Uma dupla de cientistas holandeses ofereceu recentemente uma nova resposta a uma velha e recorrente questão dos ambientes de trabalho: por que homens e mulheres reagem à temperatura de forma diferente?
No teste realizado pelos investigadores, a temperatura mais confortável para as mulheres ficou entre 24°C e 25°C, dois graus e meio acima do termometro desejado pelos homens.
O professor Paul Thornalley, da Escola de Medicina de Warwick, na Inglaterra, diz que a variação da taxa metabólica média e do calor do corpo “pode explicar porque há uma diferença na temperatura ambiente necessária para o conforto entre homens e mulheres”.
A massa magra – que inclui todas as partes do corpo, como pele, ossos e músculos, excluindo a gordura – tem um peso importante na diferença de taxas metabólicas verificada entre homens e mulheres. Como eles, em geral, têm mais massa magra do que elas, possuem taxa metabólica em repouso mais alta.
Essa maior proporção de massa corporal capaz de produzir calor significa que, em média, os homens não sentem frio tão facilmente como as mulheres. Por outro lado, têm uma tolerância menor ao clima quente do verão, já que seus corpos produzem mais calor.
Porém, como Thornalley ressalva, nem todas as pessoas são iguais. Alguns homens têm taxas metabólicas menores que algumas mulheres.
Referência: BBC
Saiba também como pode emagrecer ou eliminar a gordura localizada de uma forma rápida, saudável e sem esforço, clique aqui.
Discussion about this post