Investigadores chineses desenvolveram uma etiqueta inteligente que poderá informar os consumidores se um determinado produto alimentar está deteriorado, sem ser necessário abrir a embalagem, dá conta um estudo publicado na revista “ACS Nano”.
Os resultados deste estudo, o qual foi apresentado na Reunião Nacional da Sociedade Química Americana, indicam ainda que esta etiqueta poderá ser utilizada para determinar se os medicamentos e outros produtos perecíveis ainda se encontram ativos ou frescos.
O líder do estudo, Chao Zhang, explica que esta etiqueta que tem uma consistência de gel, apresenta um baixo custo e é segura, pode ser amplamente programada para imitar quase todos os processos de deterioração dos alimentos associados ao ambiente e temperatura.
Na opinião do investigador da Universidade de Pequim, China, uma das vantagens desta etiqueta é que esta poderia ser utilizada para informar os fabricantes, proprietários de lojas e supermercado e os consumidores se os alimentos foram indevidamente expostos a temperaturas elevadas, as quais poderiam causar uma deterioração inesperada.
Esta etiqueta, que tem aproximadamente o tamanho de metade de um grão de milho, apareceria num código de diferentes cores nas embalagens dos produtos, em que o vermelho significaria que o produto se encontrava perfeitamente fresco e o verde ou azul indicaria que o produto já estaria deteriorado.
Referência: ALERT Life Sciences
Computing
Saiba também como pode perder peso ou eliminar a gordura localizada de uma forma rápida, eficaz e saudável com o BodyShape, onde 30 minutos equivalem a 750 abdominais!