O novo método de fabrico de perfumes é mais rápido e mais económico, e já chegou aos ouvidos de algumas das maiores empresas mundiais.
Uma investigação com selo da Universidade do Porto para fabricar perfumes de forma mais rápida e económica poderá revolucionar a perfumaria mundial, assume o investigador, que ganhou o prémio da melhor tese europeia de Design de Produto e Engenharia.
O sucesso da tese de doutoramento de Miguel Teixeira, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, não demorou a chegar aos ouvidos das maiores empresas de sabores e aromas do mundo, como a consagrada casa de perfumaria Givaudan (Suíça) ou da International Flavors & Fragrances (IFF), que há 100 anos investigam o setor de perfumaria e dominam o mercado da formulação de fragrâncias a nível mundial.
Questionado pela Lusa sobre o que pode mudar no mundo da perfumaria com as novas descobertas, o investigador explica que um dos principais objetivos residiu no “desenvolvimento de técnicas e metodologias de estandardização de processos que a nível da indústria de sabores e armas são ainda governados pelos perfumistas, pela arte e pelo conhecimento empírico” e que podem vir a permitir a formulação de novas fragrâncias de elevada performance, como por exemplo maior intensidade ou duração do cheiro, e de forma mais rápida e com menores custos”.
Da investigação resultaram novas ferramentas que têm relevância para a formulação, classificação e avaliação da performance de fragrâncias.
“Hoje em dia a indústria de fragrâncias, seja perfumaria fina, tradicionalmente comercializada através dos eau de toilette ou eau de parfum, seja perfumaria funcional como perfumes para champô ou detergente/amaciador da roupa, faz as suas criações na base da tentativa e erro. O perfumista experimenta, por vezes, mais de 200 fórmulas até chegar aquela que é a ideal e que mais tarde poderá aparecer no mercado. Este processo está pouco otimizado”, considera o investigador, considerando que as ferramentas que desenvolveu na sua tese vão no sentido de prever qual o cheiro – intensidade e caráter – de uma fragrância, reduzindo a tentativa e erro.
Fonte: DN
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