhos;
  • Panacota de frutos vermelhos;
  • Cheesecake de frutos vermelhos;
  • Pavlova de frutos vermelhos;
  • Semifrio de frutos vermelhos;
  • Tarte de frutos vermelhos;
  • Sangria de frutos vermelhos;
  • Bolo de frutos vermelho;
  • Doce de frutos vermelhos.

Agora já sabe o que fazer com frutos vermelhos congelados ou frescos.

Para que possa ter um plano alimentar adequado às suas necessidades, marque uma consulta de nutrição numa das Clínicas BodyScience em Lisboa, no Porto, em Braga e na Póvoa de Varzim.

 

ebook - plano alimentar para emagrecer

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisar

Conhece o método Bodyscience?

Siga-nos no Instagram

Siga-nos nas redes sociais

Conquiste a beleza
de um corpo saudável

Marque já a sua consulta

e avaliação gratuita.

A mudança começa aqui.

Conhecimento Partilhado

Artigos
Relacionados

Mais de 50.000 pessoas confiam nas nossas Clínicas

Realização de uma Avaliação Corporal Completa;

Análise Perfil Clínico e Hábitos Alimentares;

Diagnóstico do Problema e Prescrição do tratamento;