Podemos dizer que as frutas que ajudam a emagrecer são… todas. Mas sim, umas emagrecem mais do que outras.
Uma alimentação à base de frutas, ou seja, pobre em proteínas e gorduras e rica em fibras, vitaminas e minerais, é meio caminho para uma saúde de ferro e um corpo esbelto.
Aliás, a fruta fresca, em doses moderadas, é um dos melhores alimentos que podemos ter na nossa alimentação.
Mas eis a pergunta que importa: quantas peças de fruta devemos comer por dia?
De acordo com a Roda dos Alimentos, devemos comer, diariamente, entre três a cinco peças de fruta. Cumpre estes valores? Sabe qual a melhor fruta para emagrecer?
Conheça as 12 melhores opções para reforçar a saúde, conseguir uma cintura fina e faça melhores escolhas alimentares.
12 Frutas que ajudam a emagrecer
No processo de emagrecimento, as frutas são mesmo os seus melhores trunfos.
Ricas em fibras, vitaminais e minerais, as frutas regulam o trânsito intestinal, reduzem o inchaço abdominal, desintoxicam o corpo, saciam e reforçam o organismo.
São um boost de saúde e de substâncias que ajudam a queimar a gordura localizada e a dar vitalidade ao corpo, por isso, inclua uma peça de fruta no pequeno-almoço, nos lanches e como sobremesa das refeições principais.
Um estudo comprova mesmo os benefícios provocados pela ingestão de cerca de 500g de frutas e de verduras.
As pessoas que ingerem mais frutas e verduras, apresentam um índice de mortalidade até 30% inferior ao das pessoas que não consomem esses alimentos.
1. Banana
Por ser rica em triptofano, um aminoácido que ajuda a reduzir a fome e a vontade de comer doces, a banana é uma das frutas que ajudam a emagrecer.
É também, pelo seu teor de potássio, uma boa opção para antes dos treinos por reduzir o risco de cãibras.
É ainda rica em fibras, vitaminas B1, B2, B6, e C, assim em ácido fólico, cálcio, cobre, ferro, magnésio e manganês.
2. Coco
Sabia que o coco, se fizer parte de uma dieta de baixas calorias, queima sete vezes mais gordura abdominal? Impressionante!
Graças ao ácido láurico, o coco aumenta o gasto energético, acelera o metabolismo e impede a acumulação de gorduras indesejadas. Mas este fruto tropical tem mais propriedades interessantes já que é rico em energia, rejuvenesce, hidrata e sacia.
3. Maçã
A maçã ajuda a emagrecer. Por serem ricas em fibra, as maçãs reduzem o apetite e ajudam no processo de digestão. Se aliadas a uma alimentação saudável, são uma boa opção para controlar e perder peso.
Com poucas calorias são também fonte de vitaminas, antioxidantes e água.
Está provado que o consumo de maças, também ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas, cancro e asma.
Além disso, segundo o ditado americano “an apple a day, keeps the doctor away” (um maçã por dia mantém o médico longe), por isso, inclua-as numa das refeições diárias.
Poderá também variar o consumo da maçã. Sabia que uma maçã assada com canela é uma sobremesa deliciosa e contém poucas calorias?
3 Receitas de Maçã assada saudáveis
4. Mirtilos
Os benefícios dos mirtilos para a saúde há muito que são conhecidos.
De acordo com uma investigação do Centro Cardiovascular da Universidade de Michigan, os mirtilos têm propriedades que reduzem a gordura localizada na barriga. São também antioxidantes e importantes na redução do risco de doenças cardiovasculares.
5. Morangos
O morango é uma fruta com calorias negativas, ou seja, o organismo gasta mais energia a digerir este alimento do que a energia que o próprio alimento contém.
Também ajuda a combater o inchaço abdominal porque tem grande quantidade de fibras, o que facilita a eliminação das gorduras e toxinas, logo, ajuda a perder peso e a queimar a gordura localizada.
As fibras também ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, já que aumentam a sensação de saciedade. O potássio também contribui para a regulação da pressão arterial.
E ainda fica com a pele saudável porque tem efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios devido à elevada quantidade vitamina C, folato e compostos fenólicos.
6. Kiwi
Tem problemas com a regulação do intestino? Um kiwi pela manhã é a solução para os seus problemas porque combate a prisão de ventre e, além disso, tem substâncias que provocam perda de apetite.
Ora, se o intestino funciona como um relógio, a barriga inchada deixa de ser um problema.
É também diurético – logo, é um desintoxicante natural do organismo – e rico em vitamina C.
Devido à clorofila que se encontra na sua composição, também apresenta um efeito detox para o seu organismo.
7. Papaia
A papaína é uma substância presente na papaia que faz desta uma das frutas que ajudam a emagrecer porque acelera o metabolismo e ajuda na digestão da carne e de outras proteínas. Rica em fibras, combate o inchaço abdominal e regula o trânsito intestinal.
8. Pera
Sabia que por ter antioxidantes, vitamina C e cobre, a pera aumenta os níveis de energia e previne diversas doenças?
Com cerca de 100 calorias, as peras são também ricas em fibras, ou seja, mantêm a sensação de saciedade por mais tempo e melhoram o trânsito intestinal.
Também ajudam a regular os níveis de colesterol no sangue.
