Normalmente eu digo às pessoas que se elas soubessem como o fiambre é produzido provavelmente nunca mais o comeriam e muito menos dá-lo aos seus filhos. Mas a ideia geral que existe é que o fiambre é um alimento saudável, principalmente se for de peru ou de frango. Afinal se os nutricionistas e os médicos o recomendam porque não haveria de ser bom?
O fiambre apesar de ter as suas vantagens como um alimento agradável e prático não é assim tão saudável quanto isso. Como normalmente o são os alimentos processados, o fiambre é muito rico em sal, açucares e bastantes aditivos das quais destaco o glutamato monossódico (MSG) e os nitratos/nitritos. E é destes que quero falar um bocado mais.
Neste momento os principais organismos internacionais de segurança alimentar consideram o glutamato monossódico como geralmente seguro para consumo humano. Por isso é que é usado como aditivo alimentar e tem como objetivo ser um intensificador de sabor.
Apesar de o MSG apresentar toxicidade aguda bastante baixa, o meu problema está no facto de não se saber (cientificamente) o efeito dele a longo prazo e vários estudos já o vão relacionando com um conjunto muito alargado de patologias como a obesidade (o MSG é injetado em ratinhos de laboratório para induzir obesidade nestes), danos neuronais (por ser um neurotransmissor), depressões (por estar relacionado a disfunções no sistema serotonérgico), dores de cabeça, etc.
Já os nitratos e nitritos, têm como função conservar a carne, impedindo o desenvolvimento de microrganismos nocivos e ajuda a manter a boa coloração da carne. O problema está no facto de estes poderem levar ao desenvolvimento de nitrosaminas que são substâncias potencialmente cancerígenas. As instituições internacionais estabelecem inclusive limites para a quantidade de nitritos usados como aditivos precisamente para diminuírem os riscos de cancro da população.
Sem alarmismos, prefiro jogar pelo seguro e evitar alimentos potencialmente perigosos quando a saúde do meu filho está em risco. Principalmente quando falamos em cancros e distúrbios metabólicos. Mas como não sou fundamentalista, deixo o fiambre para a noite da pizza.
Referências: wcrf.org
Felicidades e até breve,
Bruno Reis, Nutricionista nas Clínicas BodyScience
Oferecemos as soluções mais inovadoras, eficazes e seguras para si.
Descubra os tratamentos não invasivos.
Marque Já a sua Consulta de Avaliação Gratuita
Discussion about this post