Um conselho útil: consuma a pera cerca de 30 minutos antes da refeição e ficará com uma sensação de saciedade maior e acabará por precisar de menos comida.
9. Toranja
Com apenas 75 calorias a toranja encabeça a nossa lista de frutas que ajudam a emagrecer porque é uma autêntica queima gorduras.
Com propriedades antioxidantes, reduz os níveis de glicemia e do colesterol. Tem ainda uma ação estimulante, adstringente, depurativa, antissética e digestiva.
10. Uva
Pela sua ação diurética, as uvas são um poderoso desintoxicante natural, eliminado de forma eficaz as gorduras e toxinas que se acumulam no organismo.
Com um baixo teor calórico, com cerca de 17 gramas de carboidratos para cada 100 gramas do alimento, contém vitaminas e antioxidantes e as suas grainhas são um poderoso aliado no combate ao envelhecimento.
Sem dúvida que são frutas que ajudam a emagrecer a barriga.
Não é demais lembrar que para perder centímetros e peso de forma saudável deve escolher uma dieta variada, saudável e equilibrada.
Marque uma consulta de nutrição e reeducação alimentar e consiga um corpo perfeito.
11. Mamão
O mamão ajuda a emagrecer. Possui poucas calorias e também é rico em fibras, o que ajuda a melhorar todo o funcionamento do intestino.
Se sente a barriga inchada, o mamão também irá aliviar este problema, graças às elevadas percentagens de vitamina C e água que apresenta. Mas as vantagens não ficam por aqui…
Também é perfeito para ajudar a controlar a diabetes e aliviar todos os sintomas da gastrite.
Por isso, sempre que se questionar sobre se o mamão engorda ou ajuda emagrecer, saiba que é uma opção excelente para incluir na sua dieta saudável.
12. Limão
O limão também é uma fruta repleta de propriedades.
Considerada um diurético por excelência, é rico em vitamina C e um poderoso antioxidante.
Ao consumir limão, estará a eliminar todas as toxinas e a deixar também a sua pele com um aspeto mais saudável e viçoso. Para além disso também diminui o colesterol e reduz os níveis de açúcar no sangue.
Poderá preparar uma limonada ou ferver uma casca de limão e preparar um chá de limão.
Agora já sabe quais frutas ajudam a emagrecer.
No seu plano alimentar criado a pensar em todas as suas necessidades, acabarão por ser especificadas as porções das melhores frutas para emagrecer e até a melhor altura para as consumir.
Como pode comer as melhores frutas que ajudam a emagrecer?
Em termos muito gerais, os nutricionistas costumam recomendar o consumo de uma fruta ao almoço e outra ao jantar. Ou então duas vezes por dia.
Se deseja saber qual fruta ajuda a emagrecer mais rápido, saiba que todas as apresentadas apresentam um baixo índice calórico.
Na sua alimentação deverá sempre privilegiar uma dieta diversificada e rica. Procure sempre comer frutas diferentes.
Como emagrecer rápido: 7 Tratamentos para perder peso
Frutas que ajudam a emagrecer rapidamente resultam?
O consumo de frutas será benéfico se estiver inserido numa dieta saudável e equilibrada. Como deverá compreender, de nada servirá escolher as melhores frutas para emagrecer e depois realizar refeições desequilibradas.
Consumir alimentos repletos de gordura, sal, açúcar, corantes e conservantes só vai contribuir para engordar ainda mais.
Ingerir bebidas alcoólicas, fumar e ter uma vida repleta de stress, ansiedade e noites mal dormidas também será extremamente prejudicial.
De nada servirá andar a consumir as melhores frutas para queimar gordura, quando tudo o resto na sua vida é pouco saudável.
As porções de frutas que deve ingerir diariamente, entre 2 a 3 frutas, devem também ser consumidas moderadamente.
Por exemplo, as bananas indicadas mais acima são consideradas um alimento altamente calórico. Mais de 90% das calorias nas bananas vêm de carboidratos.
Para a maioria das pessoas que tem um estilo de vida saudável, entre 1 a 3 bananas já será equilibrado. Claro que poderá comer mais, desde que não esteja a consumir mais calorias diárias do que o seu organismo precisa. Mas se comer 6 bananas por dia, poderá estar a prejudicar mais o seu organismo do que a ajudar.
Ou seja, as frutas devem integrar sempre um plano alimentar adequado às suas necessidades específicas.
Também deverá ter sempre um estilo de vida saudável, repleto de exercício físico. Ao colocar o seu corpo em movimento, estará a acelerar o seu metabolismo, a queimar as reservas de gordura e a potenciar a sua perda de peso.
Arando vermelho: Para que serve e contraindicações
Conclusão
Como acabou de verificar, está perante frutas que ajudam a emagrecer rapidamente. Mas é essencial que coloque estas frutas numa dieta equilibrada e saudável.
Marque já uma consulta de nutrição com um nutricionista da BodyScience para receber uma avaliação gratuita do seu caso específico e visite-nos numa das nossas Clínicas em Lisboa, Porto, Braga e Póvoa de Varzim.
Ingira frutas ao longo do dia, mas com moderação. E procure ter sempre um estilo de vida saudável.
Será da reunião de todos estes elementos, que poderá atingir os seus objetivos rapidamente a nível de emagrecimento e ter o corpo com que sempre sonhou.